Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Humberto Campana é uma das referências máximas do design contemporâneo.
Humberto Campana é uma das referências máximas do design contemporâneo.| Foto: Leticia Akemi/HAUS

Em um dia totalmente dedicado ao design, a Expo Revestir 2021, que esse ano ocorre de maneira remota, recebeu um dos maiores expoentes do design brasileiro, Humberto Campana, que falou sobre a trajetória e projetos de seu estúdio fundado há 35 anos em parceria com o irmão, Fernando.

Na apresentação, que passou por diversos projetos e linhas criadas pelos Irmãos Campana, Humberto deu alguns detalhes sobre a iniciativa mais recente: a construção de uma espécie de micro-inhotim no sítio da família em Brotas, no interior de São Paulo.

"Antes da pandemia eu e o Fernando éramos nômades, viajávamos muito. E esse período nos fez rever muitas coisas. E então surgiu a ideia de construirmos uma fundação lá [no sítio]. Nesse verão plantamos 2 mil mudas de árvores nativas. Queremos criar um lugar onde arte, natureza e design convivam", disse Humberto. Oura ideia é criar 12 pavilhões utilizando materiais naturais e um horto com árvores brasileiras, que seria uma das principais atrações do local, que eles pretendem abrir ao público para visitação.

História dos designers

Reconhecidos internacionalmente pelo trabalho de design-arte, Humberto resgatou memórias de projetos e produtos realizados. Um deles foi o da coleção "Detonado", de móveis que usam madeira Feijó e palha, no que ele definiu como uma "desconstrução do móvel moderno brasileiro". "Meu sonho quando criança era ser índio. Eu ia para a escola sem sapatos até os sete anos de idade. Queria morar na Amazônia, sempre gostei de árvores e de plantar. E, na maturidade de certa forma estou realizando isso com projetos em que trabalho com palha e piaçava", confidenciou.

Humberto Campana falou ainda sobre a instalação realizada por eles em 2019 na Universitá Statale, em Milão, com grandes arcos e cones de grama, onde as pessoas pudessem se encontra para um descanso. "As fibras e as plantas são o futuro. Isso cura e permite melhorar a vida das pessoas".

Humberto Campana, na Expo Revestir 2021: trabalho em universidade de Roma usa grama como protagonista. Foto: Reprodução.
Humberto Campana, na Expo Revestir 2021: trabalho em universidade de Roma usa grama como protagonista. Foto: Reprodução.

Resgatar tradições e gerar impacto social são outros benefícios gerados pelo design, crê Humberto. Ele relembrou o trabalho realizado pela dupla em 2006, a cadeira Paraíba, com bonecos artesanais produzidos na Comunidade de Esperança. Os bonecos sobrepostos e o padrão único gerou um sucesso estrondoso, o que aumentou as vendas dos artesãos. "Depois de um tempo eles nos ligaram dizendo que a gente tinha melhorado a vida deles. Com o dinheiro das vendas eles construíram um galpão maior para produção, e foi aí que caiu a ficha. O design também resgata tradições".

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]