Cinco grandes tendências da Expo Revestir para renovar a casa em 2019

Aléxia Saraiva
15/03/2019 14:05
Thumbnail
A maior feira de arquitetura e construção da América Latina, a Expo Revestir 2019, vai até esta sexta-feira (15), em São Paulo. Para quem percorre a feira, algumas novidades em comum saltam aos olhos, mostrando o que se revela como tendência forte para o ano. Os lançamentos vão de metais a revestimentos, passando por todo o tipo de material de construção para casa.
HAUS está mais uma vez presente na feira trazendo os principais destaques do evento. As novidades e tendências em tempo real você confere pelo nosso site, no Instagram e no Facebook.
Confira a seguir cinco tendências desta 17ª edição.

Revestimentos cimentícios

Se, no ano passado, a tendência era imitar a madeira, em 2019 ela se amplia ao cimento. A ideia é trazer o aspecto do material para dentro dos ambientes com diferentes tipos de acabamento, mas com a versatilidade dos porcelanatos e MDFs.
Lançamento da Villagres, o City Cement, também chamada de Coleção Metropolitana, é um revestimento indicado para áreas externas cobertas que traz diferentes exemplos de textura impressos no padrão do porcelanato de tamanho 63 x 108 cm. Seu desenho reafirma a relevância do cimento na arquitetura contemporânea.
A Portinari aposta em um leque de novas opções de cimentícios, desde tons mais claros e mesclados, puxando para o cinza, como a linha Cement Stone (90 x 90 cm), até os produtos que puxam para o preto, como Munich (100 x 100 cm). A ideia, inclusive, é que eles possam ser combinados entre si com um sentido de complementaridade: o cinza do cimento se destaca nos veios da pedra.
A Biancogres também marca presença na área, apresentando o Retangulus Cimento, mosaico 30 x 30 cm.

Candy Colors

Sem mais preto no branco! As candy colors – aquelas cores pastel que parecem saídas de um pedaço de marshmallow – foram identificadas como uma tendência pelas marcas, que aderiram à moda em diversos formatos de cerâmica e porcelanato.
A Roca realizou um estudo junto à agência de previsão de tendências PeclersParis, e criou uma paleta de cores suave que pretende incluir no catálogo em diferentes produtos pelo menos até 2020. Dois exemplos de uso são a linha Patch – inspirada em ladrilhos hidráulicos, com diferentes desenhos – e na linha Boudoir – hexagonal, apelidada pelos visitantes da feira como ‘colmeia’, vem em cinco opções de cores.
O tom rosa claro – muito parecido com o rosa quartz, cor do ano Pantone em 2016 – foi uma necessidade que sentiram as marcas Arauco e Biancogres. Ambas lançaram, na Revestir 2019, opções de revestimentos que puxam para essa tonalidade.
A Arauco adicionou ao catálogo de melamina a cor Sal Rosa, tom de rosa acinzentado inspirado no sal do Himalaia. Já a Biancogres adicionou o tom rosé à linha Forme, porcelanato esmaltado de 53 x 106 cm em alto relevo.
Amalfi rosa da Colormix
Amalfi rosa da Colormix
Na Colormix, a linha de porcelatado Amalfi tem ladrilhos em tonalidades delicadas (e que também imitam o granilite!). Cada peça tem 30 x 30 cm.

Cubas matte

2019 definitivamente foi o ano das cubas com acabamento fosco, o famoso “efeito matte”. Muitas marcas apostam na cor preta, dando elegância e sobriedade, como é o caso das cubas Black Matte, da Lorenzetti, e Sottile, da Japi.
Algumas cores se veem nas linhas da Roca. A linha Optica traz opções em verde, bege e marrom. Outras opções bicolores conceituais integraram a linha Infinity, assinada pela arquiteta Fernanda Marques, uma das maiores apostas da marca neste ano.

Granilite

Um clássico das casas vernaculares brasileiras é o granilite: revestimento que funciona como uma espécie de mosaico, misturando pequenos pedaços de mármore, granito, vidro, quartzo e outras pedras. Este visual voltou como inspiração para lançamentos de porcelanatos que tentam ressignificar e imprimir essa mistura.
Um deles é o “Caça ao Tesouro”, da Ceusa, que junto ao padrão colorido de fragmentos procura ‘esconder’ pequenas imagens de objetos, como eles tivessem se incorporado ao piso: chaves, cadeados, botões e elásticos são alguns dos que podem ser vistos.
A linha Venezian, da Elizabeth, também aparece com essa pegada. Nas opções de cor Ocean e Sand, o porcelanato polido de 84 x 84 cm tem acabamento matte e traz tons mais discretos, mas sem abrir mão de brincar com os fragmentos.

Mosaicos

Falando neles, os mosaicos também estão por tudo. São cerâmicas e porcelanatos que, seja com uma ou mais possibilidades de desenhos da linha, podem ser combinados de jeitos diversos, formando desenhos diferentes a cada vez. Quando a linha tem mais possibilidades de cores, mais divertido é o resultado.
A nova linha Bauhaus, da Roca, é um desses lançamentos. A inspiração dos produtos vem da influente escola de design alemão de mesmo nome, que em 2019 completa seu centenário.
A coleção Rio, da Portobello, tem o mesmo efeito: seja a Ipanema (amarelo), Arpoador (vermelho) ou Botânico (verde), o padrão lembra a bossa nova e as calçadas cariocas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!