Seleção

Expo Revestir

Tecnologia de ponta: os lançamentos mais inovadores da Expo Revestir 2022

Luan Galani
17/03/2022 12:35
Thumbnail

MDF Velluto, da Duratex, com textura aveludada e macia no padrão Azul Astral, é um dos destaques tecnológicos da Revestir 2022. | Duratex

Todo produto à mostra na Expo Revestir 2022, evento referência em metais, louças e revestimentos, que aconteceu de 8 a 11 de março, em São Paulo, tem tecnologia de ponta agregada. Seja para esculpir ou cortar um mármore, para produzir uma cerâmica, para criar um porcelanato que reproduz outra interface e para desenvolver um novo funcionamento para metais, por exemplo, ela está ali.
Porém, algumas tecnologias saltam mais aos olhos pelo impacto imediato que têm no dia a dia de especificadores e clientes. Confira 11 inovações lançadas durante a feira e selecionados pela reportagem de HAUS!

Kohler traz versão 2.0 do rei dos chuveiros

Moxie 2.0, da Kohler, com caixinha de som removível, é um dos destaques de inovação tecnológica da Revestir 2022.
Moxie 2.0, da Kohler, com caixinha de som removível, é um dos destaques de inovação tecnológica da Revestir 2022.
O chuveiro Moxie, da Kohler, se destaca por combinar um spray luxuoso com um alto-falante sem fio de alta qualidade e à prova da água da Harman Kardon, marca norte-americana conhecida por seus equipamentos de áudio bem equilibrados. Ele possibilita streaming de suas músicas, notícias e outras fontes de áudio favoritas, e conecta-se a outros aparelhos por meio do bluetooth, incluindo smartphones, tablets e notebooks, a até 9,75 metros de distância. O alto-falante é facilmente removido do chuveiro, permitindo que você leve a caixinha com você e continue ouvindo o que quiser.

Sem entupir

Cuba Slim, da Deca, em tom de verde para agregar frescor aos banheiros e lavabos.
Cuba Slim, da Deca, em tom de verde para agregar frescor aos banheiros e lavabos.
A Deca traz sua tecnologia exclusiva batizada de Smart Block, um inteligente retentor de sujeira, encaixado na cuba. Ele dá fim ao inconveniente causado pelo entupimento do ralo com fios de cabelo ou barba e torna fácil a remoção e limpeza dos resíduos. O retentor pode ser instalado em diversos tipos de produtos da marca.

Banho de chuva

Novo chuveiro da Docol mistura ar à água e produz uma ducha mais suave.
Novo chuveiro da Docol mistura ar à água e produz uma ducha mais suave.
O novo chuveiro de parede ou teto Mix&Match, da Docol, é delicado, discreto e apresenta a tecnologia Docol Rain. Diferentemente dos convencionais, a peça contém três aspersores tipo spray, cada um deles composto de oitenta e quatro bicos finíssimos de silicone que adicionam ar ao fluxo de água para criar um jato extenso e agradável, que lembra um banho de chuva. Os arejadores do chuveiro são fáceis de limpar e podem ter sua abertura ajustada com facilidade em um ângulo de 7 graus em qualquer direção, sem o uso de ferramentas. Isso permite que o chuveiro, mesmo com sua dimensão reduzida, forneça um jato de até 45 centímetros de abertura na altura dos ombros. Uma sensação de abundância sem aumento no consumo de água.

Resina de alta performance para banquinhos e acessórios

Stand da Deca na Revestir 2022 com acessórios, banquinhos e lixeiras feitos a partir de uma nova resina.
Stand da Deca na Revestir 2022 com acessórios, banquinhos e lixeiras feitos a partir de uma nova resina.
A Deca desenvolveu uma resina de alta performance que será utilizada para fabricar acessórios para banheiro e banquinhos. É um movimento da marca para complementar as soluções para a área de bancada e que convergem com diferentes perfis de decoração. Os acessórios, como porta escova de dentes, porta sabonete líquido e bandeja, têm versões oval, redonda e quadrada. Cada peça tem seu topo liso e, ao longo da estrutura, ganha a suavidade do friso até sua base. No caso dos banquinhos, a resina ganha ainda função antiderrapante. A superfície plana ganha leve curvatura nas laterais e seus pés apresentam curvatura côncava, bem como a lixeira.

