MON realiza até este domingo evento multicultural de arte e design

Evento que reúne mais de 70 expositores de moda, arte e design, além de uma programação de oficinas, pode virar trimestral a partir do ano que vem

“Minha arte no MON”, que acontece até amanhã, domingo, 11/12, no vão do Museu Oscar Niemeyer: arte, cultura, gastronomia e design autorais (Fotos: Rodrigo Félix Leal/Gazeta do Povo)

por Carolina Furquim*

10/12/2016

compartilhe

O Museu Oscar Niemeyer (MON) será palco até domingo (11), da primeira edição do evento Minha arte no MON, dedicado à arte, cultura, design, gastronomia e moda. Assinado pela produtora “De Boca em Boca”, a ideia, segundo a organizadora Cassandra Joerke, é aproximar o público daquela mesma arte apresentada nas grandes galerias, mas que, por vezes, deixam os espectadores muito longe dos artistas. “Aqui tem arte de todos os tipos, mas bem desenvolvidas e com muito estudo por trás. Reunimos artistas extremamente inspirados, que passaram por um rigoroso processo de seleção e hoje estão aqui para interagir com o público e desconstruir a ideia de que a arte é, essencialmente, realizada por figuras excêntricas”, diz.

Em formato inédito no MON, que na manhã deste sábado recebeu turistas de várias partes do Brasil e do mundo, o evento acontece das 10h às 19h no vão livre do museu, e conta com mais de 70 expositores, 30 nomes da literatura, oficinas, workshops e opções gastronômicas. “Além de Curitiba, temos artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alguns buscando um espaço na cena local e outros de renome internacional”, afirma Cassandra.

Tereza e André, do "Du André Culinária", levam ao "Minha arte no MON" uma gastronomia global, com destaque para os fudges de chocolate

Tereza e André, do “Du André Culinária”, levam ao “Minha arte no MON” uma gastronomia global, com destaque para os fudges de chocolate

Quem passou pelo evento foi o ator global Luís Melo, atualmente no ar como o personagem Kazuo Tanaka, na novela Sol Nascente, e completamente envolvido no universo artístico. Recém-chegado do Rio de Janeiro para passar o final de semana por aqui, ele reconhece a importância da realização de eventos do gênero em Curitiba. “Este tipo de movimento é essencial, principalmente porque estimula os curitibanos a sair dos shoppings e consumir produtos extremamente originais. Eu sempre gostei de comprar e presentear com artigos exclusivos, então, sempre que posso, prestigio eventos como este.” Ele aproveitou a oportunidade para discutir os detalhes de uma encomenda exclusiva feita à marca Crânios Cabeludos, que produz peças em formato de crânio, que servem como vasos para plantas de várias espécies.

O ator global Luís Melo, que aproveitou a vinda a Curitiba para prestigiar o evento "Minha arte no MON"

O ator global Luís Melo, que aproveitou a vinda a Curitiba para prestigiar o evento “Minha arte no MON”

“Estamos muito animados e sabemos que será um evento muito importante para difundir ainda mais a importância da cultura e da arte para a sociedade. Quando ele terminar, vamos lançar um livro com o registro dos melhores momentos dessa primeira edição”, conta Cassandra. A ideia, segundo ela, é tornar o “Minha arte no MON” trimestral. Para isso, contudo, a organização precisa encontrar empresas dispostas a patrocinar e apoiar o evento.

Destaques

Um dos destaques do Minha arte no MON fica por conta do workshop com o designer de produto Enzo Yassuda e a artista visual Juliana Erig. A dupla comanda a, uma marca de bolsas curitibana que ganhou renome nacional ao participar por duas vezes consecutivas do desfile do estilista mineiro Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week. Na sexta-feira, 9/12, primeiro dia do evento, eles ensinaram a confeccionar uma das exclusivas bolsas de madeiras produzidas na Yë.

A Casa Rima participa do evento com a oficina sobre criação de estampas digitais comandada pela designer Mariana Pessini, durante todo o sábado. A empresa gaúcha é especializada na criação de tecidos estampados, que são assinados por designers exclusivamente brasileiros.

Expositores

Confira alguns expositores do Minha arte no MON:

Chef pâtissier Nina Romano;

Crânios Cabeludos, com seu design autoral e brutalista;

Kutcek, marca curitibana de roupas;

Pet Art Crew, com seus retratos e esculturas de animais;

Sandra Kuniwake, com seus traços inspirados na arte oriental;

Bárbara Zacchi, do Blue Piece, com seus vasos autorais chamados “Me dê um Cabelo”;

Coletivo Marianas, com suas escritoras que farão leituras e bate papos sobre seus livros;

Oficina para aprender a desenhar e criar HQs, com o cartunista e arte educador Rodrigo Belato, da Casa Cultural Belaboni e criador do Punk Afonso, Décio, Pingo do Espaço;

ChaAma Produtos Amazônicos, com suas cachaças de sabores inusitados, como o jambu.

A entrada é gratuita e as inscrições para as oficinas e workshops devem ser realizadas através do e-mail debocaembocaeventos@gmail.com ou pelo telefone (41) 98448-0456. Outras informações e a programação completa do evento podem ser encontrados na página do evento no Facebook.

Pet Art Crew comercializa ilustrações e esculturas de animais, além de desenvolver desenhos a partir de fotos dos bichinhos dos visitantes

Pet Art Crew comercializa ilustrações e esculturas de animais, além de desenvolver desenhos a partir de fotos dos bichinhos dos visitantes

Os crânios assinados pela Crânios Cabeludos: vasos e luminárias exclusivos e o lançamento de uma nova linha de crânios "tatuados"

Os crânios assinados pela Crânios Cabeludos: vasos e luminárias exclusivos e o lançamento de uma nova linha de crânios “tatuados”

Guerragalas, que desenvolve peças em prata com atitude e criatividade, é uma das marcas expositoras do evento

Guerragalas, que desenvolve peças em prata com atitude e criatividade, é uma das marcas expositoras do evento

Serviço:

Minha arte no MON

Data: de 9 a 11 de dezembro

Horário: das 10h às 19h

Local: Salão de Eventos e Vão Livre do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)

*repórter especial para a Gazeta do Povo

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você