Cubas brasileiras inspiradas no formato de ovo ganham principal prêmio de design do mundo

Luciane Belin*
21/03/2019 14:41
Thumbnail

Foto: Divulgação/Roca

A coleção de cubas desenhada por Ruy Ohtake para a Roca foi anunciada recentemente como a vencedora da categoria máxima de um dos prêmios de maior prestígio mundial no campo do design: o Red Dot Award 2019, concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha. Destacando a brasilidade do produto, o júri consagrou o design de Ruy Ohtake como best of the best, e a entrega da premiação  será em julho em Essen.
Para quem quer conferir o design das peças, apresentadas na Expo Revestir 2018, a coleção de cubas criada pelo arquiteto brasileiro é um dos itens na exposição O Design da Forma, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até o dia 14 de abril.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Além da reconhecida coleção de cubas, a exposição vai mostrar também outras peças de design com assinatura do arquiteto. Serão 25 itens, selecionados com curadoria Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes.
A mostra exibe além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto. Estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake.

Programação

Durante a exposição, o arquiteto também lança seu livro Ruy Ohtake: o design da forma, com textos de Fabio Magalhães, Marili Brandão, Priscyla Gomes e ensaio fotográfico de Ruy Teixeira (Editora Olhares, 196 páginas, R$ 95,00). O lançamento acontece no dia 26 de março, às 19h.
Estão programados, ainda, ateliês como o “Design de sobrevivência” (atividade para famílias) em que situações inusitadas serão estímulo para construção de espaços e instrumentos de sobrevivência – dias 23 de março, das 11h às 12h30, e 31 de março, das 15h às 16h30. São 20 vagas.
Já o ateliê “A fotografia e o design da forma”, com Sérgio Fernandes e Tiago Santana, membros do coletivo Afrotometria, será um workshop teórico e prático sobre a diversidade das formas e como podem ser capturadas pela fotografia. O evento ocorre nos dias 6 e 7 de abril, sábado, das 10h às 13h, e domingo, das 14h às 17h, com 15 vagas.
As inscrições para os ateliês podem ser feitas pelo site do Instituto Tamie Ohtake.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!