Confira a programação completa da Semana D

Gazeta do Povo
02/11/2015 00:00
Thumbnail
DIA 03 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA
Das 7h (terça-feira) – às 20h (sábado): Charneira >> Semana Acadêmica de Design da PUCPR
Voltada a todos os estudantes de design, a Charneira – Semana Acadêmica de Design da PUCPR é realizada anualmente pelos alunos do último ano de Design Gráfico, Produto, Digital e Moda. Serão realizadas diversas atividades extra-curriculares como: palestras, workshops, mesa redonda, bazar, mostras de design, entre outras. Esse ano, entre os nomes confirmados Luli Radfahrer, Gustavo Greco, Guto Lacaz, Bruno Porto, Brigite Wolf (palestrante internacional – University of Wuppertal, Alemanha), Edson Matsuo, Fabio Haag e um workshop da GM com palestra de Wagner Dias, Diretor de Design.
PUCPR | R. Imac. Conceição, 1.155 – Prado Velho
Mediante inscrição: http://www.charneirapuc.com.br/
10h – 16h: Apresentações Programa de Pós-Graduação Design >> Design UFPR 40 Anos
Série de apresentações consecutivas sobre os temas de pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação em Design (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) da Universidade Federal do Paraná. De forma breve, cada orientador explanará o objetivo da linha de pesquisa científica e o grupo que gerencia. Os orientandos descrevem seus projetos e sua participação junto ao grupo. Por fim, o orientador conclui seu ciclo com perguntas e respostas do público e oferece um fechamento entre os assuntos.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
10h: Egg Parade >> Exposição ProDesign>pr
Neste ano a ProDesign>pr não realizará a ExpoPro durante a Semana D’15. Ao invés, realizará a Egg Parade. Egg Parade? O que é isto? O tema da Semana D deste ano é “Transformação de Cenários” e sua campanha utiliza o ovo, um símbolo de transformação como ícone. E para deixar isto ainda mais claro, a ProDesign>pr resolveu mudar um pouquinho a sua já tradicional ExpoPro. Assim, este ano, ao invés da exposição clássica dos portfólios, teremos uma Egg Parade. Associados empresa da ProDesign>pr e convidados, transformarão seus ovos de 60 cm de altura. Vale a pena conferir.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
16h – 17h: Novo workflow nos processos de criação >> Alvaro Venegas (Diretor da ENG, Centro de Tecnologia Adobe no Paraná)
Alvaro Venegas (Diretor da ENG, Centro de Tecnologia Adobe no Paraná) vem até a Semana D para falar sobre como ficam os processos criativos com o uso de nuvem, dispositivos móveis, e Aplicativos para Desktop.
Esta apresentação da Adobe vai lhe apresentar novidades que mudaram conceitos, trazendo maior produtividade e melhoria de qualidade final no Design Gráfico, Web/Mobile, e Vídeo Digital.
Ao final do Evento haverá sorteio de brindes da Adobe.
Alvaro Venegas é  Diretor da ENG, Centro de Tecnologia Adobe no Paraná, com atuação também em SP, DF e RJ. Alvaro, que já palestrou na MAX (Evento Mundial da Adobe), também receberá convidados para mostrar na prática estas novas metodologias e tecnologias.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
17h – 18h: Tipografia no cenário nacional e internacional >> Eduilson Coan | DooType
Eduilson Coan da DooType palestra sobre o cenário da tipografia no Brasil.
Eduilson Wessler Coan é formado em Design Gráfico pela PUC Paraná e pós graduado em type design pela Cooper Union, New York. Fundou a dooType em 2008, empresa por onde publica suas tipografias destinadas ao mercado de varejo. Trabalha em projetos customizados para clientes nacionais e internacionais. Nos últimos anos desenvolveu um sistema tipográfico com três famílias tipográficas para a Unimed do Brasil. Participou como type designer da equipe de criação da nova fonte de texto da Revista Veja.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
18h30 – 19h30: Como as letras ganham vida >> Jackson Alves
Jackson Alves é calígrafo, letrista e professor. Nasceu em São Paulo, mas reside há 17 anos em Curitiba. Formado em Design Gráfico pela Universidade Positivo, em 2003, tem mais de 17 anos de experiência na área, cinco deles dedicados exclusivamente à tipografia – caligrafia, lettering e fontes – e à docência. Faz trabalhos para clientes do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Suíça, Rússia, Austrália, entre outros países. Com frequência, ministra workshops em cidades no Brasil e Estados Unidos, como Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, San Francisco e Nova York. Em 2013, foi selecionado para a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil e tem, ainda, trabalhos publicados em diversos blogs, livros e revistas da área.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
19h – 21h: Stobag Talks >> Minipalestra Design de Fachadas
Stobag Talks promove um encontro com profissionais de arquitetura para debater sobre proteção solar com design. Com origem suíça, a Stobag produz e comercializa duráveis sistemas de proteção contra o sol e intempéries desde 1964. O arquiteto paulista Fernando Abreu, conta com grande experiência em sistemas de proteção solar, atuando por muitos anos em multinacionais voltadas para este segmento.
