20 peças do Salão de Milão anunciam que a “casa da vovó” está de volta à decoração

Luan Galani*
17/04/2018 23:24
Thumbnail
O Salão Internacional do Móvel de Milão 2018, coluna vertebral da Semana de Design da capital mundial do setor, abriu suas portas nesta terça-feira (17). Uma característica em comum salta aos olhos entre as principais marcas de Design de todo o mundo: o retrô. Nenhuma delas anuncia oficialmente, mas diversos elementos de decoração da “casa da vovó” estão de volta na pauta dos designers. O estilo industrial nem se vê mais. O minimalismo escandinavo aparece menos, sempre em mesas com espessuras finíssimas. Justamente para deixar as cadeiras, poltronas, paredes ou outros móveis brilharem. Peças autorais, de silhuetas sinuosas, cores terrosas ou vibrantes, ornamentos feitos a mão, que remetem ao lúdico, ao fantástico, que conversam com itens que eram frequentes no passado. Sem se esquecer das marcas que trazem grandes sucessos do passado de volta à vida. São inúmeras as reedições de peças já consagradas ou que inspiraram novas versões. Confira nossa seleção!

Modernismo

Offecct traz em revestimento os traços do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, um ícone do modernismo mundial, cujo aniversário de nascimento o mundo comemorou ano passado.

Granilite

Patricia Urquiola assina para Cappellini uma escrivaninha com acabamento que parece granilite, o icônico revestimento da metade do século passado.

Cores e formas

Kartell veste suas peças com tecidos da marca Double J, em parceria inédita, conhecida por trazer aos seus produtos temas vintage raros.

Feito a mão

Marca alemã Dedon lança preview de sua nova cadeira, toda feita a mão com fibras sintéticas nas Filipinas e com silhueta arredondada que grita retrô.

Kitsch

Luminária Toy, da Kartell, revive tradicional ursinho da Moschino. Meio kitsch, como toda casa de vó.

Artesanal

Vitra traz capa de sofá bem colorida em tons pastel a partir de novos tecidos artesanais que começou a fabricar.

Trançado

Cadeira Cyborg, pelo holandês Marcel Wanders, apelidado de Lady Gaga do design e cofundador da Moooi, para a Magis. Cores, trançado ornamental e forma sinuosa em destaque.

Azulejo

Roda traz nova mesa revestida em cerâmica azul, dando a impressão de azulejos, contrastando com a estrutura em madeira.

Dourado e preto

A nova coleção da GTV (Gebruder Thonet Vienna) transpira ares de antigamente, com peças tubulares, detalhes dourados e traços bem arredondados com dourado e preto.

80’s

Poltrona Costes, por Philippe Starck, é relançada pela Driade. A peça de 1984 marcou o início da parceria da marca com o designer. Na linguagem, couro, estrutura tubular e cara de móvel de antigamente.

Geometria

Mesinha Four Wheels da Sawaya lembra mobiliário modernista brasileiro pela brincadeira de cores e formas geométricas simples.

Crochê

Luminárias da Tribú exploram técnicas artesanais, cujo resultado final lembra o crochê.

Bauhaus

Mesas da Tonelli , por Paolo Lomazzi, lembram as formas do balé da Bauhaus e são inspiradas no País das Maravilhas.

Palhinha

Aerias Lounge Chair, da ClassiCon, faz brilhar os trançados artesanais.

Rosa

Poltrona Kyo, por Giuliano Cappelleti para Emmemobili. Cor rosa, estrutura tubular e desenho orgânico.

Obra de arte

Reedição de um clássico italiano: cadeira Fenis de 1959, pela Zanotta. Autoridade que transforma a peça em arte.

Aconchego

Poltrona da Moroso. Peça “abraça” quem senta pelo espaldar arredondado rosa com textura, assento em couro e estrutura de madeira clara circular.

Ícone revisitado

Mesa da Bross é minimalista nos pés, mas ornamentada como granilite na superfície, que remete ao icônico revestimento dos anos 1960 e 1970.

Art Déco

Revestimento da marca escandinava Bla Station. Peças remetem ao Art Déco.

Natureza

Luminária em forma de passarinho e gaiola da Casamania.
*Enviado especial

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!