Exposição de bancos indígenas que já rodou o mundo chega a museu de Curitiba

HAUS
13/11/2018 20:10
Thumbnail
O design e o simbolismo característico dos povos tradicionais brasileiros marcam a exposição Bancos Indígenas do Brasil, em cartaz no Museu de Arte indígena (MAI) a partir desta quarta-feira (14). Reunindo cerca de 500 peças oriundas de povos de diferentes regiões do país, como Alto e Baixo Xingu, sul da Amazônia, norte do Pará e Guianas, a mostra traduz a arte e a dimensão religiosa dos trabalhos esculpidos em madeira.
Fotos: divulgação
Fotos: divulgação
Aliando funcionalidade e beleza, os bancos são zoomórficos (fazendo referência a animais da fauna brasileira), trazem grafismos característicos destas comunidades ou são coloridos com pigmentos diversos, retratando o universo cultural e a cosmologia das etnias, assim como sua potência criativa e apuro estético.
Em Curitiba, a exposição tem curadoria e expografia de Ana Itália Paraná Mariano e Ana Silvia Paraná Mariano Kerin, direção de Julíanna Podolan Martims, coordenação de Samantha Donner Rothert e montagem e iluminação de Artur William Pereira. A mostra já passou pelo Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e pelo Museu de Arte Teien, em Tóquio, onde foi assinada pelo arquiteto Toyo Ito. Nas duas cidades, recebeu cerca de 60 mil visitantes
Serviço
Exposição Bancos Indígenas do Brasil 
Data: de 14 de novembro a 11 de fevereiro
Horário: de 2ª a 6ª-feira, das 10h às 17h30
Entrada gratuita
Local: Museu de Arte Indígena (MAI)
Endereço: Av. Água Verde, 1.413, Água Verde – Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3121-2395

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!