Tibaflex | Av. do Batel, 1.750 – Batel – Lj 9 e 11
19h – 21h: [des]construa >> Projetos de Comunicação – Metodologia e Processos de Criação Coletiva
Projetos de Comunicação – Metodologia e Processos de Criação Coletiva.
Bate-papo com estudantes de design, áreas relacionadas e interessados por novos modelos de negócio que envolvem economia criativa, capital intelectual e workflow colaborativo. Apresentação do case de posicionamento e reformulação de marca vivido pelo estúdio ao longo de sua existência. Reflexão sobre condições e posicionamento de um novo mercado e novas estruturas de trabalho. Os debates envolvem todos os colaboradores da Casa Treze Studio e abordam a cada dia do evento, um núcleo em específico acompanhado da apresentação principal.
CasaTrezeStudio | R. Tereza Zacot Nicco, 13 – Mossunguê
20h – 21h: Arte ou Design? >> Rafael Silveira
Rafael Silveira é um artista plástico com profundo conhecimento e influência das artes gráficas. A maior parte de seus trabalhos consistem em pinturas a óleo e acrílico que misturam a atmosfera clássica com técnicas contemporâneas, especialmente a estética do cartoon. Na jornada de expandir o seu vocabulário visual, Silveira estabeleceu um diálogo entre suas pinturas e novos meios, como escultura em madeira, colagem, entre outros.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
DIA 04 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA
8h30 – 10h:Stobag Talks >> Minipalestra Design de Fachadas
Stobag Talks promove um encontro com profissionais de arquitetura para debater sobre proteção solar com design. Com origem suíça, a Stobag produz e comercializa duráveis sistemas de proteção contra o sol e intempéries desde 1964. O arquiteto paulista Fernando Abreu, conta com grande experiência em sistemas de proteção solar, atuando por muitos anos em multinacionais voltadas para este segmento.
Uniflex Batel | Rua Pasteur, 160 – Batel
9h – 12h: 2ª Conferência Setorial Municipal de Design
Você, designer, está convocado para a 2ª Conferência Setorial Municipal de Design. A conferência é um espaço de discussão e também de escolha dos delegados que participarão da Conferência Municipal de Curitiba nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Esta Conferência discutirá possíveis emendas ao Plano Municipal de Cultura de Curitiba.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
12h – 14h: Meeting Point >> ABD
A proposta do Meeting Point ABD é convidar nomes reconhecidos de áreas criativas para falar sobre trajetórias, desafios, influências e projetos para um público formado por designers de interiores, arquitetos e convidados.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
14h – 15h: Mesa Redonda Economia Criativa >> Design de Moda
Um bate papo com – Carolina Gritten (Velvet Underwear), Henrique Cabral, Suiane Cardoso e Maria Eduarda Malucelli. A partir da experiência dos profissionais e interação com os participantes, serão trabalhados os seguintes temas:
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
15h30 – 16h30: Pensar Infográfico >> Rafael de Castro
Rafael de Castro aborda como a infografia e a visualização de informações modifica os espaços e o dia a dia das pessoas. Mestre em Design pela UFPR, Rafael é Designer Gráfico e professor. Sua área de pesquisa e interesse é a infografia, e em 2014 fundou com Fabiano de Miranda o projeto de ensino Pensar Infográfico com objetivo de promover o uso de infográficos por meio de cursos, palestras e consultorias. Também é um dos fundadores do podcast AntiCast, vinculado ao site especializado em publicidade e comunicação Brainstorm9.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
16h – 17h: Produtos, Soluções e Cases de Design >> SEBRAE Nacional
Conheça os produtos, as soluções e os cases de design que o Sebrae tem desenvolvido com foco na competitividades dos pequenos negócios brasileiros.
Elsie Quintaes Marchini Caloête é formada em Relações Internacionais pela Florida Internacional University – FIU. Pós –graduada em Marketing, Arranjos Produtivos Locais e Agentes de Mudança. Coordenou vários projetos em soluções de produtos de design, cooperações técnicas internacionais e atualmente é analista do Sebrae Nacional.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
17h – 21h: Workshop Night >> Tudo o que você pode aprender em 40 minutos
Imagine diversos mini-workshops acontecendo no mesmo espaço e ininterruptamente. Imaginou? Isto é o Workshop Night. Porque é do caos que vem o conhecimento. Serão diversos workshops com duração em torno de 40/50 minutos. Faça quantos workshops conseguir! E o melhor, sua taxa de participação será revertida integralmente para a compra de brinquedos que serão doados para comunidades carentes no Natal.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
R$ 40 no local (o valor será totalmente revertido para a compra de brinquedos que serão doados a comunidades carentes).
