Guia de esponjas: conheça o modelo ideal para cada tipo de limpeza

HAUS
17/02/2017 15:49
Thumbnail

A diferença entre as esponjas não é meramente estética. Cada tipo é para um fim específico. Fotos: British/EsfreBom/Reprodução

A esponja é item de série na hora de lavar a louça. Mas ela também pode ser utilizada em outras limpezas. Por isso, existe um tipo diferente para cada superfície ou finalidade.
Para ajudar na escolha da esponja mais adequada a sua necessidade, contamos com a ajuda da EsfreBom e da British para criar um guia com as indicações de uso de cada tipo.
O ideal é que a cada 15 dias você renove sua esponja. Se você mantê-la por muito tempo, ela acaba perdendo a eficácia e vira um local ideal para a proliferação de bactérias.

Para o dia a dia

O tipo multiuso é ideal para diversos serviços simples e rápidos, indicada principalmente para a limpeza de copos, pratos, panelas e talheres, por ter agente bacteriostático. Mas atente que nem todas são iguais. A tecnologia muda de marca para marca. Algumas esbanjam até modelos com íons de prata, que reduzem grande parte da proliferação de bactérias na própria esponja, tornando-as mais resistentes e duráveis.

Multiuso salva unhas

Ela é igual ao tipo multiuso, mas vem com um desenho diferente, com encaixe perfeito para as mãos, que ajuda a não estragar as unhas durante sua utilização. Se for usar a esponja por muito tempo, esse tipo é ideal.

Para superfícies delicadas

Para não riscar, escolha as com tecnologia apropriada. Sempre vem escrito na embalagem e vem geralmente na cor azul ou prata. Podem ser utilizadas para limpar superfícies antiaderentes e delicadas, como vidros, aço inox e outras áreas polidas. Existe também o tipo sem a fita abrasiva, com os dois lados com espuma, para louças superdelicadas, como taças e copos de cristal.

Para limpeza pesada

Para limpeza pesada, como gorduras incrustadas e ferrugem, prefira as com alta abrasividade e resistência. Geralmente tem cor mais escura, como cinza ou preto, e são a melhor opção para grelhas e espetos.

Para quem tem criança em casa

Existe o tipo específico para remover desenhos de giz de cera, lápis de cor e riscos de caneta das paredes. Sai como mágica, usando somente água. O segredo está na espuma, que tem propriedades capazes de dissolver a sujeira sem danificar a superfície ou manchar.

Para o banheiro

Existem também o modelo para o banheiro, mais resistentes a produtos químicos. O que faz com que a esponja dure mais tempo.

LEIA TAMBÉM

Hospital infantil usa cor nos ambientes para aumentar bem-estar de pacientes

Conheça a casa feita com material reciclado que ganhou o WAN Awards

Descubra a árvore que está colorindo Curitiba nas últimas semanas de verão

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!