Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Feira de Milão: 8 visitas que precisam estar no seu roteiro da semana de design
| Foto: Reprodução/Fuorisalone

A espera está acabando. Depois de dois anos, a Semana de Design de Milão (MDW, do inglês Milan Design Week) voltará em seu formato tradicional - presencial e repleta de instalações, lançamentos e tendências - ao calendário do design mundial. Na segunda semana de junho, a capital econômica da Itália irá receber visitantes do mundo todo para a edição que irá celebrar o aniversário de 60 anos do Salone del Mobile.Milano, evento âncora da MDW, com agenda entre os dias 7 e 12/06, na Rho Fiera Milano. Um dia antes, na segunda-feira (6), tem início o Fuorisalone, mostra paralela igualmente celebrada e reconhecida por suas instalações e showrooms de tirar o fôlego, espalhados por toda a cidade.

HAUS estará em Milão para sua 12ª cobertura consecutiva deste que é o maior e mais importante evento do design mundial. À convite da organização do Salone del Mobile, percorreremos os pavilhões e estandes da Rho para te mostrar as novidades das gigantes do design, além dos novos talentos que despontam no cenário internacional. Também estarão conosco, como parceiras da cobertura da Semana de Design de Milão 2022, a Berneck e a Romanzza Curitiba, enriquecendo as trocas e conteúdos ao unir pontos de vista diversos para traduzir para você, leitor, o melhor que a capital do design irá apresentar neste ano.

Siga a HAUS no Instagram

Para já dar alguns spoilers do que veremos pela frente ou para te ajudar a organizar o seu roteiro, caso também esteja preparando as malas para Milão, listamos oito mostras, instalações e eventos imperdíveis da MDW 2022. E se você sentiu falta de alguma atração e quer contribuir com a construção deste roteiro, encaminhe sua sugestão para nós pelo e-mail haus@gazetadopovo.com.br ou nos mande uma mensagem pelo nosso perfil no Instagram (@gphaus). Nos vemos em Milão!

EuroCucina

A cada edição, o Salone del Mobile tradicionalmente intercala lançamentos de iluminação (Euroluce) e cozinhas (Eurocucina) na programação do evento. E agora, depois de quatro anos (a última edição da mostra aconteceu em 2018), serão elas, as cozinhas, que estarão reinando entre os lançamentos de design apresentados na feira. Mais de 80 empresas irão participar da EuroCucina, destacando peças que têm na sustentabilidade, eficiência e ressignificação destes ambientes seus conceitos-chave em 16 mil m² de área expositiva. Entre elas estão marcas brasileiras, como a Ornare, primeira do setor de cozinhas a expor dentro do Salone (pavilhão 09|C08) com sua coleção Square Round.

Salone by Mario Cucinella

A sustentabilidade foi o tema da edição especial SuperSalone, realizada em 2019, e segue em evidência na mostra que marca os 60 anos do Salão do Móvel de Milão. Neste ano, ele será exaltado pelo arquiteto italiano Mario Cucinella, que assinará a instalação "Design with Nature" (Design com Natureza, em tradução livre), de 1.400 m², localizada no pavilhão 15 da Rho Fiera. Ele trará uma provocação como deveriam ser as cidades e, principalmente, as moradias do futuro.

O tempo

| Reprodução/Fuorisalone

A Stark partirá do tema do Fuorisalone "Entre o Espaço e o Tempo", para questionar as relações tempo-espaço/ambiente em uma instalação visual e sensorial no distrito de Brera (Acquario Civico). Batizada "Momentum", a obra combina duas visões do tempo: o tempo científico e o tempo da vida humana a partir de luzes e efeitos sonoros, convidando à reflexão sobre as ações realizadas por cada um de nós, que se relacionam com o espaço e, ao interferir nele, o transformam.

Memphis, design e muito mais

Não é possível falar em Semana de Design de Milão sem falar em Triennale. E neste ano o espaço recebe não uma, mas duas exposições destinadas ao design. Na "Memphis Again", os visitantes poderão conhecer mais de 200 peças de mobiliário e objetos, dos mais variados materiais, confeccionados entre 1981 e 1986 para a coleção Memphis. A curadoria é assinada por Christoph Radl.

No Museu Del Design Italiano, é possível conferir a mostra das peças listadas entre as mais icônicas do design italiano, selecionadas entre as 1.600 que compõem a coleção da Triennale Milano. O recorte contempla quatro décadas, de 1940 a 1980, e exalta a experimentação, materiais, técnicas e códigos estéticos que fez de cada uma delas inovadora para a sua época.

Uma floresta sobre as águas

| Reprodução/Fuorisalone

30 espécies, mais de 600 plantas e um maciço verde no coração de Milão. Esta é a Floresta Fluante, uma instalação assinada pelo arquiteto Stefano Boeri para a Timberland em Milano Darsena. Chamando a atenção para os benefícios da arborização urbana, a proposta é a de qua a "floresta" também seja uma espécie de refúgio, onde as pessoas possam se sentar, descansar e se regenerar. Ao final da exposição, a vegetação será doada pela Timberland ao projeto de regeneração do Parque Vettabbia.

Fatto in Brasile

A cada edição da MDW o design brasileiro é mais presente, reconhecido e celebrado. E neste ano não será diferente! A Apex e a Abimóvel prepararam uma programação extensa que levará o talento e originalidade dos trabalhos produzidos aqui para o Fuorisalone (na Università degli Studi di Milano) e no Salone del Mobile, nos pavilhões 9, 10 e 18.

Terá Brasil, também, no Salone Satellite, a mostra dos jovens talentos do design dentro da Rho Fiera. Os projetos premiados na 1ª edição do Prêmio Adriana Adam Design, idealizado pelo ícone Gaetano Pesce, estarão expostos. Neste ano, a entrada para a visitação do Satellite será gratuita.

Flores, encontros e até yoga

A Porsche vai sua estreia na Semana de Design de Milão com uma programação que convida à contemplação, diversão e relaxamento. Com a artista floral Ruby Barber, do Studio Mary Lennox, a marca apresenta a "The Art of Dreams", uma instalação no Palazzo Clerici que combina a delicadeza das flores à tecnologia do século 21. Há, também, performances coreografadas diárias (11h, 14h, 17h e 20h, pelo horário italiano).

No segundo pátio do palácio, haverá um bar temporário onde os visitantes poderão desfrutar momentos de descontração ou tomar um café e repôr as energias antes de retomar a caminhada de visitas. Ainda será possível se inscrever para participar de sessões de yoga e meditação, realizadas em colaboração com a Ciaomondo.

Semana dos oceanos

Paralelamente à MDW 2022, Milão receberá a 1ª edição da Milano Ocean Week (de 8 a 12 de junho). A iniciativa é da One Ocean Foundation (OOF), organização italiana voltada à proteção dos oceanos, e está ligada à celebração do Dia Mundial dos Oceanos, no dia 8. A programação envolve uma série de workshops e eventos espalhados pela cidade, além de um conjunto de mobiliário urbano produzido com plástico reciclado recuperado do mar e exposto no quadrilátero da moda (Via Gesú).

Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]