19h – 20h30: Stobag Talks >> Minipalestra Design de Fachadas
Stobag Talks promove um encontro com profissionais de arquitetura para debater sobre proteção solar com design. Com origem suíça, a Stobag produz e comercializa duráveis sistemas de proteção contra o sol e intempéries desde 1964. O arquiteto paulista Fernando Abreu, conta com grande experiência em sistemas de proteção solar, atuando por muitos anos em multinacionais voltadas para este segmento.
Natur Pisos | Av. Pres. Getúlio Vargas, 2301
19h – 21h: [des]construa >> RadioTreze – Relacionando design e música: projetos de identidade musical
Bate-papo com estudantes de design, áreas relacionadas e interessados por novos modelos de negócio que envolvem economia criativa, capital intelectual e workflow colaborativo. Apresentação do case de posicionamento e reformulação de marca vivido pelo estúdio ao longo de sua existência. Reflexão sobre condições e posicionamento de um novo mercado e novas estruturas de trabalho. Os debates envolvem todos os colaboradores da Casa Treze Studio e abordam a cada dia do evento, um núcleo em específico acompanhado da apresentação principal.
CasaTrezeStudio | R. Tereza Zacot Nicco, 13 – Mossunguê
19h – 21h30: Lançamento da segunda edição do livro “Decomposição da Forma” >> Exposição de obras de Ivens Fontoura
Lançamento da segunda edição do livro “Decomposição da Forma” e exposição das obras do autor/artista. nasceu em Curitiba, Paraná. É artista plástico consagrado e reconhecido nacionalmente, participando de inúmeras mostras coletivas e individuais, destacando-se “Brasil Plástica 72: Bienal Nacional de São Paulo”; “Bienal Internacional de São Paulo” e “Bienal de Paris”. Como comunicador visual e desenhista gráfico foi um dos pioneiros do Estado, dirigindo um escritório de arte e design.
Sala Arte e Design da UFPR | R. Gen. Carneiro, 460
19h30 – 20h30: Palestra Furf Design Studio >> Mauricio Noronha
A Furf Design Studio, escritório com experiência internacional, apresentará projetos e iniciativas que mostram como o design é capaz de agregar valor. A palestra possibilitará a troca de experiências entre os presentes.
Unicuritiba | R. Chile, 1678
DIA 05 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA
8h30 – 10h: – Stobag Talks >> Minipalestra Design de Fachadas
Stobag Talks promove um encontro com profissionais de arquitetura para debater sobre proteção solar com design. Com origem suíça, a Stobag produz e comercializa duráveis sistemas de proteção contra o sol e intempéries desde 1964. O arquiteto paulista Fernando Abreu, conta com grande experiência em sistemas de proteção solar, atuando por muitos anos em multinacionais voltadas para este segmento.
Vertical Persianas | Av. Prefeito Omar Sabbag, 548 – Jardim Botânico
9h – 10h: Abertura Oficial da SemanaD e do 2º FICAD >> Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
O 2º FICAD é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC em parceria com o Centro Brasil Design e a Prodesign>pr. Sempre utilizando o Design como recurso estratégico para o Planejamento Urbano, a discussão aborda as diferentes formas de como as cidades podem se desenvolver, abrangendo as óticas econômicas, sociais e de inovação.
Com entrada franca, o 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design faz parte da Semana D e é voltado para especialistas em design, empresários, arquitetos, urbanistas, reitores, professores, diretores de órgãos públicos, gestores das regionais e a comunidade envolvida com o polo criativo e de inovação da cidade.
Auditório | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
10h – 11h: A Experiência do Design Participativo na Transformação de Cidades >> Palestra Internacional | Jorge Montaña
O colombiano Jorge Montaña é professor e consultor internacional em design participativo, co-criação e gestão de projetos, Diretor dos cursos de Design Participativo e Design para empreender.
Auditório | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
11h – 12h: O Design como Instrumento no Planejamento de Cidades >> Palestra Internacional | Cristian Montegu Ravinet
O chileno Cristian Montegu Ravinet é Presidente da Associação Chile de Design, membro do Conselho Bienal, professor da Universidade Adolfo Ibañez – Chile.
