Salão do Móvel de Milão cobra por design que impulsione mudanças no mundo

Daliane Nogueira*
12/02/2020 22:13
Thumbnail

Foto: Salone del Mobile/Divulgação

A emergência global por conta do novo coronavírus atinge também o mais importante evento de design do mundo. Marcado para os dias 21 a 26 de abril, a 59ª edição do Salão Internacional do Móvel recebeu, na Universidade Católica de Milão, dezenas de jornalistas de vários países nesta quarta-feira (12), entre eles a editora-chefe de HAUS, Daliane Nogueira.
No entanto a ausência dos chineses foi lamentada com preocupação. “É um momento de nos solidarizarmos com os chineses, que enfrentam essa questão sanitária grave. Esperamos e confiamos que em abril possamos contar com a presença do público chinês, tão importante para o Salão do Móvel”, enfatizou Carlo Lutti presidente do iSaloni.
A edição 2020 contará com mais de 2,2 mil expositores e aproximadamente 600 jovens designers no Salão Satélite, que terá como tema o design inclusivo. Todos os envolvidos terão a missão de levar ao público um pouco do manifesto revelado para a imprensa. O projeto de intenções tem como palavra principal a ‘beleza’.
Mas ela é entendida de forma mais complexa. De acordo com os organizadores, trata-se do fazer design com honestidade, ética e responsabilidade com o meio ambiente e com as pessoas. “Queremos um design empenhado em impulsionar mudanças”, aponta Luti.
E ele segue: “A edição 2020 do Salão do Móvel testemunhará as estratégias éticas e virtuosas das empresas de móveis. O que precisamos agora é de uma abordagem ética do design que possa reforçar a busca de soluções mais sustentáveis e um foco crescente nas demandas das próximas gerações, que estão mais interessadas do que nunca no valor intrínseco do que eles compram para seus ambientes”.
Foto: Cassina/Divulgação
Foto: Cassina/Divulgação
Alguns números revelados por Emanuele Orsini, presidente da Federlegno Arredo Eventi, da indústria envolvida no salão, mostram como o mercado de design entrou na economia circular. 72% dos expositores investiram na reutilização de materiais de alguma forma, 44% usam produtos reciclados, 67% são comprometidos com a correção dos procedimentos de descarte no fim da vida útil, 49% pensam na economia de energia e 37% se preocupam com o uso de energias renováveis. Para ele, falta um maior apoio do poder público para incentivar essas políticas.

EuroCucina

Respondendo ao desafio de fornecer uma resposta adequada às mudanças na estrutura social atual, a EuroCucina seguirá os passos do Workplace3.0 e, embora principalmente baseada nos pavilhões tradicionais, também adotará um formato expositivo estendido que inclui áreas nos pavilhões de design e espaços conceito no S. Project, ressaltando a maneira como esse espaço está evoluindo e se tornando cada vez mais incorporado nas salas de estar.
O S.Project estreou em 2019 e foi um grande sucesso. A exposição é dedicada a produtos de design e projetos de interiores. A intenção é apresentar espaços multisensoriais, atendendo a demanda do mercado.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A FTK (Tecnologia para a Cozinha) oferecerá um vislumbre do futuro, com novos tipos de eletrodomésticos marcando uma mudança radical no mundo dos eletrodomésticos embutidos, mostrando as cozinhas inteligentes eficientes, eficazes e sustentáveis.
A Exposição Internacional de Banheiros também canalizará a responsabilidade sustentável, apresentando soluções voltadas para a otimização do consumo de água e energia.

Surpresa além da feira

Desde 2018, com um projeto imersivo de Carlo Ratti, passando por 2019, com uma exposição envolvente celebrando os 500 anos de Leonardo Da Vinci, o Salão do Móvel vai para além dos limites da feira, apresentando espaços oficiais no Fuori Saloni.
Em 2020 a surpresa será uma instalação audiovisual monumental em homenagem ao cinema italiano, enaltecendo o DNA da cultura do país. O local escolhido foi o Palazzo Reale, onde será criada uma caixa mágica para exibir 10 filmes de grandes cineastas italianos.

Confira a íntegra da conferência de imprensa:

*A jornalista viajou a convite do evento.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!