Feira do Móvel de Milão 2018 desafia as cidades a revalorizar as áreas verdes

Luan Galani, enviado especial
16/04/2018 23:08
Thumbnail

Pavilhão Living Nature criado por Carlo Ratti faz o alerta da necessidade urgente de "devolver" a natureza às cidades. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo

É heresia contradizer o que todo mundo já percebeu nesta segunda-feira (16) ao passar pela Praça do Duomo, no coração de Milão: a Semana de Design de Milão ainda nem começou, mas a temporada com certeza é do arquiteto do Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Carlos Ratti.
Interior do Pavilhão Living Nature, de Carlo Ratti. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo
Interior do Pavilhão Living Nature, de Carlo Ratti. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo
O Pavilhão Living Nature que ele concebeu, fazendo as quatro estações coexistirem utilizando apenas um sistema de calor a partir de placas fotovoltaicas, é genial. O projeto toma proporções ainda mais vultosas, se lembrarmos que a instalação é um braço do Salão Internacional do Móvel, evento oficial da semana de Design, que não costuma se arriscar com propostas tão conceituais. Pelo menos não costumava.
MAIS SOBRE O SALÃO DE MILÃO
A verdade é que o ISaloni, como é chamado, agora querem se reinventar, como destacaram no primeiro manifesto de sua história, publicado recentemente (confira aqui) A intenção de Ratti e, portanto, também do evento, é discutir a relação das cidades com as suas naturezas domésticas. Nas palavras de Ratti, foi a cidade que se apropriou da natureza, levando ao consumo exagerado.
A marcação das estações se dá na temperatura, vegetação e aromas. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo
A marcação das estações se dá na temperatura, vegetação e aromas. Foto: Luan Galani / Gazeta do Povo
“Nosso desafio agora é trazer a natureza de volta para as cidades e nossas casas”, escreve o arquiteto e designer. O Pavilhão mistura os mobiliários, independentemente da estação, justamente para acabar com a divisão interior e exterior, criando espaços apenas, que nunca se esqueçam da natureza.
O espaço tem chamado tanta atenção que logo no seu primeiro dia um dos visitantes foi o designer holandês Daan Roosegaarde, conhecido por revolucionar as cidades com tecnologia e soluções incríveis. Conforme confirmou à reportagem de HAUS, ficou impressionado.

Faça um passeio pela instalação e entenda a proposta

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!