Anúncio de empreendimento imobiliário já “eliminava” prédio que desabou em SP

Luan Galani
04/05/2018 23:54
Thumbnail

Fotos: Google Maps e RO Empreendimentos/Reprodução

Uma imagem meramente ilustrativa de como vai ficar o retrofit do empreendimento residencial ADG83 no centro de São Paulo está dando o que falar nas redes sociais. A polêmica está no fato da renderização ter eliminado digitalmente o prédio vizinho, o Edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou na última terça-feira (1º). Algumas publicações chegaram a tecer teorias conspiratórias e a sentenciar que a imagem 3D trazia uma premonição da tragédia. A Rede Brasil Atual chega a dizer: “Diante das especulações sobre a causa das chamas, o folheto do empreendimento causa espanto pela coincidência de excluir o prédio ocupado, e outro vizinho a ele, dias antes da tragédia”.
Porém, não há surpresa alguma no anúncio. A prática de eliminar digitalmente elementos urbanos do entorno de lançamentos imobiliários é amplamente difundida entre construtoras e incorporadoras. “É mais uma questão de marketing, de publicidade do mercado imobiliário, do que de repertório de arquitetura. É um recurso que busca idealizar a área ao redor dos empreendimentos”, garante o arquiteto Boris Madsen Cunha, que leciona na Universidade Positivo.

Confira o comparativo nas imagens abaixo

Procurada pela reportagem, a RO Empreendimentos e Participações, responsável pelo ADG83, explica por meio de nota que “a arte em 3D utilizada no material promocional do empreendimento é uma imagem meramente ilustrativa conforme sinalizada na peça publicitária. A RO Empreendimentos e Participações lamenta a tragédia no edifício Wilton Paes de Almeida e se solidariza com todas as famílias afetadas no acidente.”
Segundo Cunha, o ideal seria trabalhar com o real, para ser mais honesto e evitar qualquer expectativa por parte dos compradores. “Há a percepção de que o centro é feio, degradado, inseguro. Fazer esse ‘corretivo’ é uma intenção de se descolar dessas ideias. Mas quem vai morar no centro reconhece suas qualidades: de infraestrutura, serviços, proximidade. É uma contradição do que as pessoas buscam com o que é representado na publicidade dos empreendimentos”, alerta.
O retrofit localizado na Rua Antônio de Godói, 83, terá apartamentos de 28 m² a 54 m², a partir de R$ 189 mil.

Veja como serão os estúdios por dentro

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!