Com investimento milionário, cidade do PR ganha megabairro com lago, cinema e parque de diversões

Sharon Abdalla
21/08/2017 21:50
Thumbnail

Foto: Jean Wichinoski/Divulgação/Cidade dos Lagos

Ruas e calçadas amplas, cinco lagos e uma infraestrutura completa em serviços, saúde e educação. Assim pode ser descrito o projeto do Cidade dos Lagos, primeiro bairro planejado de Guarapuava, na região centro-sul do estado. Em fase acelerada de execução, o projeto, com investimento do Grupo Cilla, contempla uma área de 3 milhões de m² localizada no entroncamento da BR-277 e da PR-466, na região do Parque das Araucárias, e promete colocar a cidade no “mapa” dos investidores do Paraná e de fora do estado.
Quem afirma é Vilso Dubena, sócio da Cidade dos Lagos Empreendimentos Imobiliários juntamente com Odacir Antonelli. Segundo ele, a escolha do município para a implantação do bairro planejado se deu pelo fato de ambos os empresários viverem e terem negócios na região, mas, também, pela localização estratégica que a cidade ocupa.
Foto: Divulgação/Cidade dos Lagos.
Foto: Divulgação/Cidade dos Lagos.
“Estamos no centro do Paraná e somos ponto de passagem de quem vem de Foz do Iguaçu, do norte do estado ou de férias do Paraguai e da Argentina [em direção ao litoral do Paraná e de Santa Catarina]. Além disso, percebemos que Guarapuava tem um potencial que nunca foi divulgado, diferentemente do que ocorre com Londrina e Maringá. A ideia é despertar grandes investidores e mostrar a localização privilegiada e o clima espetacular da cidade”, explica Dubena.
O valor investido no bairro não é divulgado pelos empreendedores, que trabalham no projeto desde 2011, quando começaram a regularizar a área, até então tida como perímetro rural. Os mais de 240 hectares do bairro já foram utilizados para o cultivo de soja e o plantio de eucaliptos, por exemplo.

Projeto

Divido em três fases de implantação, o projeto do bairro planejado Cidade dos Lagos está fundamentado em cinco pilares: saúde, educação, segurança, geração de empregos e qualidade de vida. Eles nortearam o desenvolvimento do projeto e deverão trazer benefícios não somente para os moradores do bairro, mas para a população de toda a cidade.
Prova disso é a instalação do Hospital Regional (com 220 leitos e 10 salas de cirurgia) e do Hospital São Vicente, especializado em oncologia. O bairro ainda contará com clínicas e consultórios médicos privados.
Foto: Jean Wichinoski/Divulgação/Cidade dos Lagos
Foto: Jean Wichinoski/Divulgação/Cidade dos Lagos
Outra área que recebe atenção no projeto é a educação. Um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) já está em funcionamento no Cidade dos Lagos, que também receberá a instalação da Escola de Saúde da Faculdade Campo Real.
“Guarapuava é um polo para os municípios vizinhos, como Laranjal e Turvo, que dependem dela no que se refere à saúde e à educação”, frisa Dubena ao justificar a demanda pelo empreendimento.

Serviços e lazer

A implantação do Shopping Cidade dos Lagos, primeiro shopping center de Guarapuava e região, é outro atrativo do projeto. Com 21,6 mil m² de área bruta locável (ABL), ele contará com mais de 90 lojas, sendo seis âncoras, cinema e parque de diversões, além de um hipermercado anexo (já em funcionamento).
“Só no shopping, serão gerados cerca de 1 mil empregos, e outros aproximadamente 300 postos de trabalho no hipermercado. A geração de empregos é o terceiro pilar sobre o qual o empreendimento está fundamentado”, diz Dubena.
As atividades ao ar livre também deverão ser estimuladas no bairro planejado, que contará com cinco lagos – e um total de nove, quando somados os localizados dentro do Parque das Araucárias –, e 11 km de calçadão, com ciclofaixas, circundando todo o empreendimento.

Moradias

No que se refere às moradias, o Cidade dos Lagos contará com edifícios residenciais e condomínios horizontais, construídos pelo empreendimento e pela iniciativa privada, que contemplam diferentes padrões.
Para esta primeira fase do projeto, está prevista a implantação de um condomínio fechado com cerca de 300 lotes de alto padrão. Outras obras, como a do Residencial Cidade dos Lagos e do Condomínio Residencial Vittace, também já estão contempladas no projeto.
“Na primeira fase, temos 50 terrenos [disponíveis] para grandes empreendimentos [residenciais e corporativos], cinco dos quais, entre eles o do Hotel Ibis, já estão sendo construídos”, afirma Dubena. O empreendimento também conta com áreas destinadas à instalação de indústrias não poluentes.
Para garantir a segurança do bairro, outro pilar do empreendimento, o Cidade dos Lagos terá três portais de acesso monitorados via segurança privada. “Unindo todos estes aspectos chegamos ao quinto pilar do empreendimento, que é a qualidade de vida. O que queremos é que as pessoas possam morar aqui e ter todas as suas necessidades atendidas dentro do bairro”, explica o empreendedor.

Infraestrutura

A preocupação com os itens referentes à infraestrutura do bairro planejado é outro ponto que merece destaque no projeto. O secretário de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, Flávio Alexandre, conta que o Grupo Cilla foi além do que a legislação estabelece como limite mínimo na execução da pavimentação e da iluminação pública, por exemplo, o que, além da qualidade no uso do dia a dia dos futuros moradores e frequentadores do bairro, contribuirá para reduzir a necessidade – e o custo – de manutenção delas pelo município.
“Na iluminação, por exemplo, os empreendedores optaram por lâmpadas LED [que são mais econômicas e têm maior vida útil]. Já a pavimentação das vias foi feita com uma largura e densidade maiores do que as solicitadas, o que [irá garantir] mais durabilidade para elas”, ilustra.
Diferenciado do ponto de vista urbanístico, o bairro planejado Cidade dos Lagos é vista como opção de crescimento urbano sustentável pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. Ele acredita, inclusive, que ele deverá servir de referência para outros empreendimentos que serão construídos na cidade.
“O Cidade dos Lagos é o maior empreendimento imobiliário da história de Guarapuava e veio em um momento muito importante para o desenvolvimento da cidade. Enquanto vivemos uma crise profunda no país, o empreendimento da Cilla ajudou a colocar Guarapuava na contramão desse ciclo de dificuldade econômica”, avalia Silvestri. O prefeito destaca a geração de milhares de empregos (estima-se cerca de 4 mil, apenas com os investimentos já garantidos para o bairro), e o aquecimento do mercado da construção civil como outros pontos positivos do projeto.
“A localização do Cidade dos Lagos cria um novo eixo de desenvolvimento em Guarapuava, valorizando os bairros que estão em seu entorno. Além disso, ele está trazendo investimentos decisivos para o futuro e o desenvolvimento da cidade em áreas de extrema importância, como educação, saúde, comércio e lazer”, acrescenta o prefeito.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!