Controle Remoto
Lançado na CES 2021, o controle remoto vem com um pequeno painel que permite recarregar com energia solar.| Foto: Divulgação/Samsung

Além das novidades voltadas para a limpeza e arrumação da casa e os lançamentos do que há de mais avançado em televisores, a CES 2021 (Consumer Eletronic Show), feira que reúne as novidades em tecnologia desenvolvida pelas marcas, está apresentando ainda uma nova tendência: a aplicação da sustentabilidade na prática.

A multinacional sul-coreana Samsung, por exemplo, quer zerar o uso de pilhas e baterias nos controles remotos das televisões da marca. O novo modelo, apresentado na CES 2021, é abastecido com energia solar, que vem com um pequeno painel para que o consumidor possa recarregar, seja por luz solar ou energia elétrica. O controle também é produzido com plástico reciclado.

Siga a HAUS no Instagram

O lançamento é parte de um posicionamento de mercado da marca que, nos próximos anos, embarcará em uma "jornada sustentável" para redução da pegada de carbono e melhora da eficiência energética dos produtos.

“Precisamos de uma solução holística, e esse é o nosso objetivo" disse a especialista em sustentabilidade ambiental da marca, Sandeep Rana, em coletiva de imprensa virtual (todo o evento foi realizado de forma remota por causa da pandemia do novo coronavírus). Ela destacou ainda que já há soluções sustentáveis empregadas, como o uso de inteligência artificial em máquinas de lavar, o que reduz o gasto de energia.

A Samsung também apresentou durante a CES 2021 o programa Galaxy Upcycling at Home. Com isso, os usuários podem utilizar seus smartphones antigos como eletrodomésticos. Ao atualizar o sistema, o antigo telefone vira uma babá eletrônica ou um dispositivo para o monitoramento dos animais de estimação.

A marca implementou ainda embalagens reutilizáveis, chamadas de "Eco-Package" em algumas de suas linhas de televisores, monitores e produtos de áudio.

Caixa de som ecológica

Caixa de som bluetooth
A caixa de som pode ser usada no chuveiro e funciona com a energia gerada pela água. | Divulgação.

A empresa de som Ampere trouxe para a CES 2021 uma solução prática e sustentável: uma caixa de som bluetooth, a "Shower Power" que pode ser instalada facilmente no chuveiro. Além disso, seu funcionamento e a energia para continuar funcionando são geradas pela própria água do chuveiro, responsável por acionar miniturbinas do aparelho.

A Ampere está realizando uma pré-venda da caixa na feira, por US$ 80 (cerca de R$ 425), com entrega prevista para maio.

Carbono zero

Fora os lançamentos, a alemã Bosch anunciou que é a primeira indústria com operações globais a atingir o marco de zero emissões de carbono em relação à energia que produz e que gera externamente.

A empresa conta ainda com uma startup que comercializa soluções como uma plataforma de energia baseada em nuvem, que aplica algoritmos inteligentes para reduzir o consumo de energia de máquinas e, assim, aumentar a eficiência enérgica do processo de produção.

Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]