Tem cara de madeira, mas não é: revestimentos que copiam com perfeição a textura do material

Sharon Abdalla
14/03/2018 23:10
Thumbnail

Detalhe da linha Shou Sugi Ban da Castelatto, que imita madeira. Foto: Favaro Jr./Divulgação

Revestimentos originais, como mármore, granito, madeira e cimento, têm seu público cativo. Por outro lado, demandam um investimento mais alto e nem sempre são práticos de limpar e manter. Pensando nessa economia e funcionalidade facilitada, diversas marcas criam revestimentos para pisos e paredes que imitam os materiais nobres e que não ficam devendo nada em termos de fidelidade às características originais dos produtos.
Confira os destaques da Expo Revestir 2018, maior e mais importante feira do setor no país, que imitam a madeira em diversos tipos de revestimentos, como cimentício, vinílico, porcelanato, laminado e monoporosa retificado, com perfeição. HAUS está na feira com a Impermix durante toda a semana e traz as novidades e tendências em tempo real para você aqui pelo nosso site, pelo Instagram e pelo Facebook.

Revestimentos cimentícios (Castelatto)

O padrão e a textura da madeira também estão presentes nos revestimentos cimentícios, como a linha Shou Sugi Ban, da Castelatto. Inspirada em uma antiga técnica japonesa que tem como objetivo proteger a madeira por meio da queima de suas camadas superficiais, a peça retrata com fidelidade esta prática, seja no padrão, textura e tonalidade das placas.

Porcelanato (Portinari)

Porcelanatos que reproduzem as réguas de madeira de forma fiel estão entre as apostas da Portinari na linha Távola Be Hard. Com cores quentes, poucos nós e movimentos dos veios da madeira, as peças tem um estilo clean e podem ser combinadas com as da linha Távola Decor. Com efeito geométrico, estas peças podem ser rotacionadas formando diferentes paginações e efeitos de luz e sombra.

Vinílico (Tarkett)

O visual e toque quente da madeira inspiram as coleções da Tarkett do Brasil. Na linha Ambiente Studio, as réguas de vinílico, de 1,8m de comprimento, são disponibilizadas em quatro padrões. Já na linha Ambienta Essence, o destaque fica por conta da textura que reproduz o toque do elemento natural, também em quatro opções de cores.

Laminado (Eucafloor)

E é claro que os pisos laminados não poderiam ficar de fora desta tendência. Na Eucafloor, a madeira é destaque no padrão New York, da linha Gran Elegance. Com o padrão que reproduz o tradicional desenho “espinha de peixe”, ela revive as paginações dos antigos pisos taco das décadas de 1960 e 1970.

Monoporosa Retificado (Porcelanosa)

O padrão listrado em madeira é outra aposta entre os lançamentos apresentados na Expo Revestir. Na Porcelanosa, ele está presente na linha Ice Tanzania Almond. Com efeito tridimensional, ele pode ser instalado na vertical, horizontal ou diagonal e é disponibilizada em 12 padrões, compondo diferentes paginações. O comprimento das peças, de 120 cm, é outro ponto que se destaca na linha.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!