Com inauguração de shopping, megabairro começa a ganhar forma em cidade do interior do PR

Com cinema e quase 80 lojas, Shopping Cidade dos Lagos inicia nova etapa do bairro planejado homônimo em construção na cidade paranaense

Foto: Divulgação

por Sharon Abdalla

10/05/2018

compartilhe

No último dia 26 de abril, o município de Guarapuava ganhou seu primeiro shopping center com a inauguração do Cidade dos Lagos. Mais do que uma opção inédita de lazer e consumo para os guarapuavanos e população da região vizinha, a abertura do mall para o público representa uma nova etapa da consolidação do projeto do megabairro planejado Cidade dos Lagos, que pretende colocar Guarapuava no mapa dos investidores, além de trazer novas soluções urbanas para a cidade.

Com quase 80 lojas e 50 mil m² de área construída, sendo 23 mil m² de área bruta locável (ABL), o shopping tem projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Manoel Dória, do escritório Dória Lopes Fuiza, um dos mais requisitados da região sul para projetos dessa natureza.

Permeabilidade visual entre os espaços internos e externos é destaque no projeto do Shopping Cidade dos Lagos. Fotos: Divulgação

Inserido no planejamento urbano da área do novo bairro, que é praticamente uma minicidade, o shopping tem na integração dos espaços internos com a área externa um de seus principais destaques.

“Térreo, ele conta com um grande painel em vidro que permite a permeabilidade visual da praça de eventos e de alimentação e também de algumas lojas [de departamento e livraria] com o exterior. O shopping [está implantado] de frente para o Parque das Araucárias e esta planta horizontalizada e linear permite que esta paisagem natural seja vista através dos corredores”, destaca Dória. Ao longo deles, claraboias permitem a passagem da luz natural e também contribuem para a integração entre interior e exterior.

Grandes claraboias permitem a entrada da luz natural nos corredores.

A sustentabilidade é outra premissa do projeto e está presente em soluções como captação e reuso da água das chuvas, fechamento do empreendimento com painéis térmicos em concreto e a preparação dele para possíveis expansões. De acordo com Dória, o desenho do fluxo de circulação do shopping foi pensado para permitir que novas áreas sejam anexadas a ele no futuro mantendo a unidade da construção. Isso inclui, por exemplo, a presença de pontos comerciais que deverão ser eliminados da planta do mall para conectar a área atual às futuras ampliações. “Isto, inclusive, está previsto no contrato com os lojistas”, detalha o arquiteto.

LEIA MAIS 

>>> Conheça os 20 melhores novos prédios do mundo; escola brasileira está na lista 

>>> Projeto do primeiro hotel subaquático do mundo começa a se tornar realidade 

O bairro

Em desenvolvimento desde 2011, o bairro planejado Cidade dos Lagos irá ocupar uma área de mais de 240 hectares no entroncamento da BR-277 e da PR-466, na região do Parque das Araucárias, em Guarapuava.

Sua implantação está divida em três fases e é fundamentada sobre cinco pilares: saúde, educação, segurança, geração de empregos e qualidade de vida, que deverão trazer benefícios para a população do bairro e de toda a região, como explicou Vilso Dubena, sócio da Cidade dos Lagos Empreendimentos Imobiliários juntamente com Odacir Antonelli, em entrevista a HAUS em agosto do ano passado.

Vista da área onde o bairro planejado está em construção. Foto: Jean Wichinoski/Divulgação/Cidade dos Lagos

Isso porque, além dos loteamentos e empreendimentos residenciais, o bairro irá contar dois hospitais (sendo um especializado em oncologia), clínicas e consultórios médicos privados, campi universitários (um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná já está em funcionamento no local), além de opções de serviços e lazer, como é o caso do Shopping Cidade dos Lagos.

A comercialização dos primeiros 60 lotes residenciais do megabairro também já foi iniciada. A área dos terrenos parte dos 377 m² ao custo de R$ 650 por m².

“Por conta do que foi proposto e de tudo o que está acontecendo no Cidade dos Lagos, nós fomos convidados pelo Sebrae para apresentar o projeto do bairro no Smart City Expo [primeira edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo]. Hoje, Guarapuava está sendo vista pelo mundo por conta de um projeto de bairro planejado que não está só no papel, mas já é uma realidade”, completa Dubena.

LEIA TAMBÉM

Ônibus dos Beatles e exclusividade: conheça detalhes do primeiro hotel da Hard Rock no Brasil

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você