Investidor parceiro de Elon Musk vem a Curitiba na Smart City Expo 2019

Aléxia Saraiva
07/03/2019 20:25
Thumbnail

Bibop Gresta, Ana Carla Fonseca e Benjamin de la Peña são destaques da programação desta edição. Foto: divulgação

Já está próxima a segunda edição curitibana da maior feira de cidades inteligentes do mundo. A Smart City Expo, que acontece nos dias 21 e 22 de março na Expo Barigui, traz grandes nomes internacionais e da casa na área, e já tem 54 palestrantes confirmados. Entre eles, está o americano Bibop Gresta, presidente da empresa Hyperloop Transportation Technologies (HTT), que palestra no dia 22.
A HTT lidera os estudos sobre o conceito ‘futurista’ de transporte coletivo Hyperloop, criado por Elon Musk, que consiste em um trem que desliza por canos metálicos de baixa pressão em velocidades que poderão chegar a 1.200 km/h — modelo que promete ser o futuro do transporte coletivo.
Já na área da economia e cidades criativas, o destaque vai para a doutora em urbanismo Ana Carla Fonseca. À frente da empresa Garimpo de Soluções, ela é especialista em cidadania ativa e inovação urbana, além de ser vencedora do Prêmio Jabuti em economia e finalista em urbanismo. Fonseca palestra no dia 21, logo após a cerimônia de abertura.
Primeira edição do da Smart City Curitiba aconteceu em março de 2018. Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo
Primeira edição do da Smart City Curitiba aconteceu em março de 2018. Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo

Representantes internacionais

Na programação, também estão incluídos diversos representantes de cidades internacionais com experiência em cidades inteligentes. Alguns dos confirmados são Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Transporte de Seattle, nos Estados Unidos, e Diego Gismondi, Subsecretário de Modernização do Governo de Santa Fe, na Argentina.
Área de exposição do Smart City Expo Curitiba 2018. Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo
Área de exposição do Smart City Expo Curitiba 2018. Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo
Neste ano, o evento é dividido em quatro pilares temáticos: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes, governança em sociedades digitais, planejando cidades inovadoras e inclusivas, e cidades criativas, sustentáveis e humanas.
A programação completa prevê 85 palestrantes e moderadores e 25 sessões extras, entre plenários e paralelas. Além do congresso, o evento também conta com a exposição de 35 empresas com soluções e produtos inteligentes, cuja entrada é gratuita. A organização do evento estima que a feira receba 6 mil visitantes ao longo dos dois dias.

Inscrições

As inscrições para o congresso estão no terceiro lote, saem por R$ 1.350 (inteira) e podem ser realizadas neste link. A inscrição é gratuita para visitar a exposição. Estudantes e professores pagam meia entrada e devem apresentar comprovante do benefício no dia do evento.
Para conferir a agenda completa, clique aqui.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!