Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Vidro texturizado canelado é destaque no projeto do arquiteto Valdo Figueiredo.
Vidro texturizado canelado é destaque no projeto do arquiteto Valdo Figueiredo.| Foto: Divulgação

Uma das mensagens claras da Expo Revestir 2022 é que o vintage, o nostálgico e as memórias afetivas norteiam o novo design de interiores. E esse movimento de resgate chega também aos vidros, que deixam de ser lisos e assumem identidades com texturas, que imediatamente remetem à casa dos avós e às boas lembranças que abrigam.

Prova disso é o fato da Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, destacar em seu estande da feira 11 texturas diferentes. Os principais tipos são canelado, martelado, granulado com formas maiores, aramado, listral, arena e silésia.

Siga a HAUS no Instagram

Vidro texturizado garante privacidade sem perda da iluminação natural. Na foto, projeto do Sonne Müller Arquitetos.
Vidro texturizado garante privacidade sem perda da iluminação natural. Na foto, projeto do Sonne Müller Arquitetos.

Segundo a arquiteta e consultora técnica da Cebrace, Mariana Ribeiro, com a pandemia as pessoas perceberam que quase todo vidro empregado dentro de casa é liso. “A tela do celular é lisa, a tela do computador é lisa, os vidros das janelas são lisos, os boxes são lisos, os espelhos são lisos”, exemplifica Mariana. “Então a textura traz aconchego e deixa o ambiente mais confortável.”

Sem falar na garantia de privacidade, que não exclui a luz natural. “Os vidros texturizados criam um blur [borrão], impedindo apenas a visão direta dos espaços”, destaca a especialista, que também indica esse tipo mais retrô de vidro para boxes no banheiro.

E a Cebrace não está sozinha nessa ode aos vidros texturizados. A Debacco, marca cinquentenária reconhecida por oferecer tecnologia e design para cozinhas, está focada em apresentar novos modelos de adegas, beer centers e misturadores, mas traz em seu estande vidros canelados também, como constatou a reportagem.

Vidro texturizado aparece também nos utensílios de cozinha, como nos copos da Camicado.
Vidro texturizado aparece também nos utensílios de cozinha, como nos copos da Camicado.| Divulgação

Marcas de utensílios para cozinha também têm investido cada vez mais em vidros plissados ou com textura bico de jaca para copos, bandejas e garrafas, em cores, como azul, verde, amarelo, vermelho e rosa. Como é o caso da Rojemac, da Home Style (Camicado), Vista Alegre e Tok&Stok. Essas marcas de utensílios, porém, não estão na Expo Revestir.

Conteúdo editado por:Sharon Abdalla
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]