Auditório | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
12h – 14h: Meeting Point: Jardins verticais >> Arnaldo Brandão (engenheiro florestal e paisagista) e Luciana Brandão (arquiteta a paisagista)
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
14h – 15h: Buenos Aires Creativa: De dónde venimos y hacia dónde vamos >> Palestra Internacional | Enrique Avogadro
O argentino Enrique Avogadro é Subsecretário de Economia Criativa no Governo da Cidade de Buenos Aires. Responde pelo Centro Metropolitano de Diseño (CMD) e lidera programas de apoio a empreendedores na cidade.
Auditório | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
15h – 16h: Design Case Brasileiro >> Marco Aurélio Lobo
Marco Aurélio Lobo é Bacharel em Design pela UnB e acumula mais de 15 anos de experiência em políticas públicas de design e em promoção comercial internacional. Foi assessor do Programa Brasileiro de Design, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil. Atualmente é coordenador de projetos do Instituto Europeo de Design e Professor do Curso de Design do IESB, em Brasília.
Auditório | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
15h – 19h: Stand interativo LIVE Audiovisual
Uma aula de produção musical ao vivo! Interessados terão a possibilidade de participar da criação de uma música interagindo com recursos tecnológicos utilizados nos cursos de música do Centro Europeu / AIMEC: bateria eletrônica, sintetizadores, guitarra, microfone, DJ, VJ.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
16h – 17h: A ilustração no design e na propaganda >> Hammer Studio
A palestra do Hammer Studio mostra aos participantes a relação entre estúdio e agência. Como são realizados os trabalhos no dia-a-dia e como podemos facilitar o processo usando design.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
16h – 17h30: Mesa Redonda Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
Marco Aurelio Lobo, Enrique Avogadro, Cristian Montegu Ravinet, Jorge Montaña e representantes do IPPUC, Centro Brasil Design e ProDesign>pr fazem um reflexão final sobre os assuntos abordados no 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design.
Auditório | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
18h – 19h: Mesa Redonda Produtores Musicais / DJs
Mesa redonda com produtores musicais (professores / alunos em destaque) mostrando alguns projetos de músicas e desmistificando termos utilizados na produção musical, dicas de plug-ins, processo criativo e finalização das faixas.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
19h – 20h30: Stobag Talks >> Minipalestra Design de Fachadas
Stobag Talks promove um encontro com profissionais de arquitetura para debater sobre proteção solar com design. Com origem suíça, a Stobag produz e comercializa duráveis sistemas de proteção contra o sol e intempéries desde 1964. O arquiteto paulista Fernando Abreu, conta com grande experiência em sistemas de proteção solar, atuando por muitos anos em multinacionais voltadas para este segmento.
Marili Decor | R. Ten. Djalma Dutra, 895 – Centro – São José dos Pinhais
19h – 21h: [des]construa >> Olhar em movimento: mostra sobre projetos fotográficos e documentários
Bate-papo com estudantes de design, áreas relacionadas e interessados por novos modelos de negócio que envolvem economia criativa, capital intelectual e workflow colaborativo. Apresentação do case de posicionamento e reformulação de marca vivido pelo estúdio ao longo de sua existência. Reflexão sobre condições e posicionamento de um novo mercado e novas estruturas de trabalho. Os debates envolvem todos os colaboradores da Casa Treze Studio e abordam a cada dia do evento, um núcleo em específico acompanhado da apresentação principal.
CasaTrezeStudio | R. Tereza Zacot Nicco, 13 – Mossunguê
19h – 22h: Workshop Design de Superfície >> Ornamento em Movimento
Oficina teórico-prática com foco na ornamentação como ferramenta diferencial na elaboração de projetos de design. Será apresentada base teórica histórica da evolução da ornamentação através do tempo, seguida de exercício prático colaborativo.
Casa Base | Rua Doutor Goulin, 1055 Hugo Lange
R$ 50
19h30 – 22h: Cerimônia de Premiação do Bom Design 2015 >> Comemoração do Dia do Designer
O Prêmio Bom Design é uma premiação dos trabalhos de graduação e equivalentes das instituições de ensino superior do Paraná, devidamente regulamentadas pelo MEC. Esta  iniciativa é uma promoção da ProDesign>PR – Associação para o Design, juntamente com o Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Design do Paraná.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
DIA 06 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA
10h – 13h: Beta Startup Day >> Startup Grind Special Design Edition
Você quer empreender na área de Design? Pensa em abrir ou trabalhar em uma startup? Quer aprender sobre User Interface e User Experience? O Beta Startup Day é uma programação especialmente pensada por especialistas em empreendedorismo, tecnologia e design para você que se identificou com estas perguntas e está querendo aprender tudo sobre startups!
