Escolha do editor: 10 destaques do Salão de Milão que vão influenciar o design em 2020

HAUS*
23/05/2019 17:04
Thumbnail

Foto: HAUS/Arquivo pessoal

A Semana de Design de Milão já acabou, mas as influências da maior e mais importante feira do setor a nível mundial segue permeando a mente dos criativos e profissionais que visitaram os pavilhões da Rho Fiera e os mais de 400 eventos paralelos do Fuorisalone.
A equipe de HAUS esteve por lá e selecionou 10 marcas, designers, achados e exposições que marcaram esta que foi a 58ª edição do Salone del Mobile. Confira e inspire-se!

Os designers

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
O brilhante e premiado designer britânico Tom Dixon foi um nome super comentado na semana de Milão. Não bastasse suas criações para diversas marcas de design e para a marca de produtos de iluminação que leva o seu nome, Dixon inaugurou um restaurante no Quadrilátero da Moda, endereço mais refinado de Milão. O The Manzoni funcionará também como um showroom e espaço para lançamento de seus produtos. Não temos dúvidas de que será um endereço concorrido.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Desde 1986 o arquiteto e designer italiano Piero Lissoni comanda um estúdio interdisciplinar, o Lissoni Associati, em Milão. O nome dele sempre está ligado a muitas criações, para inúmeras marcas. Mas em 2019 o trabalho de Lissoni foi intenso. Incluiu criações para Porro, DePadova, Boffi, B&B Italia, Living Divani, Glass Italia, Lema Mobili, KeraKoll Desigjn, Salvatori, Lualdi, Alpi, entre outras. Mas além dos móveis, Lissoni apresentou uma instalação na Universitá degli studi di Milano. Uma estrutura que lembrava um casco em madeira, pintado de vermelho, remetendo às habilidades dos antigos carpinteiros.

As exposições

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
A coleção Objets Nomades da Louis Vuitton, lançada pela primeira vez em 2012, é um grande sucesso e em 2019 a grife francesa apresentou 10 novas criações. Entre elas a poltrona Bulbo, dos Irmãos Campana. Inspirada em uma flor tropical, ela tem pétalas de couro e um tecido acolchoado. A sala dedicada a eles era incrivelmente colorida e hipnotizante.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Com o mote da união de luz e som em ambientes tecnológicos a sueca Ikea apresentou em Tortona uma exposição ao mesmo tempo instigante e perturbadora. Em um dos espaços, um quarto mostrava a importância do som (ou ausência dele) e seu potencial para afetar positivamente a vida em casa.

As marcas

Foto: Juliana Medeiros
Foto: Juliana Medeiros
A A Lot of Brasil levou para o pavilhão 20 — um dos principais do Salão Internacional do Móvel — muito mais do que o design brasileiro. A ambientação do estande da marca fez do espaço uma amostra de Fernando de Noronha ao trazer tonalidades que remetem ao famoso pôr do sol do arquipélago brasileiro, ao mar e às paisagens naturais do arquipélago brasileiro, em projeto assinado pela arquiteta curitibana Juliana Medeiros.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Uma imersão na história de suas peças-ícones, em uma exposição que unia passado e futuro. Assim o B&B Italia Group deu as boas-vindas aos visitantes de seus estandes no Salão do Móvel – B&B Italia, Flos e Louis Poulsen. Em um amplo corredor, formado por grandes telões com tecnologia touch, todos eram instigados a interagir com as peças, que se apresentavam em projeções animadas e que surpreendiam até mesmo os conhecedores e fãs de peças como a poltrona Up (conhecida como Donna) de Gaetano Pesce, que era inflada e se transformava em um lúdico balão. A peça celebra 50 anos e estava em local de prestígio no estande, além de ter ganho uma versão gigante na praça do Duomo, cartão-postal de Milão.

Achados

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Para descobrir Milão é preciso caminhar. E muito! Há relatos de incríveis 30 quilômetros por dia. A reportagem de HAUS não calculou, mas o cansaço dos pés revela que chegamos em marcas próximas a maratonas. Nas andanças descobrimos o projeto Alcova. Ele estava em dois endereços, um deles em uma antiga fábrica de panetones. Em cada sala exibindo as marcas dos tempo, uma exposição de tendências de comportamento, tecnologias e novos materiais. Valeu a caminhada.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
A grande instalação no pátio da Universitá degli Studi di Milano era uma provocação e um alerta. A palavra HELP, composta de cerca de duas toneladas de tampas de plástico contidas em sacos de redes vermelhas foi criada pela designer Maria Cristina Finucci com o apoio da One Ocean Foundation e chamava atenção para algo que não dá mais para ignorar: a poluição dos oceanos com plástico. No mesmo local, os brasileiros Irmãos Campana ergueram sete torres de cinco metros de altura cobertas de grama. A ideia, segundo eles, era proporcionar aos visitantes um convite para relaxar e deixar para trás o stress e o caos da cidade.

Novos designers

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O designer dinamarquês Mario Martinez traz uma nova proposta para os utensílios de cozinha com a linha Asa, que traz desenho leve e funcionalidade otimizada. Feita em vidro soprado, as peças contam com um recuo que contribui para que o usuário segure o copo ao mesmo tempo em que o transforma em uma xícara a partir da inserção de uma asa removível em madeira.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
À frente da Pushe Design, baseada em Shangai, o designer Ben Liu desenha luminárias com foco na relação entre a luz, o espaço e a sociedade. A da foto, que se destacava em seu estande no Salone Satellite, traz a luz em um efeito visual fluido e orgânico, formado a partir da reflexão do feixe luminoso em um base espelhada de formas irregulares.
*Daliane Nogueira e Sharon Abdalla, enviadas especiais a Milão, na Itália.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!