Curitiba sedia maior encontro de construção verde da América Latina

HAUS
22/08/2018 21:30
Thumbnail

Curitiba será sede do ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo. Foto Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo | gazeta

O Brasil ocupa o 4º. lugar no ranking de países com mais edificações com certificados sustentáveis (certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design). São 1.308 projetos registrados e destes, 504 certificados. A certificação costuma ser usada como um argumento a mais na apresentação de produtos imobiliários. Além disso, aparece em construções de escolas, creches, lojas, hospitais, entre outras edificações, públicas ou privadas.
Debater esse cenário e apresentar novas soluções é uma necessidade constante para o mercado de construção e Curitiba sediará, pela primeira vez, o principal evento de construção sustentável da América Latina. A 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
A palestra de abertura será proferida pelo Juiz Federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Sérgio Moro, que sobre o “Construindo o Brasil que queremos”, falará sobre conduta pessoal e de que maneira as posturas adotadas pelos indivíduos podem transformar o meio em que convivem. A programação contará ainda, além de exposição e palestras, com visitas técnicas em empreendimentos curitibanos com Certificação LEED e apresentações de 41 trabalhos técnicos sobre energias renováveis.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
O evento vai oferecer conteúdo técnico para profissionais, gestores públicos e acadêmicos de áreas como construção, arquitetura, engenharia, design, agronegócio, sustentabilidade, habitação, planejamento urbano e outras. Serão apresentadas mais de 40 sessões educacionais (palestras, apresentação de trabalhos técnicos), além de workshops, eventos de networking e visitas técnicas em edifícios de destaque.

Eventos paralelos

A edição de 2018 será realizada simultaneamente a outros dois eventos, a 5ª edição do Smart Energy Paraná, voltado à eficiência energética e energias renováveis, e o ASHRAE Brasil Chapter, sobre a eficiência energética em edificações. Esses eventos têm por objetivo debater a importância da utilização de fontes renováveis de energia para o desenvolvimento, disseminar conhecimento técnico sobre o tema e promover a geração de negócios.
Segundo Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council, a sinergia entre os eventos é positiva e vai agregar valor aos debates. “Esta edição do Greenbuilding Brasil será icônica, posto que tornaremos o evento itinerante e a cidade escolhida é Curitiba, destacando as parcerias locais e a qualidade dos projetos na região Sul que lideram pelo percentual de projetos certificados LEED Platinum e pioneirismo nas certificações GBC ZERO ENERGY e GBC CASA e CONDOMÍNIO”, afirma.
Segundo Faria, o Brasil é um dos primeiros países a implementar uma certificação – Certificação Zero Energy Building – voltada à aceleração da geração de energia por fontes renováveis, ao conceito de geração distribuída e ao fomento de grandes avanços no que tange a eficiência energética. Ele explica que o World Green Building Council firmou compromisso no COP Paris, estabelecendo a meta de garantir a autossuficiência energética das novas edificações até 2030, e em um segundo momento, todas até 2050, para garantir a reduções das 84 GTon de emissões, o suficiente para manter o aquecimento em até 1,5ºC. “A meta foi proposta a 10 unidades do Green Building Council no mundo e o Brasil é um deles”, completa o executivo

Energia e as construções verdes

A energia e a construção civil são dois dos segmentos mais importantes para a economia e sociedade brasileira. Segundo dados do IBGE, a construção civil representa 11,3% do PIB do país (incluindo as atividades imobiliárias), enquanto que a energia representa 2,7%. Segundo mostra o Plano Nacional Energético (EPE) para 2050, 48% do consumo de energia do país é proveniente de edificações, incluindo residências, edifícios comerciais e públicos e, até 2015, haverá um aumento de 148% no consumo de energia no setor de edificações.
No Brasil, 40% da energia gerada é proveniente de fonte renovável, grande parte de hidrelétricas, que representam três vezes a média mundial. Já no quesito energia solar, o país apresenta potencial de geração de 28.500 GW. O crescimento do mercado de energia fotovoltaica em 2017 no Brasil foi de 256,48% e foram registradas 27.605 edificações com geração distribuída em maio 2017, contra 7.807 em 2016.
O Paraná, onde os eventos serão realizados, produz 94,4% da energia gerada por hidrelétricas no Brasil e consome o equivalente a 17,1% da energia nacional e 59,5% do que é consumido em toda a região Sul. Trata-se do 5º estado com maior geração de energia fotovoltaica do Brasil. Em 2018, o Paraná registrou 2 mil edificações em micro e mini geração de energia, sendo 300 na capital e região metropolitana de Curitiba.
Em termos de certificação verde, a taxa anual de crescimento de edifícios sustentáveis no Brasil é de 41%. Já na região Sul é de 79,6%. A Região Sul se destaca pela qualidade dos projetos verdes certificados. Isso se verifica no percentual elevado de edificações certificadas LEED Platinum, maior nível da certificação verde. O Sul lidera, ainda, os projetos na certificação GBC ZERO ENERGY e Curitiba concentra o maior número de edificações registradas no GBC CASA e CONDOMÍNIO.

SERVIÇO

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2018. Entre 5 e 7 de novembro de 2018 no Salão Principal da Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200). O investimento para participação no evento é de R$ 690. Mais informações e credenciamento no site do evento.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!