Entretenimento

Haus

Filmes e séries sobre arquitetura para relaxar e aprender na quarentena

HAUS
26/06/2020 17:15
Thumbnail

Foto: Divulgação

Momentos de relaxamento também são bons aliados para ampliar a cultura geral e aprofundar conhecimentos. Para te ajudar a se distrair e passar tempo com qualidade na quarentena, HAUS convidou quatro profissionais para compartilhar suas indicações de filmes e séries sobre arquitetura, design e urbanismo . Confira!

Série “Everyday miracles” (2014)

“O design alia forma e função em todos os aspectos da construção de um projeto. Buscamos sempre a aplicação de materiais de forma a oferecer espaços únicos, confortáveis e atrativos, mas raramente nos questionamos sobre a origem desses materiais. Nessa série, o cientista Mark Miodownik mostra como surgiram materiais como o compensado, que permitiu a criação de mobiliário leve e resistente, ou ainda como Le Corbusier pôde mudar a forma como as construções eram feitas, trazendo mais luz natural para os interiores. Uma série interessante e inspiradora para pessoas curiosas sobre a origem de tantos materiais da vida moderna." Disponível na Netflix.
Por Andressa Gorski, designer

Série “Chamas do destino” (2019)

“É um drama inspirado em uma tragédia real que aconteceu em Paris e aborda a opressão contra as mulheres em 1897. O mais bacana para os amantes de arquitetura é que tudo isso acontece em um cenário que eu considero mágico, que é a Paris do final do século 19. Além da arquitetura de todos os prédios e monumentos, é muito interessante passear por dentro das mansões e conhecer o que havia de mais luxuoso na área de decoração. É uma série que me marcou por conta disso, além de ser superinteressante!" Disponível na Netflix.
Por Janaina Macedo, engenheira civil

Série “As casas mais extraordinárias do mundo” (2017)

“Além de ter projetos diversos em vários locais diferentes no planeta com diversas soluções arquitetônicas, a dinâmica da dupla de apresentadores agrega dois pontos de vistas diferentes: um técnico, pois um deles é arquiteto, e o outro mais passional, a partir de um usuário, o que cria uma dicotomia entre o olhar profissional e a experiência passional do usuário leigo.” Disponível na Netflix.
Por Guilherme M. Vaz de Mello, arquiteto

Filme “Parasita” (2019), de Bong Joon-ho

“O longa traz a arquitetura e o urbanismo como pano de fundo para quase todos os acontecimentos, o que faz parte do comentário social já existente em outros filmes do diretor sul-coreano. Os elementos urbanísticos e arquitetônicos integram a lógica do roteiro como catalisadores das ações, o que torna impossível desconsiderar as relações entre personagens, habitação e cidade. Relaciona as escalas de projeto e planejamento urbano de forma brilhante e traz uma reflexão sobre a conexão da arquitetura com os problemas sociais.” Disponível no Tele Cine Play.
Por Renata Kuzma, arquiteta

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!