Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Projeto de decoração de Kyoto com ciprestes Hinoki, criado pelos designers do estúdio 07 Beach. Foto: Fuorisalone Japan/Divulgação
Projeto de decoração de Kyoto com ciprestes Hinoki, criado pelos designers do estúdio 07 Beach. Foto: Fuorisalone Japan/Divulgação| Foto:

A originalidade, reinterpretação de tradições e técnicas apuradas do design japonês contemporâneo são alguns dos destaques da histórica edição do Fuorisalone Digital 2020, evento paralelo da Semana de Design de Milão, do qual HAUS é parceiro exclusivo em língua portuguesa.

As criações nipônicas são tantas em número e qualidade que levou à criação de uma edição própria, o Fuorisalone Japão, que terá seu debut em setembro deste ano. Mas desde já a plataforma mostra alguns lançamentos de designers japoneses. Confira a seleção de HAUS com as melhores criações do design japonês!

Siga a HAUS no Instagram

Cadeira responsiva

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A designer japonesa Rie Aruga concebeu um novo tipo de mobiliário responsivo. Combinando a forma cilíndrica com um material super forte e flexível, como a malha de aço, permitindo que a peça tome a forma que o usuário desejar.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

"O cilindro é uma forma geométrica que existe entre nós desde os tempos antigos, uma forma que existe em nosso subconsciente e é reconhecido por todo o mundo", explica a designer.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Visibilidade

A dupla Shinya Ito e Kaori Yamamoto criaram uma coleção inteira baseada na água. A peça Visibilidade explora a beleza da transparência visível e invisível, com madeira e acrílico. A inspiração foi o brilho da superfície dos espelhos d'água naturais.

Casa em Kyoto

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O projeto do estúdio 07 Beach para uma casa em uma área densa de Kyoto criou um pátio interno com um pequeno jardim no coração da residência. Isso porque não sobrou espaço para uma área externa e pela proximidade das construções dos vizinhos, o que tiraria a privacidade por completo dos moradores.

A solução foi criar um pé direito invejável para permitir a plantação da árvore e da entrada de luz natural. Além disso, o que pesou para essa opção também foi a vontade dos proprietários de uma planta aberta para sempre ficar de olho nos filhos.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Os acabamentos foram escolhidos para combinar com a estrutura moderna da casa e ao mesmo tempo com o estilo japonês tradicional, que os donos amam. Por isso a escolha de madeira foram os ciprestes Hinoki, que ficaram em seu estado natural, o que permite que a fragrância da madeira se espalhe pelo espaço. Outros pontos positivos dessa madeira são sua leveza e lisura, que é superconfortável no contato com os pés descalços.

 Foto: divulgação
Foto: divulgação

Projeto Craft-Techmen

  Foto: divulgação
Foto: divulgação

Kodai Shimizu criou uma série de aparatos domésticos, como caixa de som e secador, combinando técnicas artesanais tradicionais e tecnologias modernas.

O motivo, porém, não foi simplesmente casar elementos de dois mundos aparentemente distantes. Foi aumentar a vida útil dos produtos e torná-los menos descartáveis, adicionando mais valor. Quando quebrarem, as peças também são fáceis de desmontar e de serem consertadas.

  Foto: divulgação
Foto: divulgação

Hydrangea - Water vessel

   Foto: divulgação
Foto: divulgação

Shizuka Tatsuno criou para a HULS uma fonte inteiramente de vidro, que permite perceber o vento e a luz de forma na sala de estar, de forma similar à fonte de água tradicional dos jardins japoneses. "A água desperta a sensibilidade humana e abre as portas para novos sentidos", defende a designer, que sugere que o produto fique perto da janela para ver o vento movimentar a água da fonte.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]