Aprenda a tirar mofo de almofadas, cortinas e roupas

HAUS
16/08/2017 10:30
Thumbnail

Foto: Bigstock

Mofo e bolor atingem não só itens com pouco uso, mas aqueles com que lidamos todos os dias. Basta ter muita umidade e pouca circulação de ar que os fungos se instalam em sofás, cortinas e peças de roupa.
O sucesso para retirar as manchas depende do tempo que o tecido ficou com o bolor ou mofo. Se há ponto pretos ou verdes, os fungos estão instalados há certo tempo, o que pode incapacitar sua remoção ou estragar o tecido no processo de limpeza, por demandar um esforço maior. Neste caso, a opção mais indicada é lavá-lo e mandar tingir.

Confira outras dicas para acabar com o mofo

Se você está em dúvida se a mancha é recente ou não, tente apenas lavar o tecido. No caso de tecidos que não podem ser lavados, passe um pano seco. “Na dúvida, lava. O mofo pode sair e não precisa de nenhuma técnica”, conta Irene Loureiro, da Benfatto Organiza. “Para lavar roupa colorida não pode ser nada muito abrasivo. Tente antes deixar de molho no sabão de coco, em roupas brancas dá pra deixar de molho com uma ou duas colheres de bicarbonato”, segundo Irene.
No caso de as manchas persistirem, confira o que é possível ser feito em alguns tecidos com ingredientes caseiros.

Estofados

Para quem está com o estofado manchado de bolor, uma dica é o uso de xampu neutralizador, espalhado com a ajuda de um aspirador com filtro d’água. Após a limpeza, com a utilização de uma escova, você deve passar um pano e deixar secar à sombra. Secar ao sol ou com uso de produtos inadequados pode danificar o tecido.
Outra sugestão para estofados e tapetes é o uso de bicarbonato e lava roupas líquido, como conta a personal organizer Caroline Martini: uma colher de sopa de bicarbonato + uma colher de sopa de lava roupas, aplique na mancha, esfregue com escova apropriada e limpe com um pano úmido.

Couro

Vaselina e hidratantes podem ter função dupla nas jaquetas.
Vaselina e hidratantes podem ter função dupla nas jaquetas.
Uma dica valiosa e que vale tanto para retirar os fungos e hidratar o tecido é o uso de vaselina ou creme de corpo, como conta a personal organizer Caroline Martini. Aplique na peça inteira, deixe agir por um tempo e depois retire com um pano seco e limpo.

Algodão e outros tecidos de fibra natural

O limão, além de ajudar na remoção de ferrugem e gordura dos pratos, pode ser aplicado em roupas para retirar o mofo. Aplique suco de limão natural nas manchas, esfregue delicadamente e depois lave normalmente.
O combo bicarbonato de sódio + vinagre já é um velho conhecido de quem aplica receitas caseiras na limpeza de casa. E vale também para almofadas e cortinas. Aplique bicarbonato de sódio na extensão do tecido e deixe o item reservado por uma noite. No outro dia, retire o excesso da substância batendo a almofada, com uma escova ou um aspirador.
Coloque vinagre em um frasco com borrifador e aplique nas peças. Os restos de bicarbonato podem reagir com o vinagre, produzindo uma espuma. Deixe as almofadas secando no sol, se o tecido permitir, ou um local arejado.
Tecidos de algodão apresentam algumas opções para retirada do mofo. Foto: Visual Hunt
Tecidos de algodão apresentam algumas opções para retirada do mofo. Foto: Visual Hunt
Para quem não tem os ingredientes em casa, uma opção é utilizar água sanitária e açúcar. E não corre perigo de manchar as roupas coloridas com a água sanitária. “O açúcar inibe a ação descolorante do cloro ou água sanitária, portanto, fica segura de ser usada sobre roupa colorida. Mas toda vez que precisei usar, fui muito cautelosa, evitando deixar tempo excessivo de molho para não correr o risco do desbotamento”, conta Caroline Martini.
A receita é 1 parte de açúcar para 3 partes iguais de água sanitária (ou cloro), que também pode ser utilizada para tirar manchas amareladas e de canetinhas. Deixe a mistura agir por cerca de 5 minutos e esfregue com uma escova apropriada, podendo utilizar sabão ou alvejante no processo.

Precauções

Vale lembrar que a limpeza dos tecidos não terá longa duração se o ambiente não for bem arejado. Por isso, sempre que possível deixe as portas de armários abertas por 15 minutos, diariamente, como ensina Caroline — o mesmo vale para janelas. Roupas com pouco uso devem ser lavadas a cada três meses e colocadas em sacos de TNT ou algodão — para os tecidos respirarem.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!