ONU faz eventos em 60 cidades brasileiras para instigar inovação e inclusão urbana

Aléxia Saraiva
08/10/2019 18:44
Thumbnail

Foto: Daniel Caron/Arquivo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável? Essa é a pergunta que pauta a discussão do Outubro Urbano, iniciativa da ONU-Habitat — Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos — que chega à sua segunda edição em 2019. Com 160 eventos cadastrados em mais de 60 cidades do Brasil, a ideia é reunir mentes para pensar como promover um futuro urbano melhor.
Todos os eventos do circuito são gratuitos e abertos ao público. A programação se espalha ao longo de todo o mês, e vai do Dia Mundial do Habitat (primeira segunda-feira de outubro, que neste ano cai no dia 7) ao Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). Confira no mapa todos os eventos desta edição. Cada ponto no mapa é um evento com sua própria programação.

Cidades inovadoras e inclusivas

Os eventos são organizados voluntariamente pela academia, sociedade civil, e instituições dos setores público e privado. Os temas dos eventos abrangem uma ampla gama de setores vinculados à inovação nas cidades — políticas públicas, governança, tecnologia, finanças — e como elas podem melhorar políticas e serviços urbanos — água, esgoto, drenagem, resíduos, energia, mobilidade, habitação, segurança urbana, cultura, educação, entre outros.
Segundo Bruna Gimba, assistente de programas da ONU-Habitat Brasil, todos os eventos pautam a intersecção da inovação com algum serviço ou política urbana. O objetivo é ampliar a noção que se tem deste conceito. “A inovação costuma ser muito vista como tecnológica, quando na verdade são novas formas de lidar com problemas: novas metodologias, novas formas de organização, maior participação da sociedade civil”, explica. “No Brasil, sentimos necessidade de abranger essas questões, mas sem sair de como a inovação contribui pra cidades mais inclusivas”.
Bruna explica que o Outubro Urbano é um momento de campanha e de comemoração que propõem a conscientização de diversos assuntos urbanos. O tema brasileiro foi uma adaptação dos dois temas propostos pela sede da ONU-Habitat, em Nairóbi (Quênia), a nível global: “Tecnologias de ponta como ferramentas inovadoras para transformar resíduos em riqueza” e “Mudando o mundo: inovações e uma vida melhor para as gerações futuras”.
Os debates também abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco especial no 11º objetivo: “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Em Curitiba

A capital paranaense recebe seis eventos do Outubro Urbano ao longo do mês. Confira abaixo:

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!