Arquitetura da felicidade é tema de congresso em Curitiba

Com temática em torno do bem-estar, evento reúne grandes nomes da arquitetura, como Edson Yabiku, da Norman Foster, de Londres

Edson Yabiku, arquiteto e consultor do escritório Norman Foster, de Londres. Foto: Divulgação

por Gazeta do Povo

30/10/2019

compartilhe

A ciência do bem-estar a serviço da arquitetura. Este será o tema central da primeira edição do Congresso Brasileiro de Arquitetura da Felicidade (CBAF), que irá reunir arquitetos de diversas partes do país para discutir a temática do ponto de vista científico, filosófico e profissional. O evento acontece na segunda-feira (4), no Grand Hotel Rayon, em Curitiba (PR), e conta com palestras e mesas redondas com diversos profissionais de arquitetura, entre eles Edson Yabiku, arquiteto e consultor do renomado escritório Norman Foster, de Londres.

A cada dia está mais frequente a conscientização da saúde e da procura pelo bem-estar em torno da vida das pessoas. E para os profissionais de arquitetura, estar em contato com a realidade é importante para entender as necessidades do projeto, conforme explica Guilherme Takeda, idealizador do CBAF, que também destaca que a arquitetura deve criar espaços que sejam benéficos para toda a sociedade. “Esperamos que o Congresso promova o compartilhamento dos conceitos da arquitetura do bem-estar na relação entre o homem com o espaço construído e como essa concepção auxilia em uma maior estimulação, produtividade, criatividade, relaxamento, humor e felicidade nas pessoas”, destaca.

De acordo com Takeda, o evento busca explorar as principais ferramentas da neurociência, neuroarquitetura, biofilia e arquitetura positiva no desenvolvimento de projetos, onde as pessoas sejam o foco principal. “Bem-estar tem que ser algo destacado pelos arquitetos e pelas incorporadoras. Em uma realidade onde passamos mais de 90% do nosso tempo dentro de espaços construídos, o ambiente em que estamos inseridos é de extrema importância para a nossa saúde mental”, explica.

Programação

A programação do 1°. CBAF irá contar com mesas de discussão, com profissionais de arquitetura, sobre estratégias de design, hospitalar, hotelaria, espaços de trabalho e habitação. Além de Edson Yabiku, os profissionais confirmados são: Andrea Paiva, professora da FGV e FAAP, Kardec Borges, diretor executivo da UNYT Arquitetura de Resultados, Antonio Macêdo Filho, Green Building e Wellness Expert, Michele Beber, gerente de projetos na Invespark Empreendimentos Imobiliários e Guilherme Takeda, professor e diretor da Takeda Design. As inscrições podem ser feitas no site do congresso e a participação custa R$ 140.

O 1º CBAF tem patrocínio do Grand Hotel Rayon, Incorporadora D. Borcath, , IT´S Informov, Takeda Design, Interface, Vertical Garden, Breton e Gail Cerâmica. Além do apoio da  AsBEA-PR e da Ademi-PR.

SERVIÇO

1º CBAF, dia 04 de novembro. Das 8h30 às 18h30. No Grand Hotel Rayon (Av. Visconde de Nácar, 1.424 – Centro). Mais informações e inscrições no site www.cbaf.com.br. 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você