10 lançamentos surpreendentes da ‘fashion week’ da arquitetura para ter em casa

Aléxia Saraiva
14/03/2019 01:16
Thumbnail
Começou, nesta terça (12), a 17ª edição da Expo Revestir, feira conhecida como a ‘fashion week’ da arquitetura e da construção e a maior da América Latina no segmento. Ela acontece até sexta (15), em São Paulo, na Transamérica Expo, e recebe centenas de expositores com lançamentos que prometem inspirar os profissionais.
HAUS está mais uma vez presente na feira trazendo os principais destaques do evento. As novidades e tendências em tempo real você confere pelo nosso site, no Instagram e no Facebook.
A seguir os 10 lançamentos de impacto na edição deste ano.

Hydra – Safira Link

O Safira Link, da Hydra, se propõe a ser o primeiro chuveiro controlado por aplicativo, tudo via Bluetooth. Voltado para o consumo de água e energia, ele calcula quantos litros foram gastos no banho e faz um histórico de consumo e tem gráficos de consumo por dia, semana, mês e ano. O usuário pode limitar quanto será gasto: o chuveiro emite um aviso sonoro quando atinge o limite. Também é possível cadastrar quanto custa o kw/h, e o aplicativo calcula quantos reais em energia são gastos na casa. Em estudo há quatro anos, ele também permite controlar a temperatura do banho e criar perfis para usuários.

Portinari – Joy MZ

Uma das novidades da Portinari fica por conta da coleção Joy MZ, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann. Em forma de losangos alongados e coloridos, o porcelanato é inspirado pelos diamantes escoceses, um padrão já tradicional na moda e usado desde o século 17. São 15 opções de cores, entre elas a Living Coral, cor do ano da Pantone. As tonalidades são suaves e inspiradas em aquarela. Mais de 20 paginações são possíveis com o produto, que pode ser usado em ambientes internos e externos, tanto no piso como nas paredes.
Além desta, a Portinari lança, na Revestir 2019, 29 coleções, em um total de 175 novidades. Elas são divididas em cinco paletas de cores principais, chamadas Color Connetions: branco, rosa, cinza, marrom e preto.

Solarium – Cobogó V, por Zanini de Zanine

A Solarium Revestimentos aposta em quatro lançamentos com forte pegada de design: dois assinados por Rodrigo Ohtake e dois por Zanini de Zanine. O Cobogó V, de Zanine, é um deles, que traz uma brincadeira de luz, sombra e formas em cada componente. “Os desenhos são resultado de pesquisas de forma, como uma fuga criativa no ateliê, onde a gente faz peças de madeira de demolição com uma liberdade maior, mais voltada às artes do que para o desenho industrial. Mas isso culmina em formas que acabaram sendo usadas aqui”, afirma o designer.

Deca – cuba assinada por Arthur Casas

Essa é a primeira vez que o arquiteto Arthur Casas assina para a Deca. Um dos produtos é uma cuba de apoio assimétrica, que leva um esmalte branco com efeito granulado, que imitam pigmentações de acabamento preto. A peça se completa com um misturador cromado. Além de Casas, a Deca investe no design com mais dois profissionais: Jader Almeida, que já tem uma série de produtos com a marca, e Osvaldo Tenório, também estreante em 2019.

Ceusa – Mármore Panda

A Ceusa trabalhou seus 129 lançamentos para a feira criando um espaço dividido em quatro estações, que combinam as novidades e as inspirações frequentemente internacionais. Na seção Inverno, com tonalidades sóbrias e cores voltadas à tecnologia, o revestimento Panda imita um mármore preto e branco, com poucas variações de cinza. Disponível no formato 60 cm x 120 cm.

Docol – Conexões Espontâneas, por Estúdio Campana

Munó – Revestimento cimentício Autem, por Studio M4

A marca goiana de cobogós e revestimentos cimentícios trouxe para a feira quatro lançamentos assinados em parceria com arquitetos. Um deles é o Autem, assinado pelo escritório de arquitetura StudioM4. Formas geométricas sobrepostas dão tridimensionalidade às peças, criando um efeito de origami ou quebra-cabeça e infinitas possibilidades de combinações e desenhos.

Eliane – Coleção Vibra

Com muitas cores e movimento, a inspiração dos lançamentos da Eliane para 2019 é a geração Z, trazendo à marca um espírito de liberdade de auto-expressão. A nova Coleção Vibra é resultado dessa filosofia: traz linhas sinuosas e cores fortes como amarelo, verde e coral. O porcelanato tem formato 45 cm x 90 cm é é pensado para paredes internas, com acabamentos perolizados. São quatro padrões diferentes, que variam de formas geométricas a traços mais fluidos.

Roca – Linha de cubas Infinity por Fernanda Marques

Em 2019, a Roca continua a investir em peças com design autoral voltadas ao mercado nacional que levam assinaturas de grandes nomes do país. Depois de Ruy Ohtake em 2018, neste ano é a vez da arquiteta Fernanda Marques. São seis cores conceito, que vão de cores com acabamento matte a neon vibrante, e três comerciais, com variações de branco. As peças têm inspiração minimalista e busca o máximo da funcionalidade, misturando linhas retas e curvas. São dois tamanhos disponíveis: 60 cm e 80 cm.

Incepa – Série Patch

Muito longe do minimalismo, a Incepa aposta em composições de diferentes desenhos e cores com a Série Patch, inspirada em ladrilhos hidráulicos com padrões geométricos. São seis cores e quatro faces diferentes, que podem ser combinadas de forma criativa. A marca aposta com força nas candy colors, que identificou como uma tendência que deve ficar em alta até pelo menos 2020.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!