Congresso Nacional Moveleiro prevê aquecimento do mercado e mais espaço para móveis brasileiros

Daliane Nogueira*
15/08/2018 23:14
Thumbnail

Fotos: Gelson Bampi / Fiep /Divulgação

Segundo maior polo da indústria moveleira do Brasil, a cidade de Arapongas, no norte do Paraná, recebe entre esta quarta-feira (15) e sexta-feira (17) o 9º Congresso Nacional Moveleiro no Centro de Eventos Expoara. O evento, que reúne palestras e workshops focados para o segmento, acontecia anualmente em Curitiba e foi redirecionado para a cidade no interior, buscando focar e capacitar a indústria local.
“O setor gera 9,3 mil empregos diretos em Arapongas e cidades da região e vem aumentando o olhar para o mercado internacional”, aponta Irineu Munhoz, empresário do setor e coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
O tema desta edição é “Virtual + Real – Convergir para gerar vantagem competitiva”. “O evento tem uma abrangência nacional e acontece em uma cidade que é um polo do setor. O Sistema Fiep entende que esta é uma oportunidade de mostrar à cadeia produtiva inovações, oportunizar networking e negociações que são fundamentais para qualquer indústria”, diz o presidente da entidade Cláudio Petrycoski. A abertura contou com palestra da empresária Luiza Helena Trajano, diretora da rede de lojas Magazine Luiza, que reforçou as mudanças no mercado de varejo de mobiliário e outros itens para casa.

Retomada e desafios 

O economista sócio-diretor do IEMI – Inteligência de Mercado Marcelo Prado aponta que o cenário de grande pessimismo de 2016, vem dando espaço para uma sensível recuperação experimentada em 2017 e que vem se confirmando em 2018. “Analiso que este é o ano dos bens duráveis, onde se encontram os móveis, automóveis e outros e aí vê-se uma grande oportunidade para a indústria.”
No entanto, na avaliação do profissional, a indústria precisa se aproximar do consumidor e entender o que ele consome, qual a sua necessidade. “Cada pessoa quer adquirir o melhor dentro das suas possibilidades. Então não adianta competir só com preço, é preciso acreditar e desenvolver um estilo, evitar as cópias e reforçar a indústria local com a brasilidade e o design. Isso vale também na hora de exportar. A indústria que insiste em móveis que não tenham esse componente fica refém de ter um preço competitivo e só”, sentencia.
Na mesma perspectiva, Ana Brum , diretora técnica do Centro Brasil Design, vê que a presença de profissionais criativos dentro das indústrias é decisiva para tomada de decisões mais assertivas e rentáveis.

Estilo de Vida

A forma como as pessoas vivem e o perfil do que vem sendo chamado de “novo consumidor” nortearam o  projeto do espaço Estilo de Vida, ambiente que já é tradicional no congresso e busca apresentar casas reais. Este ano a assinatura é da arquiteta Katalin Stammer. “Busquei apresentar um circuito de tecnologias que permitissem de forma bem prática apresentar um ambiente desde o surgimento da ideia até a execução do ambiente”, afirma.
As quatro etapas contemplam: o olhar virtual com realidade aumentada, a visão técnica do projeto em duas dimensões, a realidade em miniatura e impressão 3D e, por fim, a materialização do espaço finalizado.
“Com o projeto, a intenção é estimular o imaginário das pessoas por meio de um percurso que vai do ambiente virtual ao ambiente físico. O foco é um espaço único que mostra todas as fases de um projeto e o que é relevante na hora de escolher o mobiliário: praticidade, funcionalidade, qualidade e tecnologia aplicada. Ainda mais neste cenário de ambientes desmaterializados, apenas com os móveis e produtos essenciais”, conclui Katalin.

Mostra Móveis

A organização do congresso, em parceria com a Expoara, uniu aos debates e rodadas de negócio, a primeira edição da Mostra Móveis, com 60 expositores apresentando os lançamentos da indústria em design, mobiliário e decoração. São indústrias do PR, SC, RS, MG e SP. A intenção é atrair também o público varejista para o evento e contemplar toda a cadeia.
* A jornalista viajou a convite da Fiep.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!