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
14h30 – 16h: Processo Criativo
Sabonete, livros e uma tocha olímpica. O que isto tem em comum? Muita criatividade. Neste painel, Granado, Cosac Naify e Chelles & Hayashi nos contam um pouco sobre seus processos criativos e os resultados alcançados.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
18h – 22h: Workshop Inspiracional TrendMóvel >> Silvia Grilli
Como se estabelecem as cores da moda? Quais temas e cores seduzem os clientes no ponto de venda? Para responder estas perguntas a designer Silvia Grilli, diretora do portal TrendMóvel, elaborou um workshop inédito revelando como os temas da atualidade podem ser aplicados em produtos e interiores, com dicas importantes para todos os profissionais ligados à economia criativa: designers, arquitetos, decoradores e gerentes de produtos.
Centro Europeu | Shopping Crystal | R. Comendador Araújo, 731
R$65 e R$50 para alunos e professores do Centro
18h30 – 19h30: A Era do Pensamento do Design Holístico >> Palestra Internacional Eggs Design (Noruega)
Eggs Design é um escritório de design norueguês, em processo de internacionalização. Nesta apresentação, Ulla Sommerfelt (CEO) e Paal Holter (Head Designer) irão reveler a filosofia por trás de seu sucesso na aplicação do design em nível estratégico, que vem transformando o modo como as empresas atuam.
Palestra com Tradução Consecutiva.
Paal Holter tem Mestrado em Design Industrial pela NTNU, e Bacharelado em Gerenciamento de Projetos de BI. Especialista em Design de Interação já atuou na indústria marítima, de alta tecnologia, além de possuir experiências com Sistemas de Negócios e Serviços Públicos. Vários de seus projetos ganharam o prêmio de Excelência de Design pelo Conselho de Design Norueguês. Paal é o Head do Departamento de Design Digital da Eggs, que atualmente possui em sua equipe 26 criativos.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
19h – 21h: [des]construa >> AnimaMotion: Conversa sobre técnicas de animação.
Bate-papo com estudantes de design, áreas relacionadas e interessados por novos modelos de negócio que envolvem economia criativa, capital intelectual e workflow colaborativo. Apresentação do case de posicionamento e reformulação de marca vivido pelo estúdio ao longo de sua existência. Reflexão sobre condições e posicionamento de um novo mercado e novas estruturas de trabalho. Os debates envolvem todos os colaboradores da Casa Treze Studio e abordam a cada dia do evento, um núcleo em específico acompanhado da apresentação principal.
CasaTrezeStudio | R. Tereza Zacot Nicco, 13 – Mossunguê
20h20 – 23h: Pecha Kucha Night
Pecha Kucha Night reúne personalidades inquietas que transformam o mundo. A noite de mini-palestras em formato 20 slides e 20 segundos terá sua sexta edição em Curitiba. A Pecha Kucha Night é um evento onde a cultura local tem a chance de se apresentar, se fortalecer e se conhecer. Para esta edição, estarão sob os spots os “Makers”, pessoas que colocam projetos na realidade e vão compartilhar suas experiências.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
Mediante inscrição: https://www.facebook.com/pkncwb
DIA 07 DE NOVEMBRO – SÁBADO
9h – 11h: Debate Economia Criativa >> Como o Design pode aproveitar oportunidades?
Sob a moderação de Lídia Goldenstein, Jean Sigel, André Telles, Gabriel Patrocínio e Dalmir Ogliari Junior discutem os rumos da Economia Criativa no Brasil e de que forma o design pode aproveitar as oportunidades.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
9h – 12h: Workshop Transformando ambientes com design de iluminação
A iluminação tem papel decisivo na percepção de um ambiente, podendo ser usada como uma ferramenta para integrar arquitetura, design, arte e sentidos. Estes temas serão abordados no workshop explicando alguns conceitos, dicas práticas de iluminação e formas de representação de sketches manuais.
Unicuritiba | R. Chile, 1678
9h – 17h: Workshop Usabilidade em Sistemas Digitais >> Instituto Faber-Ludens
Aplicativos, websites e softwares podem ser fáceis de usar, ou não! A avaliação de usabilidade é um método para identificar falhas no projeto de interfaces de um produto. A UX (experiência do usuário) é diretamente influenciada pela usabilidade de um produto. Se o produto é difícil de ser usado, o usuário tende a deixá-lo de lado ou sofrer durante o uso, caso ele realmente precise us ar. O objetivo deste workshop é apresentar rapidamente algumas maneiras de avaliar a usabilidade de um produto digital e encontrar as falhas no seu projeto.
Unicuritiba | R. Chile, 1.678
R$ 150
9h – 18h: Workshop Antropologia e Imagem
O Workshop destina-se a oferecer as ferramentas necessárias para a apreensão e utilização da imagem, seja fixa ou em movimento, como instrumento de investigação, em áreas como a antropologia, sociologia, fotografia e filme documentais, dentre outros campos do conhecimento. O curso ainda contará com um dia de prática, onde o aluno fará uma exploração visual baseado na teoria aprendida durante o curso. Após a prática, os alunos se encontram novamente para exporem e discutir os trabalhos apresentados.
