Fadiga nas escoras foi causa de queda da laje do prédio mais alto do país em Balneário Camboriú

Luan Galani
28/03/2018 22:37
Thumbnail

Foto: Pasqualotto & GT/Divulgação

Laudo técnico contratado pelo grupo Pasqualotto & GT, responsável pela construção do Edifício Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú, concluiu que a queda da laje de 180 m² onde será o estacionamento e a área de lazer do empreendimento na tarde desta terça-feira (27) ocorreu por fadiga em algumas escoras.
O documento é assinado pelos pelo engenheiro civil Luiz Carlos dos Santos Córdova Júnior e pelo engenheiro mecânico Fernando Falaster Parucker, ambos da L2 Engenharia e Topografia. De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, que realizou uma nova fiscalização nesta quarta-feira (28), a área acidentada continua interditada, mas o restante da obra está autorizada a seguir normalmente. O laudo oficial da prefeitura só deve sair na próxima semana.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
O empreendimento, ainda em construção, é considerado o maior prédio residencial do Brasil. Quando pronto, em 2019, terá duas torres e 80 andares de altura. O imóvel leva assinatura do renomado estúdio de design italiano Pininfarina, reconhecido internacionalmente por realizar projetos para marcas como Ferrari e Rolls-Royce. As unidades com três suítes, banheira de hidromassagem e três vagas de garagem são anunciadas por cerca de R$ 4 milhões.
Fotos: Pasqualotto & GT/Divulgação
Fotos: Pasqualotto & GT/Divulgação
“A obra em questão estava na fase de concretagem e o concreto fresco estava sendo lançado com auxílio de bombas hidráulicas. De acordo com o laudo, na hora do incidente, sem aparente interferência externa ou aviso de colapso por meio de ruídos ou desprendimentos de materiais, veio a ocorrer a ruína parcial da forma já denominada de laje”, explica o empreendimento por meio de nota.
O laudo dos técnicos contratados pela construtora ainda revela que, com a ajuda de vídeos dos próprios operários em seus smartphones, foi possível identificar que a lança do caminhão betoneira ficou apoiada sobre a laje, gerando peso extra à estrutura.
Fotos: Pasqualotto & GT/Divulgação
Fotos: Pasqualotto & GT/Divulgação

MAIS SOBRE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!