Falta menos de um mês para a Casa Cor Paraná 2012

Lara Mota, especial para a Gazeta do Povo
03/05/2012 14:35
Thumbnail
Qual a importância da Casa Cor para o cenário de arquitetura e design no Paraná?
A Casa Cor colocou em evidência os profissionais de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo, além de tê-los transformado em “produtos de consumo”, ou seja, muita gente passou a “consumir” os serviços desses profissionais ao longo do tempo. O evento contribuiu para que o público apurasse e afinasse o seu olhar, colaborou para as suas escolhas e o ajudou a ser mais exigente nas opções de compras. Por outro lado, os profissionais aprenderam a pensar, a discutir e a vender o design. Enfim, é muito claro no mercado o “antes e o depois da Casa Cor”.
Como foi definido o tema? Quais foram os critérios para a escolha do espaço que vai abrigar a Casa Cor este ano?
Nesta edição, reiteramos nossa missão de apresentar soluções inovadoras de decoração em um espaço central. Voltamos a focar a Curitiba Urbana, selecionando o histórico imóvel da Alameda Carlos de Carvalho, no Quadrilátero da Decoração, para abrigar o evento.
A área apresenta atualmente um grande desenvolvimento comercial e corporativo, o que nos permite cumprir com um de nossos principais objetivos: convidar o público apreciador de decoração a descobrir a beleza e a grandeza do comércio que a região oferece.
A rua ainda mantém imóveis antigos, repletos de mistérios e histórias que fazem a identidade da cidade; ainda conserva um ar de bairro vicinal, onde os moradores e seus ocupantes todos se conhecem. Mas, pouco a pouco, cede lugar para o crescimento vertical da metrópole.
Estamos ocupando a Casa Cultural União Juventus, aproveitando esse magnífico exemplar da arquitetura do passado, provando que, sim, é possível conviver com prédios modernos e imponentes e valorizar espaços que contam a história da cidade e de seus habitantes.
Curitiba, como poucas cidades no Brasil, sempre soube preservar e manter espaços que a embelezam. O velho casarão sobreviveu ao tempo e agora se projeta para uma nova vida em meio à inovação e à modernidade que o rodeia.
O tema da Casa Cor Paraná 2012 é retrofit, ou seja, a recuperação, repaginação e vida nova a um imóvel antigo.
Em junho teremos também a Rio + 20, o reuso e a valorização de materiais considerados ecologicamente corretos são apenas uma tendência ou uma realidade que tende a ser incorporada?
O reaproveitamento está hoje focado não somente na arquitetura, mas em todos os segmentos da economia e nos hábitos e atitudes que devem ser incorporados ao dia a dia da população. As pessoas devem ser orientadas para escolhas de produtos e serviços de empresas que tenham foco na Sustentabilidade.
Na arquitetura, o Retrofit difere substancialmente do simples restauro ou reforma que visam apenas à introdução de melhorias. É uma prática absolutamente adequada nesse momento que se fala tanto em sustentabilidade e, especialmente, em tempos de redução de áreas urbanas. Esse conceito de Retrofit não se limita a prédios, mas pode atingir também grandes áreas urbanas especialmente quando se aborda a reconfiguração de bairros e a revitalização de áreas abandonadas e em desuso.
Há hoje uma forte tendência dos arquitetos buscarem aliar a utilização de materiais sustentáveis ao conforto e a beleza. Ambientes ecologicamente corretos, com redução de consumo de água e resíduos, jardins verticais, além de móveis e revestimentos com madeira de demolição têm se tornado itens de desejo de quem aprecia arquitetura e decoração.
Em relação ao tema nacional, como ela acha que o mundo da moda interfere nas criações da arquitetura local?
Os arquitetos e profissionais de decoração, e mesmo o mundo da indústria desse segmento, tem um olhar para o “novo”, e esse olhar pode ser inspirado em qualquer lugar, feiras internacionais, eventos, arte, musica, cinema e até mesmo a moda.
No mundo de hoje a informação é muito rápida. As informações são palpáveis e facilmente absorvidas. O universo fashion se faz cada vez mais presente nos projetos de decoração, no dia a dia das pessoas.
Além disso, o novo momento da economia brasileira e do mercado de arquitetura e decoração apresenta muitíssimas opções em tecnologia, assim como materiais, texturas, e cores que servem de referência para os estilistas, sendo rapidamente absorvidos e ganham novas interpretações nos projetos de arquitetura, design de interiores e nos itens de construção.
Em que passo estão as obras?
As obras estão na fase estrutural, colocação de gessos, pisos, revestimentos e início de pinturas de paredes. Na próxima semana começa a fase de marcenarias e, depois, os acabamentos.
A Casa deve estar totalmente ponta no dia 16 de maio, quando serão feitas as fotos para a Revista Casa Cor PR 2012. Os prazos, a exemplo dos anos anteriores, serão rigorosamente cumpridos, sendo que a inauguração está agendada para a data 31 de maio e visitação do publico de 1º junho a 11 de julho.
Qual a expectativa para este ano?
A Casa Cor Paraná tem um público cativo de cerca de 30 mil visitantes que espera e acompanha o evento em qualquer endereço. No entanto, como nesse ano o evento está sendo preparado em um endereço central, por onde circula o PIB do Paraná, certamente teremos um acréscimo expressivo no número de visitantes.
Todos lembram o ano de 1997 quando a Casa Cor Paraná foi realizada no prédio Curitiba Trade Center, instalando-se, pela primeira vez no Brasil, em um prédio vertical, e que tivemos expressiva visitação.
O evento de 2012, com história de 19 anos tão bem consolidada, certamente receberá total aceitação de seu público que, ano a ano, espera pelo evento e suas ideias inovadoras e inéditas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!