Casa Cor Paraná 2015: ambientes de convivência

adrianoj
23/06/2015 01:00
Thumbnail

Living. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

LIVING
Fazendo o uso de recursos modernos, os arquitetos André Bertoluci e Martha Coelho apostam na linearidade e na aplicação de cores claras, para criar um ambiente que tem como objetivo principal receber familiares e amigos de um jeito intimista. O cômodo, que mistura referências contemporâneas e clássicas, é bem iluminado, conta com cores claras, como bege e off white, que destacam ainda mais as obras de arte assinadas por Marilene Ropelato e José Gonçalves.
ESTAR ÍNTIMO
O espaço está situado numa das áreas de circulação da casa. O arquiteto Luiz Maingué , que estreia na mostra com este projeto, quis dar ao ambiente um ar de galeria de arte. Obras dos artistas plásticos Aecio Sarti, André Coelho e Sheilla Liz preenchem as paredes. Uma estante de sete metros de comprimento, desenhada pelo próprio arquiteto, é um dos principais destaques na decoração. No mobiliário, peças dos designers Sérgio Rodrigues, Aristeu Pires e Fernando Zanardi.
Estar íntimo. Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Estar íntimo. Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
ESTAR E JANTAR
Neste ano, as arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas optaram por trabalhar somente com produtos de origem nacional. Há várias referências ao design brasileiro, como no uso da madeira de reflorestamento no mobiliário planejado, painéis em pedra vindos de Minas Gerais e  na vegetação interior. Os pendentes em cobre acima da mesa de jantar trazem personalidade ao espaço. O pé-direito original foi mantido e todas as paredes revestidas em MDF, para garantir o conforto térmico.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
COZINHA GOURMET
Na proposta das arquitetas Bruna Moribe e Carolina Buchner Bastos, a cozinha gourmet ganhou caráter multiuso e virou espaço para fazer as refeições diárias e receber os amigos numa ocasião especial. O projeto conta com iluminação natural – aproveitada com base no efeito “chaminé”, abertura no teto que facilita a entrada da luz do sol – e marcenaria planejada, que ajuda no aproveitamento do espaço. Mini pendentes de cristal foram usados para tornar o clima mais intimista.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
LOUNGE DE CONVIVÊNCIA
Resgatar as memórias da infância foi o ponto de partida da arquiteta Daniela Sumida Albuquerque  para criar o espaço. “Trago essa nostalgia em materiais que lembrem o quintal de casa. Temos dois balanços, muita vegetação natural e o concreto aparente, que cria uma linguagem mais urbana”, diz Daniela. O cômodo tem duas áreas de estar, área de leitura e um canto com cabideiro, para deixar o casaco e a bolsa . “É um ambiente descolado, mais próximo da nossa realidade.”
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
REFÚGIO DE UM ENÓFILO
A engenheira civil especialista em arquitetura Janaina Macedo apresenta um ambiente criado para uma casa de campo, ou montanha, em que o morador tem a sua disposição uma ampla adega e um espaço living para apreciar um bom vinho. O ambiente tem toque tradicional e clássico, como num filme hollywoodiano de gala. O clássico gramofone, ainda de agulha de bambu, e o lustre robusto de pedra dão ao espaço ainda mais sofisticação e dramaticidade.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
LIVING COM LAREIRA
O espaço dos arquitetos Maurício Pinheiro Lima e Carla Mattioli é marcado por um projeto totalmente contemporâneo. O pé direito alto foi mantido e dois lustres industriais em formato geométrico ressaltam ainda mais o revestimento do teto. O mobiliário é todo solto, em tons de bege, cinza, preto e azul. Nas paredes, obras de arte de vários artistas paranaenses. A lareira à álcool fica localizada bem ao meio da estante, que abriga nichos com peças de decoração diversas.
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
HOME THEATER DO COLECIONADOR
Feito sob medida para um colecionador de arte, o home theater brinca com o moderno e o clássico. Assinado pela designer de interiores Roberta Dias, o espaço tem diversas obras de arte, entre quadros e esculturas, e prima pelos tons escuros para dar aconchego ao ambiente. A iluminação de LED é cênica e o verde fica por conta das prateleiras vazadas com plantas pendentes.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
LIVING DA ATRIZ
Inspirada na atriz Maria Fernanda Cândido, que viveu em Curitiba até a adolescência, a arquiteta Daniele Viesser Valente cria uma atmosfera confortável para a atriz viver bem e aproveitar o tempo com a família. A brasilidade foi trabalhada na exploração estética de padrões madeirados e na tela pintada com o retrato de Maria por Marcelo Paciornik. Predomínio do bege, caramelo e preto, e iluminação intimista. Lareira ecológica e estantes de livros situadas nas laterais do pórtico de entrada.
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Conheça todos os ambientes da mostra:
Textos: Daliane Nogueira, Eloá Cruz e Luan Galani

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!