Tecnologia

Eventos Haus

Controle remoto sem pilhas e outras novidades sustentáveis da CES 2021

Isadora Raquel Rupp
14/01/2021 20:35
Thumbnail

Lançado na CES 2021, o controle remoto vem com um pequeno painel que permite recarregar com energia solar. | Divulgação/Samsung

Além das novidades voltadas para a limpeza e arrumação da casa e os lançamentos do que há de mais avançado em televisores, a CES 2021 (Consumer Eletronic Show), feira que reúne as novidades em tecnologia desenvolvida pelas marcas, está apresentando ainda uma nova tendência: a aplicação da sustentabilidade na prática.
A multinacional sul-coreana Samsung, por exemplo, quer zerar o uso de pilhas e baterias nos controles remotos das televisões da marca. O novo modelo, apresentado na CES 2021, é abastecido com energia solar, que vem com um pequeno painel para que o consumidor possa recarregar, seja por luz solar ou energia elétrica. O controle também é produzido com plástico reciclado.
O lançamento é parte de um posicionamento de mercado da marca que, nos próximos anos, embarcará em uma "jornada sustentável" para redução da pegada de carbono e melhora da eficiência energética dos produtos.
“Precisamos de uma solução holística, e esse é o nosso objetivo" disse a especialista em sustentabilidade ambiental da marca, Sandeep Rana, em coletiva de imprensa virtual (todo o evento foi realizado de forma remota por causa da pandemia do novo coronavírus). Ela destacou ainda que já há soluções sustentáveis empregadas, como o uso de inteligência artificial em máquinas de lavar, o que reduz o gasto de energia.
A Samsung também apresentou durante a CES 2021 o programa Galaxy Upcycling at Home. Com isso, os usuários podem utilizar seus smartphones antigos como eletrodomésticos. Ao atualizar o sistema, o antigo telefone vira uma babá eletrônica ou um dispositivo para o monitoramento dos animais de estimação.
A marca implementou ainda embalagens reutilizáveis, chamadas de "Eco-Package" em algumas de suas linhas de televisores, monitores e produtos de áudio.

Caixa de som ecológica

A caixa de som  pode ser usada no chuveiro e funciona com a energia gerada pela água.
A caixa de som pode ser usada no chuveiro e funciona com a energia gerada pela água.
A empresa de som Ampere trouxe para a CES 2021 uma solução prática e sustentável: uma caixa de som bluetooth, a "Shower Power" que pode ser instalada facilmente no chuveiro. Além disso, seu funcionamento e a energia para continuar funcionando são geradas pela própria água do chuveiro, responsável por acionar miniturbinas do aparelho.
A Ampere está realizando uma pré-venda da caixa na feira, por US$ 80 (cerca de R$ 425), com entrega prevista para maio.

Carbono zero

Fora os lançamentos, a alemã Bosch anunciou que é a primeira indústria com operações globais a atingir o marco de zero emissões de carbono em relação à energia que produz e que gera externamente.
A empresa conta ainda com uma startup que comercializa soluções como uma plataforma de energia baseada em nuvem, que aplica algoritmos inteligentes para reduzir o consumo de energia de máquinas e, assim, aumentar a eficiência enérgica do processo de produção.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!