Arquitetura da felicidade é tema de congresso em Curitiba

Gazeta do Povo
30/10/2019 15:56
Thumbnail

Edson Yabiku, arquiteto e consultor do escritório Norman Foster, de Londres. Foto: Divulgação

A ciência do bem-estar a serviço da arquitetura. Este será o tema central da primeira edição do Congresso Brasileiro de Arquitetura da Felicidade (CBAF), que irá reunir arquitetos de diversas partes do país para discutir a temática do ponto de vista científico, filosófico e profissional. O evento acontece na segunda-feira (4), no Grand Hotel Rayon, em Curitiba (PR), e conta com palestras e mesas redondas com diversos profissionais de arquitetura, entre eles Edson Yabiku, arquiteto e consultor do renomado escritório Norman Foster, de Londres.
A cada dia está mais frequente a conscientização da saúde e da procura pelo bem-estar em torno da vida das pessoas. E para os profissionais de arquitetura, estar em contato com a realidade é importante para entender as necessidades do projeto, conforme explica Guilherme Takeda, idealizador do CBAF, que também destaca que a arquitetura deve criar espaços que sejam benéficos para toda a sociedade. “Esperamos que o Congresso promova o compartilhamento dos conceitos da arquitetura do bem-estar na relação entre o homem com o espaço construído e como essa concepção auxilia em uma maior estimulação, produtividade, criatividade, relaxamento, humor e felicidade nas pessoas”, destaca.
De acordo com Takeda, o evento busca explorar as principais ferramentas da neurociência, neuroarquitetura, biofilia e arquitetura positiva no desenvolvimento de projetos, onde as pessoas sejam o foco principal. “Bem-estar tem que ser algo destacado pelos arquitetos e pelas incorporadoras. Em uma realidade onde passamos mais de 90% do nosso tempo dentro de espaços construídos, o ambiente em que estamos inseridos é de extrema importância para a nossa saúde mental”, explica.

Programação

A programação do 1°. CBAF irá contar com mesas de discussão, com profissionais de arquitetura, sobre estratégias de design, hospitalar, hotelaria, espaços de trabalho e habitação. Além de Edson Yabiku, os profissionais confirmados são: Andrea Paiva, professora da FGV e FAAP, Kardec Borges, diretor executivo da UNYT Arquitetura de Resultados, Antonio Macêdo Filho, Green Building e Wellness Expert, Michele Beber, gerente de projetos na Invespark Empreendimentos Imobiliários e Guilherme Takeda, professor e diretor da Takeda Design. As inscrições podem ser feitas no site do congresso e a participação custa R$ 140.
O 1º CBAF tem patrocínio do Grand Hotel Rayon, Incorporadora D. Borcath, , IT´S Informov, Takeda Design, Interface, Vertical Garden, Breton e Gail Cerâmica. Além do apoio da  AsBEA-PR e da Ademi-PR.

SERVIÇO

1º CBAF, dia 04 de novembro. Das 8h30 às 18h30. No Grand Hotel Rayon (Av. Visconde de Nácar, 1.424 – Centro). Mais informações e inscrições no site www.cbaf.com.br. 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!