Curitiba sedia maior encontro de construção verde da América Latina

A 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo vai reunir a cadeia produtiva da construção sustentável entre os dias 5 e 7 de novembro

Curitiba será sede do ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo. Foto Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

por HAUS

22/08/2018

compartilhe

O Brasil ocupa o 4º. lugar no ranking de países com mais edificações com certificados sustentáveis (certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design). São 1.308 projetos registrados e destes, 504 certificados. A certificação costuma ser usada como um argumento a mais na apresentação de produtos imobiliários. Além disso, aparece em construções de escolas, creches, lojas, hospitais, entre outras edificações, públicas ou privadas.

Debater esse cenário e apresentar novas soluções é uma necessidade constante para o mercado de construção e Curitiba sediará, pela primeira vez, o principal evento de construção sustentável da América Latina. A 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

A palestra de abertura será proferida pelo Juiz Federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Sérgio Moro, que sobre o “Construindo o Brasil que queremos”, falará sobre conduta pessoal e de que maneira as posturas adotadas pelos indivíduos podem transformar o meio em que convivem. A programação contará ainda, além de exposição e palestras, com visitas técnicas em empreendimentos curitibanos com Certificação LEED e apresentações de 41 trabalhos técnicos sobre energias renováveis.

Foto: Bigstock

>>> Com nova certificação, Brasil ganha destaque em ranking de sustentabilidade

O evento vai oferecer conteúdo técnico para profissionais, gestores públicos e acadêmicos de áreas como construção, arquitetura, engenharia, design, agronegócio, sustentabilidade, habitação, planejamento urbano e outras. Serão apresentadas mais de 40 sessões educacionais (palestras, apresentação de trabalhos técnicos), além de workshops, eventos de networking e visitas técnicas em edifícios de destaque.

Eventos paralelos

A edição de 2018 será realizada simultaneamente a outros dois eventos, a 5ª edição do Smart Energy Paraná, voltado à eficiência energética e energias renováveis, e o ASHRAE Brasil Chapter, sobre a eficiência energética em edificações. Esses eventos têm por objetivo debater a importância da utilização de fontes renováveis de energia para o desenvolvimento, disseminar conhecimento técnico sobre o tema e promover a geração de negócios.

Segundo Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council, a sinergia entre os eventos é positiva e vai agregar valor aos debates. “Esta edição do Greenbuilding Brasil será icônica, posto que tornaremos o evento itinerante e a cidade escolhida é Curitiba, destacando as parcerias locais e a qualidade dos projetos na região Sul que lideram pelo percentual de projetos certificados LEED Platinum e pioneirismo nas certificações GBC ZERO ENERGY e GBC CASA e CONDOMÍNIO”, afirma.

>>> Casa no interior do PR é a primeira do estado com certificação sustentável

Segundo Faria, o Brasil é um dos primeiros países a implementar uma certificação – Certificação Zero Energy Building – voltada à aceleração da geração de energia por fontes renováveis, ao conceito de geração distribuída e ao fomento de grandes avanços no que tange a eficiência energética. Ele explica que o World Green Building Council firmou compromisso no COP Paris, estabelecendo a meta de garantir a autossuficiência energética das novas edificações até 2030, e em um segundo momento, todas até 2050, para garantir a reduções das 84 GTon de emissões, o suficiente para manter o aquecimento em até 1,5ºC. “A meta foi proposta a 10 unidades do Green Building Council no mundo e o Brasil é um deles”, completa o executivo

Energia e as construções verdes

A energia e a construção civil são dois dos segmentos mais importantes para a economia e sociedade brasileira. Segundo dados do IBGE, a construção civil representa 11,3% do PIB do país (incluindo as atividades imobiliárias), enquanto que a energia representa 2,7%. Segundo mostra o Plano Nacional Energético (EPE) para 2050, 48% do consumo de energia do país é proveniente de edificações, incluindo residências, edifícios comerciais e públicos e, até 2015, haverá um aumento de 148% no consumo de energia no setor de edificações.

No Brasil, 40% da energia gerada é proveniente de fonte renovável, grande parte de hidrelétricas, que representam três vezes a média mundial. Já no quesito energia solar, o país apresenta potencial de geração de 28.500 GW. O crescimento do mercado de energia fotovoltaica em 2017 no Brasil foi de 256,48% e foram registradas 27.605 edificações com geração distribuída em maio 2017, contra 7.807 em 2016.

O Paraná, onde os eventos serão realizados, produz 94,4% da energia gerada por hidrelétricas no Brasil e consome o equivalente a 17,1% da energia nacional e 59,5% do que é consumido em toda a região Sul. Trata-se do 5º estado com maior geração de energia fotovoltaica do Brasil. Em 2018, o Paraná registrou 2 mil edificações em micro e mini geração de energia, sendo 300 na capital e região metropolitana de Curitiba.

Em termos de certificação verde, a taxa anual de crescimento de edifícios sustentáveis no Brasil é de 41%. Já na região Sul é de 79,6%. A Região Sul se destaca pela qualidade dos projetos verdes certificados. Isso se verifica no percentual elevado de edificações certificadas LEED Platinum, maior nível da certificação verde. O Sul lidera, ainda, os projetos na certificação GBC ZERO ENERGY e Curitiba concentra o maior número de edificações registradas no GBC CASA e CONDOMÍNIO.

SERVIÇO

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2018. Entre 5 e 7 de novembro de 2018 no Salão Principal da Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200). O investimento para participação no evento é de R$ 690. Mais informações e credenciamento no site do evento.

LEIA TAMBÉM

11 passos para construir uma casa totalmente sustentável

Sustentabilidade pauta soluções arquitetônicas de cidades

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você