Casa Cor Paraná 2015: quartos e home office

adrianoj
23/06/2015 01:00
Thumbnail

Quarto do rapaz, projeto de Bruno Colle, foi premiado como projeto mais original da Casa Cor PR 2015. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

QUARTO DO RAPAZ
O arquiteto Bruno Colle partiu do perfil de um jovem de aproximadamente 25 anos, que mora com os pais e se interessa por viagens, para criar o quarto multiuso, onde há espaço para estudo, descanso e lazer. Entre os destaques, o uso da madeira cumaru no piso e em placas flutuantes no teto. O preto aparece em vários móveis, reforçando a proposta de contemporaneidade que foge da óbvia combinação de bege e madeira. Destaca-se ainda a cabeceira em MDF vazado, com desenho do próprio arquiteto, que serve como divisória para o closet.
SUÍTE
Feito para casais de personalidade jovem, a suíte concebida pela arquiteta Luciana Hara segue linhas contemporâneas, com cores neutras e materiais nobres. É a prova de que é possível aliar conforto, especialmente a lugares não tão espaçosos. Além da banheira e da lareira, destaque para a TV, projetada em um painel de vidro incolor com película especial.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
QUARTO DO SURFISTA
Quem visita o espaço da arquiteta Hellen Caroline Giacomitti se transporta para a praia. Na parede principal, a plotagem da imagem de uma onda traz a temática do surfe. Bem próximo a fotografia, um espelho cria uma ilusão de ótica da infinidade do mar. Na bancada principal, logo atrás da cama, decoração com cordas naturais remetem também ao litoral. Os pendentes são outro destaque: juntos, lembram o movimento das ondas.
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
QUARTO DA MULHER CONTEMPORÂNEA
Depois de realizar vários projetos com o mesmo perfil: mulheres na faixa dos 35 anos, solteiras, sem filhos e bem-sucedidas, a arquiteta Samara Barbosa resolveu criar um espaço funcional em seu ambiente da Casa Cor. Uma placa em aço, que delimita o espaço do dormitório e do living, tem iluminação interna, com recortes em desenho de folhas. Logo abaixo, uma lareira de fluido aquece o quarto nos dias frios. O projeto de iluminação, com rasgos na parede e no teto, dá um tom contemporâneo à decoração.
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
QUARTO DO CASAL
Seguindo a linha natural chique, a arquiteta Viviane Loyola apresenta um ambiente com foco no luxo e na elegância. Planejado para um casal conservador, que gosta de usar o quarto como refúgio, o cômodo é composto por dormitório, estar com lareira, tevê e canto para leitura. Entre as cores e texturas, branco, camurça e mármore branco tomam conta do ambiente. Peças em madeira natural, tecidos como linho e seda e toques rústicos em crochê completam o quarto.
QUARTO DE BEBÊ
Rebuscado e romântico, o ambiente assinado pela arquiteta Tatielly Zammar mistura estilos, que vão do clássico ao lúdico. A parede é revestida de tijolos rústicos brancos, o mobiliário planejado tem tons de cinza e o piso vinílico imita madeira envelhecida patinada. Peças dourados e em cristal criam uma atmosfera sofisticada e grandes janelas são emolduradas como quadros, que destacam a paisagem do exterior.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
QUARTO DA MOÇA
Uma jovem fashionista, apaixonada por design. Essa foi a inspiração da arquiteta Walkiria Nossol, que dá ao ambiente um estilo romântico, meio francês. Nos destaques da decoração, papel de parede em azul Tiffany com estampa de arabesco, lustre de cristal preto assinado pelo designer Phillip Stark, e cama em madeira de demolição. Tecnologia e automação estão presentes no closet  – que além de otimizar o espaço, pode ser  acionado via iOS (sistema operacional móvel da Apple).
HOME OFFICE
Trabalhar em casa sem abrir mão do estilo. Esse foi o conceito utilizado pela arquiteta Carla Grüdtner. Com iluminação dimerizável, que permite controlar a intensidade, o espaço ganhou o conforto e a praticidade necessários para se trabalhar em casa com duas áreas distintas: uma mais rústica com um jardim de inverno e outra mais minimalista.
Conheça todos os ambientes da mostra:
Textos: Daliane Nogueira, Eloá Cruz e Luan Galani

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!