Unicuritiba | R. Chile, 1.678
R$ 150
9h – 18h: Workshops Escola Escrita >> 7 e 8 de novembro
Com nomes como Anderson Maschio, Frede Tizzot e designers gráficos da nova geração, pretende-se, ao lado de nomes como Daniel Zanella, Julie Fank, Cezar Tridapalli, Luís Henrique Pellanda e Reginaldo Pujol, pensar o lugar da literatura paranaense a partir de seus periódicos e de sua produção editorial nos últimos anos.
Escola Escrita | Rua Riachuelo, 427
R$ 120 para pacote de oficinas
9h (sáb) – 18h (dom): Workshop E-Commerce: implantação e administração
Duração: 16h (7 e 8/11)
O cenário do E-commerce está aquecidíssimo no Brasil e cheio de espaço tanto para quem deseja empreender com um e-commerce próprio, quanto para quem deseja se profissionalizar e encontrar um espaço dentro desse mercado novo e tão carente por profissionais qualificados. Aqui você aprende como entrar nesse nicho com o pé direito.
O objetivo do curso é apresentar um passo a passo para que você possa mapear o processo de implantação e gestão de um comércio eletrônico de sucesso. Você também vai sair daqui mais capacitado para lidar com a estrutura de produção de conteúdos para meios digitais.
Luis Fernando Justus é engenheiro mecânico formando pela UFPR e foi pioneiro no mercado de internet, onde atua desde de 1995. Em 1999, fundou a PontoCom Agência de Internet, empresa pioneira no mercado de Agências Digitais no Brasil. Em 2008, lançou o Menu Especial, um dos principais players do varejo online de vinhos e gastronomia. Em 2011, fundou a PontoCommerce, empresa de tecnologia, especializada no desenvolvimento de plataformas de e-Commerce utilizando a tecnologia Open Source Magento.
Aldeia Coworking | Av. Marechal Deodoro, 262 – 1º andar – Galeria Suissa
R$ 500
10h – 11h: Projetando Experiências para Usuários e Mobile >> Cesat Barizon e Alfredo Moniz de Aragão Schaitza
Cesar Barizon e Alfredo Moniz apresentam dados sobre a realidade mobile, metodologia Mobile First, processos e conceitos de desenvolvimento a serem considerados para o desenvolvimento de projetos web para dispositivos móveis. O objetivo é ilustrar a importância da mudança de cultura sobre a consideração do mobile no momento do desenvolvimento, visando a dimensão e relevância desses dispositivos nos dias atuais.
Mirum | R. Saldanha Marinho, 3.456
Gratuita – mirum.brasil@mirumagency.com
10h – 16h: Reiventando Cenários – Praça do Homem Nu >> Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba
Com o objetivo de chamar Curitibanos e Visitantes para reviver e reinventar a história de uma das praças mais importantes de Curitiba, aos arredores do primeiro parque público da cidade a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, convida 12 artistas para  fazerem suas obras de arte ao vivo, simbolizando esse cenário urbano a partir do eu ponto de vista. As obras posteriormente serão colocadas em exposição nos estabelecimentos da Rede.
