Você tem mais duas semanas para visitar a Casa Cor PR

adrianoj
23/06/2015 01:00
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Textos: Daliane Nogueira, Eloá Cruz e Luan Galani
O ambiente tranquilo e preservado do complexo cultural A Fábrika no Alto da XV são referência no bairro. A estrutura é um respiro em meio aos prédios e à agitação das ruas do entorno. O imóvel de arquitetura fabril dos anos 1930, ocupado por vários empreendimentos, entre escolas de idiomas e dança, uma academia de ginástica, o consulado e a câmara do comércio da França, além da redação do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, terá, a partir de hoje um novo atrativo.
A Casa Cor Paraná montou a estrutura de sua 22ª edição em um dos pavilhões, com 3 mil m², apresentando 47 ambientes e o anexo da Gazeta do Povo. “Uma das nossas preocupações é ocupar imóveis icônicos, contribuindo para colocar o espaço no mapa mental da cidade. E a Fábrika é um espaço cool e cheio de história”, lembra a diretora da Casa Cor Paraná Marina Nessi.
São quase 70 profissionais entre arquitetos, designers e paisagistas que exploraram a arquitetura  do imóvel. O pé direito alto, o sistema de ventilação inteligente, a iluminação natural e os dutos de eletricidade aparentes são detalhes charmosos e de inspiração industrial que contribuíram para o resultado final.
Alguns temas nortearam os projetos: a brasilidade, proposta da Casa Cor nacional; o consumo consciente, bandeira levantada pela edição local; e a tecnologia aplicada ao morar. “Determinamos o uso de iluminação 100% em LED, para mostrar como uma atitude simples pode ter um reflexo importante na economia de energia”, aponta Marina.
Imóvel histórico
Durante 45 anos, o imóvel onde está instalado o complexo cultural A Fábrika foi ocupado pela fábrica de fitas Venske. Os proprietários suíços basearam-se na arquitetura e tecnologia europeia para criar os pavilhões que abrigavam teares.
A empresa fechou em 1980 e, anos depois, os prédios foram, um a um, sendo recuperados e ocupados. O processo estendeu-se por cerca de uma década. A arquitetura foi preservada e evidenciada na nova configuração do imóvel, que teve projeto de recuperação feito pelos arquitetos Maria Helena Paranhos e Paulo Pacheco.
Desde 2013, o Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo somou-se às atividades do complexo com um conceito inovador de redação, um espaço multiuso que reúne estúdio fotográfico, cozinha gourmet, camarim e lounges de convivência. Toda essa estrutura, anteriormente criada pelo arquiteto Lúcio Albuquerque, foi remodelada para a Casa Cor pela arquiteta Yara Mendes. Nas próximas páginas, você conhece os ambientes da Casa Cor PR 2015.
ANEXO GAZETA DO POVO
Na redação do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, a natureza multifuncional do espaço foi o grande desafio da arquiteta Yara Mendes. O espaço recebe eventos, editoriais de fotos e filmagens, além de ser ambiente de trabalho para mais de 20 jornalistas das publicações Haus, Bom Gourmet e Viver Bem.  A sala tem cerca de 400 m2 e é orgânica, todos os ambientes se comunicam.
Na entrada, o espaço Luxo, com móveis de design da Inove, como a mesa de centro Tamanduá, com acabamento em laca preta. Na cozinha Bom Gourmet, os móveis Evviva Bertolini unem inox e laminado na cor Bilbao. Outro destaque são os tampos da pia e bancada em Neolith, uma superfície ultracompacta sintetizada na cor marfil, da Alicante, executado pela Dutras Pedras. As cubas em inox reforçado e o misturador gourmet são importados pela Loja Harmony e os eletrodomésticos em inox, da Electrolux.
No espaço central, o lounge Viver Bem é composto por poltronas Milla, da Momentum & Design, e pela mesa de centro em resina da Office Art.
À frente da parede que foi pintada de branco para servir de superfície para projeção – com tecnologia 3D da Euroaudio –, está montado o lounge Haus, com móveis da Saccaro que trazem diversidade de materiais, como fibra, madeira e laca. Ao lado desse espaço, um bistrô, com banquetas em tom marsala, e cadeiras em carvalho natural, da Piccola Brotto. A obra de arte de André Mendes, executada em Dress All, é um ponto colorido e lúdico do projeto e cumpre a função de delimitar o espaço reservado para o camarim.
A área reservada para as estações de trabalho foi delimitada com grandes estruturas de madeira, que servem como armário de apoio, feitas com o laminado peroba da linha Tatto, da Berneck.  Alguns pontos  do móvel são vazados, dando leveza ao projeto.
Durante o período da Casa Cor, o espaço receberá os jantares assinados por renomados chefs de Curitiba com promoção do Bom Gourmet.
ESPAÇO FRANÇA
O hall que atende as salas ocupadas pelo Consulado da França e Pela Câmara do Comércio França Brasil foi redecorado pela arquiteta Yara Mendes. A profissional buscou inspiração no país europeu e escolheu móveis de corda náutica da Tidelli, para Ton Sur Ton, nas cores azul, vermelho e branco. Para completar a ambientação, uma seleção de folhagens em vasos altos, criando um clima de jardim de inverno.
GALERIA JOÃO TURIN
No túnel que liga o pavilhão da Casa Cor ao Anexo Gazeta do Povo, a arquiteta Yara Mendes faz uma homenagem ao artista paranaense João Turin. O vidro foi revestido com sistema clipso de tecido tencionado com impressão de esboços do artista.  O painel, feito pela empresa F9, é retroiluminado para criar um efeito visual.  Na passagem estarão expostas algumas esculturas de Turin.
Conheça todos os ambientes da mostra:
Assista à cobertura da festa de abertura:
SERVIÇO: Casa Cor Paraná 2015. Rua Fernando Amaro, 60, Alto da XV (A Fábrika). De 23 de junho a 9 de agosto. De terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas; sábados, das 13 às 21 horas e domingos, das 13 às 19 horas.  Entrada R$ 40 e R$ 20 (meia).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!