Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Salão de Milão 2022: as novidades e o que esperar do maior e mais importante evento de design do mundo
| Foto: Andrea Mariani/Courtesy Salone del Mobile.Milano

Falta pouco mais de três meses para o início da maior manifestação do design mundial: a Milan Design Week (MDW). E em 2022 ela terá um gostinho ainda mais especial, pois irá celebrar a 60ª edição do Salone del Mobile, evento âncora da semana e há décadas o mais importante do setor.

Após dois anos de cancelamento e de uma edição especial, batizada SuperSalone, respectivamente, o Salone del Mobile promete, mais uma vez, ser memorável. Primeiramente, claro, pela marca do sexagésimo evento realizado. Mas vai além. Entre os dias 7 e 12 de junho, o pavilhão da Rho Fiera irá receber presencialmente os visitantes para uma experiência imersiva em mostras distintas e complementares.

Siga a HAUS no Instagram

A Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário e o Workplace3.0 apresentarão produtos de alta qualidade e caminhos estéticos variados. Na EuroCucina e Feira Internacional de Banhos, soluções de vanguarda irão destacar a otimização dos consumos de água e energia, sem deixar de lado o apelo estético. Já a FTK (Technology for the Kitchen, Tecnologia para a Cozinha, em tradução livre), trará o futuro para dentro dos estandes ao apresentar novos tipos de eletrodomésticos, dentro do conceito das smart kitchens, mais eficientes e sustentáveis.

Evento de 2022 irá celebrar a 60ª edição do Salone del Mobile.Milano
Evento de 2022 irá celebrar a 60ª edição do Salone del Mobile.Milano| Courtesy Salone del Mobile.Milano

Dedicada a produtos de design e soluções decorativas e técnicas de design de interiores, a S.Project apresentará uma reflexão sobre as maneiras pelas quais o design e o mobiliário podem ajudar a salvar o planeta.

Por fim, o SaloneSatellite, celeiro e palco para os novos talentos mundiais do design, terá o projetando para o nosso futuro como tema, focando em soluções de design inclusivo, vocacionado para potencializar a autonomia, conforto, facilidade de utilização e segurança para todos. Segundo a organização do evento, todos os estandes do pavilhão da Rho Fiera já estão ocupados por expositores de cerca de 30 países.

Confira mais detalhes sobre o que esperar da Feira de Milão 2022 na entrevista com Maria Porro, presidente do Salone del Mobile, divulgada pela organização do evento.

Maria Porro é o novo nome à frente do Salão do Móvel de Milão desde o ano passado.
Maria Porro é o novo nome à frente do Salão do Móvel de Milão desde o ano passado.| Porro

Vamos começar pelas diferenças. De que forma o evento de junho será diferente do “SuperSalone” de setembro passado?

O Salone del Mobile.Milano 2022 estará de volta com todos os pavilhões habituais e os grandes estandes desenhados pelas empresas. Obviamente, há continuidade com o "SuperSalone", principalmente no que diz respeito à sustentabilidade. Digamos que setembro nos ajudou a aquecer os motores, mas agora é hora de voltar para um grande Salone internacional, com a presença de pessoas de todo o mundo.

Nesse sentido: em comparação com setembro, a data de junho oferece mais certeza sobre a participação internacional?

Conseguimos um pequeno milagre em setembro. Ter participantes de 120 países diferentes foi um enorme sucesso. Dito isso, decidimos adiar o Salone del Mobile.Milano 2022 para junho justamente para que pudéssemos garantir que o evento pudesse voltar ao seu formato maior e permitir uma maior presença de visitantes estrangeiros. A boa notícia é que já temos expositores confirmados de cerca de trinta países diferentes. Além disso, até junho os regulamentos de entrada devem permitir que mais pessoas venham para a Itália do exterior, e também o clima nos permitirá realizar alguns eventos ao ar livre.

Expositores à parte, qual tem sido a resposta até agora dos visitantes estrangeiros?

Todo mundo realmente quer um grande e internacional Salone del Mobile.Milano. Já iniciamos um programa de convites para garantir que toda a comunidade global de design venha a Milão, desde as principais figuras do setor até os jornalistas estrangeiros e, obviamente, os principais compradores, para que haja o maior número possível de participantes. Depois, há o trabalho conjunto com a Fiera Milan para garantir que o evento seja totalmente seguro do ponto de vista logístico e organizacional, e estamos em constante diálogo com as instituições, o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Italiana de Comércio (ICE).