Praça Dezenove de Dezembro | Praça Dezenove de Dezembro
10h – 19h: Design Bazar >> Compre Design no MON
O Design Bazar acontece no MON nos dias 7 e 8 e apresenta a produção de designers locias, especialmente dos estudantes dos cursos de Design de Curitiba. O objetivo é incentivar os alunos ao empreendedorismo e proporcionar visibilidade para a produção local.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
11h – 18h: Stand interativo LIVE Audiovisual
Uma aula de produção musical ao vivo! Interessados terão a possibilidade de participar da criação de uma música interagindo com recursos tecnológicos utilizados nos cursos de música do Centro Europeu / AIMEC: bateria eletrônica, sintetizadores, guitarra, microfone, DJ, VJ.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
11h30 – 12h15: Lançamento do Livro Design e Desenvolvimento: 40 Anos Depois >> Gabriel Patrocínio
Bate-papo com o organizador, Gabriel Patrocinio, e lançamento do livro “Design & Desenvolvimento: 40 anos depois” (Editora Blücher, 2015). O livro, organizado por Gabriel Patrocinio e José Mauro Nunes, conta com autores do Brasil, Colombia, Estados Unidos, Reino Unido, India, China, Africa do Sul e Turquia, que escrevem sobre o design como ferramenta de desenvolvimento nas últimas 4 décadas – a partir do lançamento em 1975 de um documento pelas Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) sobre políticas de design para os países da periferia. O livro conta com autores como Victor Margolin, Gui Bonsiepe (entrevista) e Mugendi M’Rhitaa (presidente do ICSID), entre outros.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
14h – 15h: Palestra Jeep Renegade >> Um carro inovador em todos os sentidos
O design, por meio da reflexão sobre as tendências do comportamento do consumidor, é hoje essencial na definição da estratégia das empresas que se destacam como pioneiras. A palestra fala do novo projeto da marca Jeep no Brasil. O Jeep Renegade. Um carro inovador em todos os sentidos. Desde o design do produto até uma das fábricas mais modernas do mundo, em Goiana, PE. Automóveis fazem parte do imaginário das pessoas – desde criança rabiscamos carros nos cadernos escolares, adultos se realizam ao escolher customizações para tornar o veículo mais atraente. O que está por trás disso e como tornar esse desejo viável, são temas que serão abordados na palestra.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
15h – 16h30: Cases Design Driving Innovation >> Grendene, Itaú e Mueller
Grendene: “EUnovação X Crise” | Case Melissa One by One

Edson Matsuo é arquiteto e há mais de 40 anos está comprometido com as questões do “design para servir” através de um trabalho colaborativo de co-criação. Seu foco está sobre os grandes (e ecléticos) mercados e em promover ações que surpreendam consumidores, usuários, apreciadores das marcas, acionistas, colaboradores e os próprios designers.
Na Grendene desde 1984, lidera e aprende com a diversidade multidisciplinar dos mais de 200 colaboradores de sua equipe concebendo e projetando calçados plásticos para as marcas Melissa, Rider, Grendha, Ipanema, Zaxy, Zizou e licenças infantis. Entende que a melhor forma de manter o foco na longevidade do negócio é colocá-lo em um patamar cujos valores emocionais entre os pares estejam acima do simples material utilitário ou segmento do mercado.
Acredita que o design nada mais é do que uma simples ferramenta colaborativa demolidora de impossibilidades.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
17h – 18h: A revolução dos serviços financeiros >> Nubank
Fundado nos pilares de design, tecnologia e data science, o Nubank é um time global de engenheiros, desenvolvedores e designers em uma jornada para reduzir a complexidade que encaramos todos os dias ao lidar com o nosso dinheiro, transformando e inovando em um cenário que se dava por consolidado e impossível de mudar.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
18h30 – 20h: 600 segundos: Design que Vende
Carolina Gritten (Velvet.Underwear), Carolina Ancasy (Carolina Ancasy), Bia Franzolin (Ontwerp), Guido Lautert Dezordi (Preto no Branco) Suiane Maria (Suiane Maria), Mauricio Noronha (Furf Design), Felipe Aranega e Giulia Motti (Produteca) terão 600 segundos cada para contar suas experiências com a produção e venda de design autoral, demonstrando o papel transformador do design. Ao final das ultrarrápidas palestras, um bate-papo também de 600 segundos sobre os resultados conquistados.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
19h – 21h: [des]construa >> Parcerias, Projetos e Produtos: O que mais a casatreze faz?
Bate-papo com estudantes de design, áreas relacionadas e interessados por novos modelos de negócio que envolvem economia criativa, capital intelectual e workflow colaborativo. Apresentação do case de posicionamento e reformulação de marca vivido pelo estúdio ao longo de sua existência. Reflexão sobre condições e posicionamento de um novo mercado e novas estruturas de trabalho. Os debates envolvem todos os colaboradores da Casa Treze Studio e abordam a cada dia do evento, um núcleo em específico acompanhado da apresentação principal.
CasaTrezeStudio | R. Tereza Zacot Nicco, 13 – Mossunguê
20h – 22h30: Brandnight
BrandNight, o evento de Branding mais legal do Brasil, tem o objetivo de fomentar, gerar e difundir o conhecimento relacionado a marcas. Por meio de nossos eventos itinerantes, promovemos o encontro de autoridades na área de Marketing e Gestão de Marcas com profissionais, estudantes e entusiastas em um ambiente descontraído, onde todos podem compartilhar ideias sobre Branding, fazer network e participar de palestras e debates com grandes nomes do mercado.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
DIA 08 DE NOVEMBRO – DOMINGO
9h – 12h: Croquis Urbanos >> Croquis no MON
O “Croquis Urbanos Curitiba” é um grupo ABERTO de desenhistas iniciantes, amadores e profissionais que passeia por Curitiba em busca de temas para croquis. Nosso objetivo é registrar a cidade, seus habitantes e aprender uns com os outros sobre possibilidades do desenho de observação.
