Curitiba recebe evento com palestras internacionais sobre design e desenvolvimento sustentável

HAUS
24/10/2018 20:02
Thumbnail

Evento promovido pelo Centro Brasil Design vai trazer discussões sobre o impacto do design no processo do desenvolvimento sustentável do planeta. Foto: Bigstock.

Impulsionado pela sua recente adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o Centro Brasil Design (CBD) promove em Curitiba o evento “Design for a better world” no próximo dia 08 de novembro, reunindo pessoas e instituições ligadas ao design e que adotam práticas de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O encontro,gratuito e aberto ao público, acontecerá no auditório do Sebrae/PR e terá como principal atração a palestra de Srini Srinivasan, presidente do World Design Organization (WDO – Organização Mundial de Design). Ele trará o tema “design como ferramenta social” e mostrará como uma instituição internacional tem atuado em ações alinhadas com a iniciativa da ONU.
Srini Srinivasan. Foto: Divulgação
Srini Srinivasan. Foto: Divulgação
A programação conta ainda com participações de Adriana Kalinowski, (Sebrae Paraná), Maurício Noronha e Rodrigo Brenner (Furf Design Studio), Marcelo Ebert Ribeiro (YVY), Rodrigo Dângelo (DDID), Carlo Pereira (Rede Brasil Pacto Global), Waldick Jatobá (Instituto Campana), Roberto Marcelino (iCities) e Sérgio Póvoa Pires.
“Somos a primeira instituição de design do Brasil a participar desta importante iniciativa da ONU. Queremos enriquecer as discussões sobre os desafios dos ODS pela ótica do design e da sustentabilidade, por isso o evento trará especialistas e articuladores de políticas públicas de inclusão para elevarmos o papel do design na busca de soluções”, diz Letícia Castro, diretora superintendente do CBD.
O Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos signatários a oportunidade de ampliar a discussão e implementação de iniciativas ligadas à sustentabilidade. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com cerca de 770 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.
O evento em Curitiba tem o patrocínio do Sebrae/PR, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Electrolux. Já os apoiadores são a Rede Brasil do Pacto Global, o Instituto Campana, Instituto Bardi, Centro Europeu, Sérgio Pires, World Design Organization, MADE, Universidade Federal do Paraná (UFPR), iCities Grupo OM, Furf Design Studio, Copel e Instituto Jaime Lerner. A HAUS, da Gazeta do Povo, é mídia parceira.

Serviço

DESIGN FOR A BETTER WORLD. Dia 08 de novembro de 2018, Das 8h30 às 11h30. No auditório do Sebrae/PR (Rua Caeté, 150, Prado Velho).
Inscrições devem ser feitas no site do CBD.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!