Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Ventura Centrale em 2018: Surface com David Rockwell. Por mais de 10 anos, o distrito foi um dos principais da Semana de Design de Milão.
Ventura Centrale em 2018: Surface com David Rockwell. Por mais de 10 anos, o distrito foi um dos principais da Semana de Design de Milão.| Foto: Stefano Tripodi/Divulgação

Um dos principais distritos da Semana de Design de Milão, o Ventura Projects anunciou nesta sexta-feira (15) o encerramento de suas atividades. Devido ao "impacto massivo e irreversível da Covid-19", como destaca em nota a organização do evento, a Ventura Centrale e a Ventura Future fecham suas portas em definitivo depois de 10 anos de mostras imersivas, vitrines de produtos e trampolim para grandes promessas do design internacional.

A holandesa Margriet Vollenberg, fundadora e diretora artística do distrito, diz que a decisão que sempre pareceu impensável precisou ser tomada. "Isso significa que os eventos da Ventura Projects não estarão mais presentes na Semana de Design de Milão nem em outros eventos internacional no futuro", sentencia.

Siga a HAUS no Instagram!

"Gastei noites em claro pensando em como eu poderia salvar ou transformar minha empresa para se ajustar a uma nova normalidade para ainda poder servir ao design, como sempre fizemos", relata a curadora. "Foi com muita dor no coração que cheguei à conclusão que não é mais possível construir o meu sonho, e, dessa forma, os sonhos de muitos designers e estúdios de design. Não tive outra alternativa se não terminar com o projeto."

Mostra na Ventura Future em 2019, pelo Royal College of Art.
Mostra na Ventura Future em 2019, pelo Royal College of Art. | Ventura Projects/Divulgação

Alguns dos principais nomes do design e da arquitetura internacional se manifestaram com grande pesar sobre o cancelamento definitivo do distrito. O renomado designer holandês Maarten Baas escreveu: "Desde sua concepção, Ventura Projects criou algo único e foi capaz de renovar e expandir seu conceito durante todos esses anos. A muitos designers, incluindo eu mesmo, foram dadas muitas oportunidades valiosas de mostrar suas criações. Eles davam cor para a Semana de Design de Milão. Com a perda, um grande catalisador foi perdido."

O japonês Satoshi Yoshiizumi, do coletivo de design Takt Project, em nota, defende que Ventura Projects era uma das melhores oportunidades da Semana de Design. "Era um lugar muito importante para os estúdios de design independentes, como nós, que focam em trabalhos experimentais e no futuro do design", destaca. "Muito obrigado por tudo!".

Ventura Centrale em 2019, com Margriet Vollenberg e Maarten Baas.
Ventura Centrale em 2019, com Margriet Vollenberg e Maarten Baas.| Ventura Projects/Divulgação
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]