Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Cassina é uma das marcas que são destaque na Via Durini, considerada a Rua do Design de Milão.
Cassina é uma das marcas que são destaque na Via Durini, considerada a Rua do Design de Milão.| Foto: Valentina Sommariva

O Salão do Móvel de Milão 2021 -- SuperSalone --, que vai de 5 a 10 de setembro, nem bem começou, mas Milão já está no clima da Semana de Design. E não é para menos. Há quase dois anos, o maior evento do setor espera por esse momento. O clima é de festa. Sol azul e muito calor. Nada melhor para conferir em primeira mão as novidades das principais marcas do "Made in Italy".

Nas ruas as máscaras não são mais obrigatórias, mas o Green Pass -- o passaporte de vacinação -- é necessário para entrar em qualquer showroom. Termômetro e álcool em gel também não faltam. O público é restrito, mas mostra grande entusiasmo frente aos lançamentos.

Cobertura em tempo real da Semana de Design de Milão 2021

Mesa Sengu, que mistura madeira e pedra, e poltrona Dudet, por Patricia Urquiola para Cassina.
Mesa Sengu, que mistura madeira e pedra, e poltrona Dudet, por Patricia Urquiola para Cassina.| Valentina Sommariva

E, para dar boas-vindas ao SuperSalone, o Salão da retomada econômica, a Via Durini, a poucos passos da Catedral, o Duomo, mais uma vez mostra o que há de melhor no design. A rua ganhou o seu primeiro showroom em 1968, quando o arquiteto Mario Bellini abriu o espaço Cassina, na então pouco conhecida rua Durini. Hoje os 220 metros da badalada "strada del design" (rua do design) conta com mais de 10 mil metros quadrados de espaços comerciais, ramificando-se pelo Largo Augusto e a Via Borgogna.

B&B, Porro e Natuzzi, por exemplo, são alguns dos nomes que representam a qualidade e know-how do setor mobiliário italiano e que neste Salone del Mobile 2021 voltam com força total. Confira algumas peças que foram destaque nesse primeiro dia da Semana de Design de Milão, na mostra Fuorisalone!

A Natuzzi, já conhecida pelo público brasileiro, traz a sua coleção "The Circle of Harmony - Live the Transition" com oito designers -- Lorenza Bozzoli, Massimo Iosa Ghini, Sabine Marcelis, Marco Piva, Elena Salmistraro, a dupla italiana Formafantasma, Patrick Norguet e Marcel Wanders Studio -- que apresentam soluções para que nossas casas consigam acomodar objetos e móveis confortáveis e funcionais.

Afinal, em tempos de pandemia, as residências se transformaram em local de trabalho. E foi justamente com esse pensamento que Simone Farresin e Andrea Trimarchi, a dupla Formafantasma, concebeu para a coleção Natuzzi Itália o sofá Apulo. Um projeto que levou em conta a necessidade de conciliar funcionalidade e continuidade em ambientes domésticos. Trabalho e lazer se misturam e devem coexistir. Apulo é uma peça coringa. O conforto do clássico sofá ganha uma segunda vida com um mesa em madeira -- literalmente escondida no encosto do móvel -- e que se transforma em uma prática escrivaninha.

Sofá Apulo para Natuzzi é criação de Simone Farresin e Andrea Trimarchi, a dupla Formafantasma, para Semana de Design de Milão 2021.
Sofá Apulo para Natuzzi é criação de Simone Farresin e Andrea Trimarchi, a dupla Formafantasma, para Semana de Design de Milão 2021. | Natuzzi

A Cassina apresenta a sua coleção 2021 com peças que transformam os ambientes em espaços ecléticos. Arquitetos e designers de fama internacional como Michael Anastassiades, Jeffrey Bernett e Philippe Starck assinam as peças da nova coleção.

A diretora de criação, a espanhola Patricia Urquiola mostra todo o seu talento e criatividade com a Dudet, uma verdadeira obra arquitetônica. A cadeira acolchoada com apoio de braços e encosto de forma fluída e linhas contínuas supreende por suas curvas acolhedoras. Um projeto desenvolvido com o departamento de pesquisa da empresa, Cassina LAB.

Dudet: peça inédita de Patricia Urquiola para Cassina.
Dudet: peça inédita de Patricia Urquiola para Cassina.| Cassina

Porro lança um novo conceito de interiores em movimento e vivência criativa, que aposta na contaminação dos espaços, passando em um instante de um ambiente para outros. Tecnologia e artesanato, durabilidade e sustentabilidade. Esses são os sistemas arquitetônicos que delineiam os novos cenários da marca com os armários/closets Storage desenhados por Piero Lissoni, diretor criativo da marca.

Portas Glide criadas por Piero Lissoni.
Portas Glide criadas por Piero Lissoni.| Porro

Destaque para as portas de correr Glide, com estrutura de metal e acabamento em vidro ou madeira, que separam os ambientes com beleza e discrição.

Portas de correr Glide são destaque da Porro.
Portas de correr Glide são destaque da Porro.| Porro

Mais que um showroom, o espaço da Living Divani, pertinho da Via Durini, é uma verdadeira galeria de arte. Cenografia teatral, a já conhecida Gallery é palco para acomodar a coleção em constante evolução assinada por Piero Lissoni. Em exposição, a linha Sumo, sofá e poltrona de Lissoni, as mesinhas Moond Coffee Table, design Mist-o e o sofá modular para áreas externas Kasbah, lançamento do espanhol David Lopez Quincoces, com estrutura em madeira e estofados em tecido tratado.

Sofá Kasbah para áreas externas, da Living Divani.
Sofá Kasbah para áreas externas, da Living Divani.| Cesare Chimenti
Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]