Arte sustentável é destaque na programação para o fim de semana em Curitiba

HAUS
28/10/2016 17:44
Thumbnail

Mostras de arte movimentam a capital neste fim de semana. Fotos: Reprodução Facebook

Idealizado com o intuito de educar e conscientizar através da arte, o projeto Mucha Galeria – Mostra de arte sustentável apresenta uma proposta diferente em Curitiba. Montada em contêineres, no terminal da Cidade Industrial, a mostra acontece até o dia 13 de novembro, aberta de quarta à domingo, das 14 às 19 horas, com entrada gratuita.
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
A galeria tem obras criadas a partir de materiais que iriam para o lixo. Os artistas Hélio Leite, Efigênia Rolim, Karla Keiko, Paulo Auma e Ricardo Leiva apresentam peças que focam na produção artesanal e com respeito ao meio ambiente.
Com a intenção de reforçar a ideia do reuso, remanejamento e o reaproveitamento de materiais, gerando reflexões sobre a redução de impacto ambiental, serão oferecidas oficinas de educação e legislação ambiental, plantio de hortas urbanas, fabricação de brinquedos com materiais reciclados e atividades para troca de conhecimento em torno dos conceitos de slow design e slow food.
Segundo Giusy de Luca, idealizadora do projeto, “a mostra é uma oportunidade de engajar a comunidade da Cidade industrial de Curitiba em ações práticas que visam o reequilíbrio ambiental “.
Trabalho do artista HAC, integra a mostra Mucha Galeria. As garrafas, que seriam descartadas, viram peças decorativas com o uso de spray, canetinha e verniz.<br>Foto: Reprodução Facebook.
Trabalho do artista HAC, integra a mostra Mucha Galeria. As garrafas, que seriam descartadas, viram peças decorativas com o uso de spray, canetinha e verniz.<br>Foto: Reprodução Facebook.
A interação do público, será estimulada com a execução de grafittis – ao vivo durante a mostra – dos artistas Paulo Auma e Rimon Guimarães. Além disso, os finais de semana contam com ações de serigrafia ao vivo e uma programação cheia de atrações para conscientização social.
O projeto é realizado através do incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e realizado coletivamente por produtores culturais que contam com o apoio de agentes locais da Cidade Industrial de Curitiba.

Arte para comprar

Vai até o dia 6 de novembro no shopping Pátio Batel a exposição de arte promovida pela Mazo Leilões. A mostra contará com 39 obras de artistas como Guido Viaro, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti e Vik Muniz, que depois serão leiloadas pela casa de leilões, no dia 10 de novembro.
Ao todo, serão leiloadas 80 peças, com lances que iniciam em R$ 5 mil e podem chegar à marca de R$ 2 milhões. Parte da renda será revertida para o setor de oncologia do Hospital Pequeno Príncipe.
Obra do artista Paolo Ridolfi, que estará na exposição. Foto: Reprodução/Mazo
Obra do artista Paolo Ridolfi, que estará na exposição. Foto: Reprodução/Mazo

Serviço

Mucha Galeria Mostra de Arte Sustentável, de 21 de outubro a 13 de novembro de 2016, Terminal do CIC. De quarta-feira a domingo, das 14 às 19 horas. Entrada gratuita.
Exposição da Mazo Leilões, até 6 de novembro no shopping Pátio Batel, pisos L2 e L3, na Av. do Batel, 1868, das segunda a sábado 10 às 22 horas e domingo das 14 às 20 horas. Entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!