Entretenimento

Haus

Para maratonar: profissionais indicam séries e documentários de arquitetura e design

HAUS
30/04/2020 19:27
Thumbnail

Foto: Bigstock

HAUS convidou seis arquitetos, designers e decoradores para indicar filmes e séries relacionados à arquitetura, ao design e à sustentabilidade para você ficar em casa, capacitar-se e se distrair. Confira!

"Urbanized (2011)"

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
"A quem está permitido construir nossas cidades, e como o fazem? Ao contrário de muitos outros campos projetuais, as cidades não são criadas por nenhum outro especialista. Há muitos colaboradores para as transformações urbanas, incluindo os cidadãos comuns, que podem ter um grande impacto na melhoria das cidades em que vivem. Ao explorar uma ampla gama de projetos de urbanismo em todo o mundo, o documentário 'Urbanized' marca uma discussão global sobre o futuro das cidades.
Lançado em 2011, o documentário foi disponibilizado em DVD a partir de 2012 e atualmente é possível alugá-lo pelo Vimeo, neste link.
Por Giuliano Marchiorato, arquiteto

"Desserviço ao Consumidor (2019)"

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
"Com apenas quatro episódios, a indústria do 'politicamente correto' é exposta nessa série documental. Desde o mercado negro da indústria de cosméticos à febre dos vapers, o espectador é conduzido a encarar duras verdades. O episódio 'Móveis Mortais' expõe o lado sombrio da gigante 'verde' Ikea, culminando no episódio 'A Farsa da Reciclagem'. Esse é um período de muita reflexão, mais do que nunca o planeta nos lembra da urgência em sermos mais responsáveis." Série está disponível na Netflix.
Por Guilherme Torres, arquiteto

"Lagos Wide and Close (2002)"

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
"O documentário segue o arquiteto Rem Koolhaas durante sua pesquisa sobre Lagos, na Nigéria, uma das cidades que mais cresce no continente africano, mas considerada uma das mais perigosas do mundo. O arquiteto se propõe a aprender essa cidade e sua vida urbana tão temida e desejada. Propõe, a partir das potencialidades da energia de Lago, uma reestruturação, utilizando e respeitando os recursos do local. Uma leitura urbana que respeita o Genius Locci."
Lançado em 2002, o documentário pode ser assistido, em inglês, neste link, gratuitamente.
Por Aline Roman, arquiteta

"Casa Brasileira (2012)"

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
"Indico o quinto episódio da terceira temporada da série documental 'Casa Brasileira', que mostra o trabalho do designer Domingos Tótora, cujos produtos são uma equação entre sustentabilidade e responsabilidade social. Sua obra foi premiada no Brasil, Berlim, Madri, Tóquio e Londres. Para mim, Domingos é o melhor exemplo de sustentabilidade."
A série vai ao ar pelo canal GNT e todas as temporadas estão disponíveis no GNT Play.
Por Leandro Garcia, arquiteto

"TEDGlobal - Bjarke Ingels: 3 histórias rápidas de arquitetura (2019)"

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
"O dinamarquês Bjarke Ingels nos mostra um outro lado além da contemplação do objeto final arquitetônico. Ele mostra a história por trás desses projetos, como o projeto evolui através da adaptação e do improviso. São edificações que desafiam as convenções e dimensões da arquitetura tradicional, e seus projetos intercalam ideias de desenvolvimento sustentável e conceitos sociológicos."
O vídeo está disponível no site do TED.
Por Yara Mendes, decoradora

"O Mecanismo (2018)"

Foto: Alan Weintraub
Foto: Alan Weintraub
Na segunda temporada da série “O Mecanismo” tem uma obra de minha autoria, a casa de Ricardo Bretch. Penso que toda arquitetura eficiente é sustentável. Os arquitetos sempre foram preocupados com insolação, relação com o terreno, ventilação e recriação de áreas verdes. Na casa de “O Mecanismo”, todas as aberturas são voltadas para o Nordeste, o que é muito favorável em Curitiba. A casa não tem beirais, as aberturas são permanentemente ensolaradas, tornando-a mais aquecida e gerando economia. A orientação solar é algo que tem tudo a ver com sustentabilidade, assim como outras decisões do projeto."
A série é uma produção original da Netflix.
Por Marcos Bertoldi, arquiteto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!