Acreditamos que construção e divulgação da memoria histórica de um lugar é importante para evitar seu esquecimento e, portanto, a repetição desprovida de conhecimento e reflexão. Registros gráficos como os que propomos podem contribuir para que os próprios desenhadores e gerações futuras compreendam a história arquitetônica e do design de bens móveis e imóveis paranaenses. Nossa atividade contribui para conscientização da importância da preservação de bens herdados das gerações passados e estimula a resignificação destes no contexto atual.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
10h – 19h: Design Bazar >> Compre Design no MON
O Design Bazar acontece no MON nos dias 7 e 8 e apresenta a produção de designers locias, especialmente dos estudantes dos cursos de Design de Curitiba. O objetivo é incentivar os alunos ao empreendedorismo e proporcionar visibilidade para a produção local.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
11h – 11h30: Danças Performativas >> Trabalho: Resíduos
Resíduos é uma proposta artística que parte dos rastros de uma obra chamada “Encontros Dialógicos”, criada em 2014. Resíduos, investe no processo investigativo, a partir dos rastros e das questões individuas das criadoras. Similiaridades e contrariedades fazem parte das possíveis configurações da cena.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
11h – 12h: O poder transformador da Comunicação Integrada >> A boa imagem atrelada ao bom texto
Uma conversa que abordará conceitos básicos e maneiras eficazes de trabalhar a comunicação atrelada ao design. Dicas práticas e cases de mercado. Camila Rehbein é graduada em Jornalismo pela Universidade Positivo e se especializou em Produção de C…
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
11h – 18h: Stand interativo LIVE Audiovisual
Uma aula de produção musical ao vivo! Interessados terão a possibilidade de participar da criação de uma música interagindo com recursos tecnológicos utilizados nos cursos de música do Centro Europeu / AIMEC: bateria eletrônica, sintetizadores, guitarra, microfone, DJ, VJ.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
11h30 – 13h: +Improviso Dança e Música
Espaço aberto para improvisação em artes performativas. É um evento que faz parte do Projeto de Extensão do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP em parceria com a SummuS Contato Improvisação e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configurações, sobretudo, proporcionar aos artistas e a comunidade em geral um ambiente de criação e investigação pela via da improvisação, nas relações entre as Artes Perfomativas (a Dança, a Música, o Teatro, as Artes Visuais e a Poesia). Dessa maneira, o Improviso Dança e Música é um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
14h – 15h: A influência do Design no processo criativo das Histórias em Quadrinhos
Bianca Pinheiro – Formada em Artes Gráficas pela UTFPR, Pós-graduada em Histórias em Quadrinhos pela Faculdades Opet, publicou Bear – Volume 1 (2014) e Bear – Volume 2 (2015) pela editora Nemo. Publicou Dora (independente) em 2014. Participou de coletivos de quadrinhos: 321: Fast Comics (2014), Monstrorum (2014), O Tiraço (2015) e é vencedora do Troféu HQMix de Novo Talento – Roteirista (2015).
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
15h – 16h: Das Nuvens | Bruna Fronza de Camargo >> Novos olhares, em terrenos de crise: o envolvimento do design na sociedade
Repensar​ o desenvolvimento humano e financeiro,​ por meio de​ potenciais de expressão, colaboração, gestão e economia criativa. Sobrevivência, novos olhares, humano e financeiro,​ por meio de​ potenciais de expressão, colaboração, gestão e economia criativa.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
16h – 17h: Como Colab: 3 pessoas, 3 histórias de vida, 3 Universos de experiências >> Siii Colab
Na palestra “COMO COLAB: 3 pessoas, 3 histórias de vida, 3 Universos de experiências” o Siii Colab – composto pela designer generalista Bruna Bonifácio; pela Designer de Moda Anelise Fylyk e pela Publicitária e Ilustradora Marillyn Damazio – vai falar sobre a experiência de criar coletivamente aproveitando os diferentes pontos de vista das três profissionais e sobre as dificuldades de entrar no mercado de Design de Superfície.
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
16h20 – 19h30: Café Criativo >> Das Nuvens
Café + conversa sobre ideias, prototipação e planejamento criativo + desenvolvimento e gestão colaborativa de projetos, mediado pelas sócias fundadoras do Das Nuvens: Karla Keiko, Anni Hirami e Bruna Fronza.
Das Nuvens | R. Cândido Lopes, 68 – Centro
17h – 18h30: Como gerenciar espaços colaborativos. A Mudança >> Estúdio Barracão
André e Marina, designers de formação e da vida, vão até a Semana D esse ano para contar um pouco mais sobre as suas experiências, metodologias e processos criativos, além de levar novas reflexões do último ano e a ligação com novos projetos e parceiros e como organizam o espaço do Estúdio e do Barracones (espaço colaborativo de Curitiba).
Espaço D+ | MON | R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!