Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
gufram-pratone-milao-2021-design-50anos-arquitetura-decoracao-interiores-poltrona-iconica-haus (5)
Gufram celebra 50 anos da Pratone, uma das peças mais icônicas da marca, com um modelo gigante na Praça San Fedele, em Milão, durante a Semana de Design 2021.| Foto: Roberto Conte

Até hoje, 2021, a chaise longue Pratone, da italiana Gufram, permanece uma das mais visionárias e revolucionárias peças de mobiliário. Em razão da sua atualidade, a peça celebra 50 anos de aniversário com uma versão gigante e inflável na Praça San Fedele, em Milão, a poucos passos do Duomo, durante a Semana de Design 2021.

Os visitantes podem andar por dentro da instalação gigante, sendo convidados a se perder dentro do grande labirinto de 8 m² e 5,3 metros de altura.

Siga a cobertura de Milão 2021 em tempo real

Super Pratone em versão gigante de 8 m² e mais de 5 metros de altura no Fuorisalone 2021, que integra a Semana de Design de Milão.
Super Pratone em versão gigante de 8 m² e mais de 5 metros de altura no Fuorisalone 2021, que integra a Semana de Design de Milão.| Roberto Conte

A peça foi criada em 1971 por Ceretti, Derossi & Rosso para subverter a ideia burguesa de se sentar na sala, como explica Charley Vezza, diretor criativo da marca. Para seu aniversário, nada melhor que "uma versão super para uma das salas de estar mais bonitas de Milão", brinca Vezza.

Depois da Semana de Design de Milão, a Super Pratone vai viajar para museus e instituições pelo mundo para destacar a contemporaneidade da mensagem do design radical.

Pratone ganha uma nova versão em tecido e com menos troncos também para celebrar seus 50 anos.
Pratone ganha uma nova versão em tecido e com menos troncos também para celebrar seus 50 anos.| Roberto Conte

Mas nem só da versão gigante é feito o aniversário de 50 anos da peça. A Gufram aproveita a data para lançar Pratone Forever, uma versão feita em tecido, disponível em três tons de verde, e não em poliuretano, e com 25 troncos, em vez de 42.

A diminuição dos elementos foi feita para tornar sua escala ainda menor, de forma que a Pratone caiba em qualquer apartamento contemporâneo.

Nova versão da Pratone, com 25 troncos e em tecido.
Nova versão da Pratone, com 25 troncos e em tecido.| Gufram
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]