Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Brera District Design revela as novidades do seu Fuorisalone 2022
| Foto: Divulgação

Se há um bairro que respira design o ano inteiro é Brera, no coração de Milão, a capital italiana do design. E durante o Salão do Móvel não há como não incluir no roteiro da Semana do Design de Milão os mais de 160 eventos e 165 showrooms que abrem suas portas para o público em geral em toda a cidade. A tão aguardada 60ª edição do Salone del Mobile de 2022, que acontece de 7 a 12 de junho, já começa a mostrar a sua cara e, como não poderia deixar de ser, o Fuorisalone, mostra paralela da Semana de Design, também apresenta os eventos do "district design" de Brera. Nesta terça-feira (3), Paolo Casati reuniu a imprensa local e internacional para contar como será o Fuorisalone nas ruas do bairro mais badalado do design mundial.

"Depois de dois anos de ausência, embora tenhamos realizado as versões digitais, voltamos com força e energia total", conta o criador do Brera District Design e do Fuorisalone.it, este último que nasceu há mais de 20 anos como guia e catálogo online de eventos paralelos ao Salão do Móvel.

Siga a HAUS no Instagram

Pela primeira vez, a edição de 2022 trará o tema "Tra Spazio e Tempo" (Entre Espaço e Tempo, em tradução livre) que irá abordar sobretudo o conceito de projetar o presente para escolher o futuro. "Nosso desejo é voltar a viver intensamente a Semana de Design e, por conseguinte, a nossa Brera Design Week 2022, que irá levar ao público mais de 160 eventos com propostas assinadas por grandes artistas e designers de fama internacional", adianta Casati, ao explicar que a edição temática foi um pedido dos próprios expositores.

O público terá uma grata surpresa ao passear pelas ruas do bairro. Guias e mapas serão distribuídos gratuitamente, além da instalação de info-points móveis e totens por toda a cidade. O ilustrador italiano Ray Oranges deu asas à imaginação e usou e abusou das cores e tonalidades pastel para criar a identidade visual do evento. "Afinal, depois de dois anos de pandemia, nada melhor do que uma avalanche colorida para alegrar ainda mais esse Fuorisalone", brincou Casati durante a coletiva de imprensa.

Identidade visual do evento de 2022, assinada pelo ilustrador italiano Ray Oranges.
Identidade visual do evento de 2022, assinada pelo ilustrador italiano Ray Oranges.| Divulgação

Além de marcas tradicionais como a B&B Italia, Boffi, De Padova, Magis, Molteni&C e Dada e Flexform, reconhecidos nomes do design internacional, como Piero Lissoni, Paola Navone, Patricia Urquiola, Constance Guisset e Niko Koronis, irão se revezar nos mais de 160 showrooms de Brera com lançamentos e exposições. Entre as atrações já "decretadas" imperdíveis está a instalação da alemã Porsche, uma das principais marcas de automóveis esportivos que, pela primeira vez, faz incursão no mundo artístico do Salone com a sua "The Art of Dreams", no Palazzo Clerici, no centro da cidade. Natureza e tecnologia será o tema da mostra assinada pela artista Ruby Barber dentro do jardim do edifício, que ainda disponibilizará um temporary bar para que os visitantes possam relaxar e degustar um bom café.

Outro projeto imperdível é a nova sede do Hotel Baglioni, que será inaugurado na via dei Giardini até o fim do ano. "IN BETWEEN. Entre Arte e Design" é o percurso expositivo que o público poderá apreciar dentro do canteiro onde está sendo construído o hotel boutique "Casa Baglioni". Uma experiência única que oferece uma visão de espaços integrados onde arte, design e arquitetura se fundem.

No Aquário Cívico, que fica dentro do Parque Sempione, o projeto "Momentum" propõe uma reflexão sobre a relação entre tempo real e tempo "percebido", com curadoria da Stark, empresa líder na produção de experiências interativas em parceria com a One Ocean Foundation, que trabalha na proteção do oceano.

A presença brasileira é marcada pela participação do paulistano Alê Jordão, um nome conhecido no Fuorisalone. O artista plástico irá decorar um dos espaços públicos mais badalados de Brera, o calçadão de corso Garibaldi, ao lado do metrô Moscova, com suas esculturas realizadas de guardrails (cerca e tela de ferro) amassados e descartados pela prefeitura de São Paulo e transformados em bancos e cadeiras para ambientes externos.

HAUS em Milão

Pela 12ª vez consecutiva, HAUS estará presente para conferir in loco todos os lançamentos, tendências e experiências da Semana de Design de Milão. Neste ano, nossos parceiros para esta cobertura serão a Berneck e Romanzza Curitiba. Fique ligado que vem muito mais por aí!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]