Torneira de ozônio chega aos banheiros

Torneira de ozônio da Docol chega em sua versão para banheiros.
Torneira de ozônio da Docol chega em sua versão para banheiros.
A pioneira Docol Ozônio, antes restrita apenas às cozinhas, chega agora aos lavatórios residenciais. Com a mesma precisão nos detalhes, proporções e acabamento, as bicas de mesa Mix&Match 305 e 360 passam a incorporar essa tecnologia, consolidada no mercado como referência em inovação. O produto possui jato por acionamento que libera ozônio junto à água comum. O gerador de ozônio que acompanha a bica é de fácil instalação e necessita apenas de um pequeno espaço embaixo da bancada. O ozônio elimina agrotóxicos, esteriliza objetos e tira qualquer cheiro.

Acionamento por voz

Basta pedir que o misturador Doc Vox, da Docol, fornece água na quantidade desejada.
Basta pedir que o misturador Doc Vox, da Docol, fornece água na quantidade desejada.
O misturador monocomando Vox, também da Docol, chega com sistema exclusivo de acionamento por voz. Agora, então, é Doc Vox. É só pedir que o misturador fornece água na quantidade desejada, dispensando o uso das mãos, através de comandos pré-definidos que são mais comuns, seja para encher um copo de água, uma jarra ou até comandos personalizados, como “Doc Vox, encher panela de macarrão”. O sistema permite que o fluxo de água seja acionado ou interrompido remotamente. Também é possível solicitar quantidades específicas de água graças a um medidor de fluxo integrado.

Sifão invisível

Sifão mínimo é inovação da Deca para a Revestir 2022.
Sifão mínimo é inovação da Deca para a Revestir 2022.
A Deca também apresenta a cuba Invisible, que usa um acessório/trama de mesma tonalidade compondo a decoração da bancada. A estrutura em formato de grelha foi desenvolvida para uso funcional, evitando respingos na bancada. Produzido com material leve e versátil, pode ser removido com facilidade para limpeza da área interna da cuba. A maior novidade, porém, é o sifão Nano, exclusividade Deca, que já acompanha o produto, assim como a válvula de escoamento. É uma solução completa, descomplicada e bem menor, o que torna o sifão imperceptível e dá a sensação da bancada estar flutuando.

Revestimento de plástico do oceano e vidro de lâmpadas recicladas

Revestimento de plástico do oceano e vidro de lâmpadas recicladas, da Lepri, para Revestir 2022.
Revestimento de plástico do oceano e vidro de lâmpadas recicladas, da Lepri, para Revestir 2022.
A Lepri desenvolveu um produto reutilizando resíduos descartados de vidros das lâmpadas florescentes e plástico retirado dos oceanos. É o brick Lepri Mare, com textura delicada e inovadora, que até lembra um granilite mais neutro. Agora os ambientes podem ter suas paredes revestidas com um produto diferenciado e mais amigo do meio ambiente.

MDF com toque aveludado

Padrão Velluto Verde, da Duratex, com toque aveludado, na Revestir 2022.
Padrão Velluto Verde, da Duratex, com toque aveludado, na Revestir 2022.
A Duratex surpreendeu com um MDF de textura aveludada, o Velluto, criado para estimular os sentidos. A linha, tão leve e macia, traz três padrões unicolores: ocre solar, azul astral e verde floresta. É uma coleção delicada, que desperta ainda mais o tato e que é fácil de limpar.

Mais textura

Chapa da linha Fusion, da Roca
Chapa da linha Fusion, da Roca
A Roca valoriza a essência da arte cerâmica com uma das tecnologias mais impressionantes de toda a feira. É a linha Fusion, nos tons Titanium e Oxide, que até lembram um metalizado desgastado, com peças que ganham textura 3D através de uma granilha formada por diferentes minerais nobres que são aplicados na superfície dos porcelanatos e reagem ao calor durante a queima das placas. São chapas com marcas únicas entre si.
Tecnologia usada para produzir a linha Fusion era inédita nas Américas
Tecnologia usada para produzir a linha Fusion era inédita nas Américas

Bacia sanitária inteligente

Não é tão novidade assim para o mundo, mas para a coleção da Kohler no Brasil, sim. Com design supermoderno, a bacia Inteligente Veil tem controle remoto e permite controlar a temperatura do assento, o jato de limpeza e até a iluminação noturna. Possui sensor de presença e o assento abre e fecha conforme nos aproximamos dele. O produto tem ainda o sifão esmaltado. Isso acaba oferecendo um ótimo desempenho, evita entupimentos e gera economia de água.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!