Pets

Arquitetura

Aprenda truques construtivos para aquecer a casinha do seu cachorro

HAUS
07/08/2017 17:30
Thumbnail
Nos dias mais frios até os cachorros mais peludos têm dificuldade em lidar com a temperatura. O indicado é deixar o cão dentro de casa durante os períodos mais gelados do dia e da noite. Porém, se o cachorro vive somente na área externa ou se você cuida de uma raça de grande porte, a sugestão é investir na casinha para aquecê-la.
Modificações construtivas pontuais e baratas já dão conta de garantir conforto térmico ao lar do cachorro, como garante o zootecnista Paulo Parreira, que leciona no curso de Medicina Veterinária da PUCPR. Confira!

Evite contato direto com o piso

Se você deixar a casinha diretamente em contato com o chão, ela pode absorver umidade, o que terminará deixando o ambiente interno mais frio. A dica é levantar a casa alguns centímetros do solo ou colocar um estrado de madeira ou papelões entre o piso e o chão da casinha. Um deck de madeira modular de 30 cm x 30 cm custa a partir de R$ 13 na MadeiraMadeira. Se você preferir o papelão, pode reaproveitar o material de alguma caixa ou comprar chapas grandes do material a partir de R$ 16,80, na Kalunga.

Isole o piso interno

Não deixe o cachorro dormir diretamente sobre o piso da casinha. Forre com jornal, cobertores, carpetes ou tatames. “Essas diferentes forrações evitam a troca de calor do animal com o chão frio. Só é preciso atentar para que o material utilizado não possa ser ingerido pelo cão”, explica Parreira.
Algumas pessoas costumam colocar palha ou forrar com outros produtos, mas o especialista alerta: não é bom. “O olfato dos cães é muito aguçado, e dormir com esses produtos pode acabar desenvolvendo alergias respiratórias ou de pele”, afirma.

Sem corrente de ar

Outra dica importante é evitar que correntes de ar entrem dentro da casinha. Se a ventilação natural estiver muito forte, dá até para colocar um painel ou telha em ângulo de 45º na entrada, que vai bloquear a entrada do vento, como conta o zootecnista.

Cuidado para não exagerar

A internet está cheia de dicas de como aquecer a casinha dos cachorros. Mas cuidado! Algumas páginas defendem até espuma de polietileno, manta de piche e telhas especiais. Parreira explica que isso não é necessário. E que pode ser perigoso, pois pode tornar o interior da casa mais quente que a temperatura externa até em dias de sol, e o cachorro pode acabar não gostando de ficar lá. O que faz todo investimento ser em vão.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!