5 macrotendências para a casa consolidadas no Salão do Móvel de Milão 2019

Gazeta do Povo*
11/04/2019 00:31
Thumbnail

Foto: Vitra/Divulgação

Os lançamentos assinados pelas marcas e designers mais renomados (e desejados) do planeta não são os únicos a atraírem os olhares na Semana de Design de Milão. Maior evento do setor do globo, o Salão do Móvel abriu suas portas nesta terça-feira (9) trazendo em seus pavilhões de design a confirmação de tendências apontadas na edição 2018 do evento, que fazem da casa um refúgio aconchegante sem abrir mão do apelo estético e da qualidade dos materiais.
Apresentadas sozinhas ou em composições, elas ganham tamanho espaço que, mesmo ao visitante mais desavisado, é impossível não notá-las. Confira cinco delas e se inspire para compor ou renovar a decoração de casa.

Cores que acolhem

Quentes e aconchegantes, os tons terrosos garantiram o seu lugar entre os mais requisitados nomes do design mundial. Aparecendo em peças isoladas a ambientes inteiros, eles garantem um estilo sóbrio, uma pegada boho ou uma composição com cores vibrantes, que também vêm com força em 2019.
Sofás e pufe da Tacchini Italia Forniture.
Cama do estúdio Gam Fratesi para Dedon.
Pufes por Swedese.

A ordem é misturar

Madeira, metal, veludo, couro, pedra. Se sozinhos estes materiais dão forma a peças indescritíveis, misturados resultam em trabalhos refinados com estética instigante, que aguça os sentidos e dá asas à criatividade dos profissionais.
Poltrona com peseira, da Kartell, mistura madeira, metal e couro.
Sofá da Lago design tem pés em vidro e assento em tecido.
Cama da Tribù tem estrutura em metal, madeira e tecido.

Retrô revisitado

Sucesso entre os anos 1940 e 1960, o granilite reconquistou de vez seu lugar no universo do design. Mais do que isso, o revestimento caracterizado pela composição de concreto, mármore e granito saiu do piso e se espalhou pelos pavilhões do Salão do Móvel, aparecendo na ambientação dos espaços e em móveis para a sala.
Sofá de Patrícia Urquiola para a Moroso.
Mesa Capellini Design.

Muitos em um

Não é só para melhor aproveitar os espaços. Os móveis multifuncionais ganharam cores, usos e dimensões que fazem deles itens de desejo que transitam da casa aos espaços comuns e corporativos com a mesma desenvoltura.
Poltrona-chaise, em couro, da Natuzzi.
Sofá-cama-arquibancada Maracanà, de Emanuele Magini, para a Campeggi.
Mesa-banco da Butzke.

O mundo é redondo

Adeus, cantos! Se Milão deixa um recado nesta edição 2019, é a preferência das marcas pelas formas arredondas. Elas aparecem em peças de diferentes tamanhos, propostas e usos, conferindo um ar mais acolhedor e menos racionalista aos ambientes.
Cama Yvete, de Chiara Andreatti, para Wiener Giv Design.
Banco Orfeo, de Emanuele Magini, para a Campeggi.
Coleção Copa, de David Ramos e Jordi Bassols para a Viccarbe.
*Daliane Nogueira e Sharon Abdalla.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!