Parece casa da vovó: revestimentos com cara de antigamente voltam com tudo na decoração

Sharon Abdalla
15/03/2018 22:42
Thumbnail

Revestimento Acapulco, da Villagres, que aparenta Granilite, um dos ícones das casas de antigamente. Foto: Divulgação

Sabe aquela sensação de aconchego de quando se entra (ou se lembra) nas casas das nossas avós? Agora, ela poderá estar, também, nos ambientes contemporâneos. Pelo menos é o que aponta uma das tendências apresentadas na Expo Revestir 2018, maior feira de acabamentos da América Latina e considerada a fashion week da arquitetura e da construção.
Isso porque diversas marcas trazem linhas que, mesmo não inspiradas diretamente no estilo retrô, carregam em seus padrões, formatos, texturas e acabamentos referências que nos transportam para as décadas passadas. Confira algumas delas na seleção de HAUS, que está na feira com a Impermix durante toda a semana, e apresenta as novidades, tendências e tecnologias em tempo real para você aqui pelo nosso site, pelo Instagram e pelo Facebook.

Cubas coloridas (Deca)

Um dos destaques entre os lançamentos da Deca que fazem o link com os banheiros de antigamente é a nova opção de cores para as cubas. Em tons de rosa (Rose Millennial), azul (Navy Blue), verde (Kale Green) e amarelo claro (Vanilla), a nova paleta está disponível na cuba de sobrepor L.131 e na cuba de apoio L.737. Além das novas cores, também é possível inovar na combinação dos metais com a grelha das cubas, fugindo do comum e trazendo personalidade ao espaço.

Dimensões dos azulejos (Portinari)

Na contramão dos maxiformatos, que seguem em alta, as marcas também têm investido nos tradicionais revestimentos cerâmicos quadrados com dimensões menores, como o 20 cm x 20 cm, que remetem aos azulejos do passado. Na Portinari, eles estão presentes na coleção Allegro, apresentada em quatro cores: bege (Beige), verde (Green), vermelho (Red) e verde escuro (Dark Green), e acabamento com brilho. As peças ainda trazem padrões em relevo que remetem a pequenos detalhes de elementos do cotidiano, como lápis, dardos, pipas, casas e pixels de computadores.

Granilite (Ceusa)

Presente em diversos tipos de revestimento, o granilite é outra aposta das marcas que remete ao estilo retrô. Na Ceusa, ele está presente na linha Composite, com peças de 80 cm x 80 cm. Produzida em porcelanato acetinado, o revestimento traz relevo marcado e pode ser utilizado em pisos e paredes internos e externos. Ele ainda está disponível em duas opções de cores: cinza e bege.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!