Intervenções artísticas transformam o conceito de Parada Truck

Luan Galani
21/11/2015 21:18
Thumbnail

Crianças utilizam armas de plástico coloridas para pintar estrutura de madeira concebida como uma onda pelo artista plástico Tony Reis. Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

As intervenções artísticas transformaram radicalmente a segunda edição da Parada Truck, que acontece até domingo (22) na Pedreira Paulo Leminski. Mais do que proporcionar obras que embelezam o ambiente, as criações ampliaram a experiência e interação do público com o evento.
A grande sensação do evento entre adultos e crianças é uma estrutura de madeira de reflorestamento que imita a forma de onda e serve de tela de pintura. Quem passa pelo local pode pegar armas de plástico, enchê-las de tintas coloridas e fazer sua contribuição artística. A obra é do artista plástico Tony Reis. “Quis explorar esse clima de guerra que vivemos no Brasil e no mundo. Por isso a onda, as armas e a frase no chão: Armas de criação em massa.”
Uma escultura em resina do super-herói Hulk também foi destaque. A obra, que também pertence a Reis, foi cercada por sobras dos pallets utilizados na estrutura dos stands do evento. E duas molduras barrocas cravadas no chão da Pedreira foram motivo de filas entre os visitantes, que tiraram muitas selfies nas esculturas. A ideia é utilizar e valorizar a natureza do local.
E Reis ainda foi responsável por outras esculturas espalhadas pelo local, que atraem as atenções. Como a mão que grita no lago e a mão que sangra com a Torre Eiffel.
O público também pode acompanhar em tempo real a criação de uma tela artística gigante de 10 metros de comprimento por dois metros de altura, assinada pelo artista curitibano Café, que trabalha com a temática da opressão social sobre diversos grupos sociais, principalmente os negros.
Os artistas curitibanos Dstak e Diesko trabalharam em outros grafites, com desenhos temáticos da Parada Truck, como food bikes e hambúrgueres. A experiência permitiu que os visitantes acompanhassem todo o processo de criação das obras.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!