Passarela entre edifícios será novo marco na paisagem de Balneário Camboriú

Luan Galani
24/05/2018 21:04
Thumbnail

Imagens: Harmony of the Seas/Reprodução

Balneário Camboriú está perto de ganhar mais um megaempreendimento imobiliário de frente para o mar. Mas desta vez com passarela aérea de aproximadamente 7 metros que vai interligar o prédio residencial a um complexo comercial. Na noite desta quinta-feira (10), o futuro lançamento das construtoras J.A. Russi e Riviera, batizado de Harmony of the Seas, em alusão a um dos maiores e mais luxuosos cruzeiros do mundo, foi aprovado por unanimidade em audiência pública do município. O empreendimento também já recebeu sinal verde do Conselho da Cidade. As informações são do ex-secretário de planejamento urbano, Edson Kratz, que agora está à frente da BC Investimentos.
De acordo com o projeto, o edifício residencial, que terá mais de 40 pavimentos, deve ser implantado na Avenida Atlântica (número 1.960), esquina com a Rua 51, em frente à Praça Almirante Tamandaré e ao Shopping Atlântico.
O prédio será ligado a um novo edifício comercial de 19 metros de altura, a ser construído na Rua 11, por meio da passarela nos andares de fundamento (garagem e andares 1, 2, 3 e 4). A área da Rua 11 é toda cercado por calçadões e a solução de passagem aérea foi a opção escolhida para possibilitar um acesso de veículos ao prédio, sem precisar prejudicar os pedestres. A integração entre os dois edifícios só será possível graças a potenciais construtivos que foram distribuídos na ligação entre os dois volumes.
“A gente tinha um vazio urbano ali na 11. E com essa proposta, a gente evita a verticalidade, preserva a escala do espaço e não interrompe a ventilação e insolação”, defende Kratz.
Procurada pela reportagem, a J.A. Russi, por meio do departamento de marketing, disse que o projeto ainda está no setor de arquitetura da empresa e que, por enquanto, não tem material de divulgação ou mais informações sobre o futuro lançamento. Representantes da construtora Riviera não foram encontrados.

Revitalização do centro de Balneário Camboriú

Ainda não foram determinadas as medidas mitigadoras ou compensatórias, segundo Kratz. Mas as construtoras e incorporadoras responsáveis pelo empreendimento já se adiantaram e apresentaram um plano de requalificação urbana total da região central.
A ação está sendo chamada de Passeio Balneário, que trará infraestrutura moderna, novos mobiliários urbanos, espaços de convivência e valorização da utilização exclusiva de pedestres em algumas áreas.
O empreendimento Harmony of the Seas substitui o projeto do Singapura Tower, empreendimento que seria construído no mesmo número da Avenida Atlântica, que foi reprovado pelo Conselho da Cidade em 2016. Na época, os conselheiros entenderam que a construção traria um impacto indesejado.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!