Estandes voltarão ao formato convencional após edição especial do SuperSalone, realizada em 2021, na qual os produtos foram expostos pendurados nas paredes.
Estandes voltarão ao formato convencional após edição especial do SuperSalone, realizada em 2021, na qual os produtos foram expostos pendurados nas paredes. | Diego Ravier/Courtesy Salone del Mobile.Milano

Podemos esclarecer uma coisa: arquibancadas ou não?

Suportes. Finalmente este ano, depois de dois longos anos, podemos construir aqueles mundos que só podem ganhar vida no Salone del Mobile.Milano. Nossas empresas estão começando com uma folha em branco, projetando ambientes de vida total genuínos, com incrível liberdade de expressão, criando novas soluções ano após ano. Isso o torna um evento global único.

Quão sustentáveis [os estandes] ​​serão?

Estamos trabalhando com diretrizes elaboradas em parceria com os expositores e, principalmente, com os montadores. A abordagem é tentar reutilizar as estruturas tanto quanto possível, então a mudança já faz parte dessa mentalidade. Essas diretrizes serão inicialmente um roteiro ideal, mas se tornarão regulamentos ao longo do tempo. Este é o tipo de mudança que deve ocorrer gradualmente e ser amplamente aceita, mas nosso setor já colocou as coisas em movimento, graças a FederlegnoArredo. Tenho certeza de que veremos grandes esforços nesse sentido de todas as empresas expositoras no Salone del Mobile.Milano 2022.

Além dos estandes, como está o foco na sustentabilidade?

Teremos um espaço "sem marca", um investimento do Salone del Mobile.Milano em um projeto sobre o futuro da sustentabilidade, mobiliário e materiais, que foi atribuído a um arquiteto líder que se destacou por sua abordagem meticulosa ao problema -- ainda não posso revelar o nome deles.

Sustentabilidade marcou a edição anterior do evento, como na "floresta" proposta por Stefano Boeri na entrada da Rho Fiera, e estará presente na edição 2022 do Salone.
Sustentabilidade marcou a edição anterior do evento, como na "floresta" proposta por Stefano Boeri na entrada da Rho Fiera, e estará presente na edição 2022 do Salone. | Courtesy Salone del Mobile.Milano

Esta será a 60ª edição. Que outras novidades podemos esperar?

Entre 1961 e agora, o Salone del Mobile.Milano deixou de ser apenas uma feira de amostras e superou seu aspecto puramente comercial, que continua sendo extremamente importante, se não central. Estamos falando de um momento em que todo o setor pode ver para onde está indo, quais são as tendências. Em um curto espaço de tempo, um setor inteiro pode ser visto em funcionamento em um único lugar. Decidimos ampliar o lado cultural e de definição de tendências organizando algumas palestras poderosas e uma série de grandes eventos na cidade.

Por exemplo?

Haverá um evento no La Scala e uma grande exposição no Palazzo Reale -- uma instalação interativa que é um presente do Salone del Mobile.Milano para a cidade, que terá duração de duas semanas. Há também um novo desenvolvimento em relação ao SaloneSatellite.

Como vai valorizar o espaço dedicado aos jovens designers?

Decidimos localizá-lo no início da feira, para dar-lhe ainda mais destaque. A visita também será gratuita, dispensando a necessidade de ingressos para a feira, e contará com um projeto extremamente interessante sobre o tema do design inclusivo.

Por fim, qual será o papel do digital?

A plataforma digital será a ferramenta que ajudará os visitantes a se familiarizarem com a feira nos meses anteriores e os ajudarão a navegar no recinto físico da feira. Também permitirá que aqueles que não conseguirem estar lá pessoalmente se juntem a nós. O próximo grande evento será a conferência de imprensa internacional no dia 16 de março [HAUS estará presente e trará as novidades em primeira mão], durante a qual haverá uma apresentação global dos vários projetos e todas as novidades.

* Com informações do Salone del Mobile.Milano, por Cristina Kiran Piotti.

Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]