Casa Cor Paraná 2015: espaços corporativos

adrianoj
23/06/2015 01:00
Thumbnail

Clube do Vinho. Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

CLUBE DO VINHO
O ambiente de 100 m² da arquiteta Deborah Nicolau tem dois pavimentos e é um convite para os amantes do vinho. No térreo, uma grande adega de marcenaria nos tons de madeira e laca roxa expõe mais de 600 garrafas da bebida. A iluminação pontual e um revestimento cimentício traz um clima intimista e aconchegante para o espaço. O piso superior, um lounge para degustação e convivência, é composto por móveis em tons sóbrios, como marrom, preto e bege; e de texturas clássicas, como couro, linho e madeira. Um detalhe especial está no guarda-corpo em vidro duplo do mezanino, que foi preenchido com rolhas.
LOUNGE GOSEG
O espaço dedicado a empresa de segurança do evento é assinado pela designer de interiores Manu Cancela. A profissional trabalhou com móveis sob medida e bastante madeira no ambiente — boa parte das paredes foram revestidas com o material. O lounge também possui lareira e iluminação especial, que destacam as obras de arte na parede. Cores como o azul petróleo, o bege, tons de dourado deixam o ambiente aconchegante.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
LOUNGE “BEM-ESTAR” e EMPÓRIO ORGÂNICO
A questão do bem-estar como conceito-chave no espaço da arquiteta Mariana Paula Souza é o ponto central do projeto. O  lounge composto por bancos, cadeiras e  outras peças assinadas pelo renomado designer brasileiro Sérgio Rodrigues. O Empório Orgânico é estruturado com painéis em MDF, que dão a sensação de abraçar o ambiente com sua forma curva. Os produtos expostos no empório são da linha Lapinha Orgânicos e ficam a venda durante todo o período da Casa Cor.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
LOUNGE DECA
Formas orgânicas e produtos naturais e brasileiros são destaque no lounge, assinado pela arquiteta Jane Rocha, que evidencia os metais sanitários de alta tecnologia da marca em meio a elementos naturais do Brasil, como sementes, fibras, madeiras, um revestimento feito com sementes de tingui e até uma cortina confeccionada pela artista plástica carioca Monica Carvalho com talos de samambaia. A luminária, ponto central do projeto, foi desenvolvida pelo lighting designer Bender Barbosa. Ela é de metal e contrapõe a proposta dos materiais naturais, evidenciando a tecnologia.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
HOME SPA AXELL
O espaço do designer Marcos Soares e do arquiteto Dennis Ricca é contemplativo e pensado para evidenciar o spa, que tem como nova tecnologia o sistema auto-tratável da água, evitando o desperdício. A peça é preta e o mármore Nero escovado foi aplicado no entorno para destacar a banheira. Outro revestimento interessante é o papel de parede holandês que remete a uma cascata. Elementos visuais e sonoros completam o ambiente: uma projeção com imagens orgânicas e de elementos naturais, a trilha sonora relaxante, elaborada por Ricca, que também é DJ e a iluminação indireta e intimista.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
FOYER TINTAS RENNER
O estilo art déco está no DNA do ambiente criado pela arquiteta Gislaine Bezerra Tourinho. O foyer confortável de um hotel serve de galeria para obras de artistas locais. No corredor, grandes pendentes italianos de correntes e luz indireta na marcenaria que reveste os pilares. Acompanhando o piso em granilite, a parede curva recebeu pintura similar pela artista plástica Marilene Ropelato, como alternativa ao papel de parede. Mesa iluminada com lareira âmbar e raízes de madeira expostas como arte.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
ESPAÇO THÁ
Como parte das comemorações do 120º aniversário do grupo Thá, a paisagista Ana Augusta Lupion e a arquiteta Renata Pisani fazem uma pequena releitura da loja homônima a ser inaugurada em breve no Batel. Materiais de linguagem urbana e industrial, combinados a elementos de madeira, mais refinados e sutis, dão o tom do projeto. Na lateral e nos fundos, painéis vermelhos que dialogam com o deque e com as paredes revestidas por porcelanato no padrão de cimento queimado.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
COZINHA E GARAGEM RENAULT
Para o perfil de um executivo jovem e despojado, a arquiteta Gisela Ribeiro desenhou uma cozinha com churrasqueira nas cores bege, branco e amarelo. Junto de uma parede quadro negro, destaque para a iluminação em trilhos e para os pendentes com toque industrial.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
LOUNGE COMPAGÁS
Conforto e sofisticação traduzidos em tons sóbrios, linhas retas e mistura de diferentes materiais no ambiente do arquiteto Marcelo Lopes. Espelhos oferecem amplitude e poltronas italianas compõem com tapetes exclusivos e granito verde escuro com iluminação interna. Por ser um espaço de estar, o paisagismo deixa o espaço bem pessoal e com toque de informalidade, apesar dos tons sóbrios.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Conheça todos os ambientes da mostra:
Textos: Daliane Nogueira, Eloá Cruz e Luan Galani

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!